A crítica discente e a reflexão docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá,Marcio Gomes de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Moura,Guilherme Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000400009
Resumo: O que fazer quando um aluno faz uso de um dos instrumentos de avaliação do professor para tecer crítica à metodologia de trabalho deste? Prontamente, escrevi de impulso no texto desse aluno, e antes de devolvê-lo, compartilhei texto e réplica com um companheiro de docência (co-auto deste artigo), com quem sempre converso sobre nosso ofício. Por coincidência, acabamos de participar de um curso de atualização didático-pedagógica na instituição federal de ensino superior (Ifes) onde lecionamos. Trata-se de um momento para que nossa concepção sobre a docência e as reflexões provocadas pela critica de Felipe possam ser articuladas com leituras, discussões e pontos de vista compartilhados neste (e além deste) curso de atualização. Partindo de tais reflexões, discutimos neste artigo algumas questões sobre o papel do professor na experiência de aprendizado do aluno, recorrendo, para isso, a alguns conceitos da biologia do conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela. A conclusão prática dessa vivência foi a reestruturação da metodologia de ensino de uma disciplina de análise das organizações, num curso de graduação em Administração.
id FGV-9_4455408425b17c1d59258c3007976e89
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512008000400009
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling A crítica discente e a reflexão docenteprocesso de ensino-aprendizagembiologia do conhecerreflexão docenteO que fazer quando um aluno faz uso de um dos instrumentos de avaliação do professor para tecer crítica à metodologia de trabalho deste? Prontamente, escrevi de impulso no texto desse aluno, e antes de devolvê-lo, compartilhei texto e réplica com um companheiro de docência (co-auto deste artigo), com quem sempre converso sobre nosso ofício. Por coincidência, acabamos de participar de um curso de atualização didático-pedagógica na instituição federal de ensino superior (Ifes) onde lecionamos. Trata-se de um momento para que nossa concepção sobre a docência e as reflexões provocadas pela critica de Felipe possam ser articuladas com leituras, discussões e pontos de vista compartilhados neste (e além deste) curso de atualização. Partindo de tais reflexões, discutimos neste artigo algumas questões sobre o papel do professor na experiência de aprendizado do aluno, recorrendo, para isso, a alguns conceitos da biologia do conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela. A conclusão prática dessa vivência foi a reestruturação da metodologia de ensino de uma disciplina de análise das organizações, num curso de graduação em Administração.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000400009Cadernos EBAPE.BR v.6 n.4 2008reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512008000400009info:eu-repo/semantics/openAccessSá,Marcio Gomes deMoura,Guilherme Limapor2012-07-04T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512008000400009Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2012-07-04T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv A crítica discente e a reflexão docente
title A crítica discente e a reflexão docente
spellingShingle A crítica discente e a reflexão docente
Sá,Marcio Gomes de
processo de ensino-aprendizagem
biologia do conhecer
reflexão docente
title_short A crítica discente e a reflexão docente
title_full A crítica discente e a reflexão docente
title_fullStr A crítica discente e a reflexão docente
title_full_unstemmed A crítica discente e a reflexão docente
title_sort A crítica discente e a reflexão docente
author Sá,Marcio Gomes de
author_facet Sá,Marcio Gomes de
Moura,Guilherme Lima
author_role author
author2 Moura,Guilherme Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá,Marcio Gomes de
Moura,Guilherme Lima
dc.subject.por.fl_str_mv processo de ensino-aprendizagem
biologia do conhecer
reflexão docente
topic processo de ensino-aprendizagem
biologia do conhecer
reflexão docente
description O que fazer quando um aluno faz uso de um dos instrumentos de avaliação do professor para tecer crítica à metodologia de trabalho deste? Prontamente, escrevi de impulso no texto desse aluno, e antes de devolvê-lo, compartilhei texto e réplica com um companheiro de docência (co-auto deste artigo), com quem sempre converso sobre nosso ofício. Por coincidência, acabamos de participar de um curso de atualização didático-pedagógica na instituição federal de ensino superior (Ifes) onde lecionamos. Trata-se de um momento para que nossa concepção sobre a docência e as reflexões provocadas pela critica de Felipe possam ser articuladas com leituras, discussões e pontos de vista compartilhados neste (e além deste) curso de atualização. Partindo de tais reflexões, discutimos neste artigo algumas questões sobre o papel do professor na experiência de aprendizado do aluno, recorrendo, para isso, a alguns conceitos da biologia do conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela. A conclusão prática dessa vivência foi a reestruturação da metodologia de ensino de uma disciplina de análise das organizações, num curso de graduação em Administração.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000400009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000400009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1679-39512008000400009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.6 n.4 2008
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115884226445312