Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Geraldo Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Economia (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/76649
Resumo: Estimam-se efeitos da formação docente do EF em escolas públicas sobre desempenho dos alunos por meio de modelo de valor adicionado, lidando com endogeneidade. Não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes da formação superior sobre a proficiência de seus alunos. Entretanto, alunos que tiveram docentes formados em Matemática apresentaram ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 4 pontos na escala SAEB (7% do σ) superior aos alunos que tiveram docentes sem formação superior. Já o efeito de docentes formados em Letras foi menor, com ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 1,4 ponto (2,6% do σ).
id FGV-8_c1ddec7aab49d88519b489899c236f31
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/76649
network_acronym_str FGV-8
network_name_str Revista Brasileira de Economia (Online)
repository_id_str
spelling Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamentalmodelo de valor adicionadoformação docentequalidade do professorprimeiro ciclo do ensino fundamentalEstimam-se efeitos da formação docente do EF em escolas públicas sobre desempenho dos alunos por meio de modelo de valor adicionado, lidando com endogeneidade. Não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes da formação superior sobre a proficiência de seus alunos. Entretanto, alunos que tiveram docentes formados em Matemática apresentaram ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 4 pontos na escala SAEB (7% do σ) superior aos alunos que tiveram docentes sem formação superior. Já o efeito de docentes formados em Letras foi menor, com ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 1,4 ponto (2,6% do σ).EGV EPGE2019-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArticlesArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/76649Revista Brasileira de Economia; Vol. 73 No. 3 (2019): JUL-SET; 385-411Revista Brasileira de Economia; v. 73 n. 3 (2019): JUL-SET; 385-4111806-91340034-7140reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/76649/76655Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Filho, Geraldo Andrade2019-09-20T14:06:13Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/76649Revistahttps://periodicos.fgv.br/rbe/https://periodicos.fgv.br/rbe/oai||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2024-03-06T13:03:47.956815Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)true
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental
title Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental
spellingShingle Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental
Silva Filho, Geraldo Andrade
modelo de valor adicionado
formação docente
qualidade do professor
primeiro ciclo do ensino fundamental
title_short Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental
title_full Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental
title_fullStr Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental
title_full_unstemmed Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental
title_sort Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental
author Silva Filho, Geraldo Andrade
author_facet Silva Filho, Geraldo Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Filho, Geraldo Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv modelo de valor adicionado
formação docente
qualidade do professor
primeiro ciclo do ensino fundamental
topic modelo de valor adicionado
formação docente
qualidade do professor
primeiro ciclo do ensino fundamental
description Estimam-se efeitos da formação docente do EF em escolas públicas sobre desempenho dos alunos por meio de modelo de valor adicionado, lidando com endogeneidade. Não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes da formação superior sobre a proficiência de seus alunos. Entretanto, alunos que tiveram docentes formados em Matemática apresentaram ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 4 pontos na escala SAEB (7% do σ) superior aos alunos que tiveram docentes sem formação superior. Já o efeito de docentes formados em Letras foi menor, com ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 1,4 ponto (2,6% do σ).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Articles
Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/76649
url https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/76649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/76649/76655
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Economia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Economia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EGV EPGE
publisher.none.fl_str_mv EGV EPGE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia; Vol. 73 No. 3 (2019): JUL-SET; 385-411
Revista Brasileira de Economia; v. 73 n. 3 (2019): JUL-SET; 385-411
1806-9134
0034-7140
reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Revista Brasileira de Economia (Online)
collection Revista Brasileira de Economia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@fgv.br
_version_ 1798943115597316096