Distribuição de salários de professores e outras ocupações: uma análise para graduados em carreiras tipicamente ligadas à docência
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Economia (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/19215 |
Resumo: | Estudar a estrutura de remuneração dos professores de um país é importante por várias razões. Talvez uma das principais delas seja porque a remuneração pode afetar a atratividade da carreira docente. O presente trabalho buscou comparar a diferença salarial entre professores e não professores graduados em carreiras tipicamente relacionadas a profissão docente. O objetivo era entender como profissionais recém graduados escolheram diferentes ocupações (docente versus não docente) levando ao aparecimento de um diferencial salarial importante já nos primeiros anos de vida profissional. Os resultados sugerem a existência de um diferencial favorável aos professores, tanto na média, como nos quantis 10 e 50 em 2010. Já no quantil 90, não há diferença de salário entre professores e não professores. O diferencial é majoritariamente explicado pela diferença no retorno às características que determinam o salário e menos por diferenças nos níveis de tais características. Existem duas implicações dos resultados. Primeiro, os que escolheram a ocupação docente já são os profissionais mais habilidosos dentro das graduações que concluíram. Segundo, é possível que esses profissionais não sejam os mais habilidosos entre todos os graduados. Logo, seria necessário capacitar estes profissionais de forma a aumentar a produtividadee habilidade destes ou, como alternativa, permitir a entrada de profissionaiscom outras formações sem licenciatura de forma a atrair profissionais mais habilidosospara a docência. |
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Distribuição de salários de professores e outras ocupações: uma análise para graduados em carreiras tipicamente ligadas à docênciaDecomposição no quantilsalário de professorOaxaca-Blinder Estudar a estrutura de remuneração dos professores de um país é importante por várias razões. Talvez uma das principais delas seja porque a remuneração pode afetar a atratividade da carreira docente. O presente trabalho buscou comparar a diferença salarial entre professores e não professores graduados em carreiras tipicamente relacionadas a profissão docente. O objetivo era entender como profissionais recém graduados escolheram diferentes ocupações (docente versus não docente) levando ao aparecimento de um diferencial salarial importante já nos primeiros anos de vida profissional. Os resultados sugerem a existência de um diferencial favorável aos professores, tanto na média, como nos quantis 10 e 50 em 2010. Já no quantil 90, não há diferença de salário entre professores e não professores. O diferencial é majoritariamente explicado pela diferença no retorno às características que determinam o salário e menos por diferenças nos níveis de tais características. Existem duas implicações dos resultados. Primeiro, os que escolheram a ocupação docente já são os profissionais mais habilidosos dentro das graduações que concluíram. Segundo, é possível que esses profissionais não sejam os mais habilidosos entre todos os graduados. Logo, seria necessário capacitar estes profissionais de forma a aumentar a produtividadee habilidade destes ou, como alternativa, permitir a entrada de profissionaiscom outras formações sem licenciatura de forma a atrair profissionais mais habilidosospara a docência. EGV EPGE2016-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArticlesArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/19215Revista Brasileira de Economia; Vol. 70 No. 2 (2016): Abr-Jun; 203-220Revista Brasileira de Economia; v. 70 n. 2 (2016): Abr-Jun; 203-2201806-91340034-7140reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/19215/60951Machado, Laura MullerScorzafave, Luiz Guilherme Dácar da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-15T19:37:14Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/19215Revistahttps://periodicos.fgv.br/rbe/https://periodicos.fgv.br/rbe/oai||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2024-03-06T13:03:40.666168Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)true |
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