Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Economia (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/76649 |
Resumo: | Estimam-se efeitos da formação docente do EF em escolas públicas sobre desempenho dos alunos por meio de modelo de valor adicionado, lidando com endogeneidade. Não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes da formação superior sobre a proficiência de seus alunos. Entretanto, alunos que tiveram docentes formados em Matemática apresentaram ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 4 pontos na escala SAEB (7% do σ) superior aos alunos que tiveram docentes sem formação superior. Já o efeito de docentes formados em Letras foi menor, com ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 1,4 ponto (2,6% do σ). |
id |
FGV-8_c1ddec7aab49d88519b489899c236f31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.fgv.br:article/76649 |
network_acronym_str |
FGV-8 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamentalmodelo de valor adicionadoformação docentequalidade do professorprimeiro ciclo do ensino fundamentalEstimam-se efeitos da formação docente do EF em escolas públicas sobre desempenho dos alunos por meio de modelo de valor adicionado, lidando com endogeneidade. Não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes da formação superior sobre a proficiência de seus alunos. Entretanto, alunos que tiveram docentes formados em Matemática apresentaram ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 4 pontos na escala SAEB (7% do σ) superior aos alunos que tiveram docentes sem formação superior. Já o efeito de docentes formados em Letras foi menor, com ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 1,4 ponto (2,6% do σ).EGV EPGE2019-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArticlesArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/76649Revista Brasileira de Economia; Vol. 73 No. 3 (2019): JUL-SET; 385-411Revista Brasileira de Economia; v. 73 n. 3 (2019): JUL-SET; 385-4111806-91340034-7140reponame:Revista Brasileira de Economia (Online)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVporhttps://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/76649/76655Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Economiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Filho, Geraldo Andrade2019-09-20T14:06:13Zoai:ojs.periodicos.fgv.br:article/76649Revistahttps://periodicos.fgv.br/rbe/https://periodicos.fgv.br/rbe/oai||rbe@fgv.br1806-91340034-7140opendoar:2024-03-06T13:03:47.956815Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental |
title |
Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental |
spellingShingle |
Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental Silva Filho, Geraldo Andrade modelo de valor adicionado formação docente qualidade do professor primeiro ciclo do ensino fundamental |
title_short |
Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental |
title_full |
Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental |
title_fullStr |
Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental |
title_sort |
Efeito da formação docente sobre proficiência no início do ensino fundamental |
author |
Silva Filho, Geraldo Andrade |
author_facet |
Silva Filho, Geraldo Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Filho, Geraldo Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
modelo de valor adicionado formação docente qualidade do professor primeiro ciclo do ensino fundamental |
topic |
modelo de valor adicionado formação docente qualidade do professor primeiro ciclo do ensino fundamental |
description |
Estimam-se efeitos da formação docente do EF em escolas públicas sobre desempenho dos alunos por meio de modelo de valor adicionado, lidando com endogeneidade. Não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes da formação superior sobre a proficiência de seus alunos. Entretanto, alunos que tiveram docentes formados em Matemática apresentaram ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 4 pontos na escala SAEB (7% do σ) superior aos alunos que tiveram docentes sem formação superior. Já o efeito de docentes formados em Letras foi menor, com ganho médio de proficiência em Matemática de cerca de 1,4 ponto (2,6% do σ). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Articles Artigos |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/76649 |
url |
https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/76649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fgv.br/rbe/article/view/76649/76655 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Economia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Economia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EGV EPGE |
publisher.none.fl_str_mv |
EGV EPGE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia; Vol. 73 No. 3 (2019): JUL-SET; 385-411 Revista Brasileira de Economia; v. 73 n. 3 (2019): JUL-SET; 385-411 1806-9134 0034-7140 reponame:Revista Brasileira de Economia (Online) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Economia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Economia (Online) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@fgv.br |
_version_ |
1798943115597316096 |