Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Economia (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402019000300385 |
Resumo: | Resumo Estimam-se efeitos da formação docente do EF em escolas públicas sobre desempenho dos alunos por meio de modelo de valor adicionado, lidando com endogeneidade. Não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes da formação superior sobre a proficiência de seus alunos. Entretanto, alunos que tiveram docentes formados em Matemática apresentaram ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 4 pontos na escala SAEB (7% do ��) superior aos alunos que tiveram docentes sem formação superior. Já o efeito de docentes formados em Letras foi menor, com ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 1,4 ponto (2,6% do ��). |
id |
FGV-8_6f2fb6490dd21af79ac5ca41736a93f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71402019000300385 |
network_acronym_str |
FGV-8 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino FundamentalModelo de valor adicionadoformação docentequalidade do professorprimeiro ciclo do ensino fundamentalResumo Estimam-se efeitos da formação docente do EF em escolas públicas sobre desempenho dos alunos por meio de modelo de valor adicionado, lidando com endogeneidade. Não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes da formação superior sobre a proficiência de seus alunos. Entretanto, alunos que tiveram docentes formados em Matemática apresentaram ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 4 pontos na escala SAEB (7% do ��) superior aos alunos que tiveram docentes sem formação superior. Já o efeito de docentes formados em Letras foi menor, com ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 1,4 ponto (2,6% do ��).Fundação Getúlio Vargas2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402019000300385Revista Brasileira de Economia v.73 n.3 2019reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.5935/0034-7140.20190018info:eu-repo/semantics/openAccessSilva Filho,Geraldo Andrade dapor2019-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71402019000300385Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbe/issue/archivehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2019-11-22T00:00Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental |
title |
Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental Silva Filho,Geraldo Andrade da Modelo de valor adicionado formação docente qualidade do professor primeiro ciclo do ensino fundamental |
title_short |
Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental |
title_full |
Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental |
title_sort |
Efeito da Formação Docente Sobre Proficiência no Início do Ensino Fundamental |
author |
Silva Filho,Geraldo Andrade da |
author_facet |
Silva Filho,Geraldo Andrade da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Filho,Geraldo Andrade da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo de valor adicionado formação docente qualidade do professor primeiro ciclo do ensino fundamental |
topic |
Modelo de valor adicionado formação docente qualidade do professor primeiro ciclo do ensino fundamental |
description |
Resumo Estimam-se efeitos da formação docente do EF em escolas públicas sobre desempenho dos alunos por meio de modelo de valor adicionado, lidando com endogeneidade. Não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes da formação superior sobre a proficiência de seus alunos. Entretanto, alunos que tiveram docentes formados em Matemática apresentaram ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 4 pontos na escala SAEB (7% do ��) superior aos alunos que tiveram docentes sem formação superior. Já o efeito de docentes formados em Letras foi menor, com ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 1,4 ponto (2,6% do ��). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402019000300385 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402019000300385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/0034-7140.20190018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getúlio Vargas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getúlio Vargas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia v.73 n.3 2019 reponame:Revista Brasileira de Economia (Online) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@fgv.br |
_version_ |
1754115905998028800 |