A crítica discente e a reflexão docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos EBAPE.BR |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000400009 |
Resumo: | O que fazer quando um aluno faz uso de um dos instrumentos de avaliação do professor para tecer crítica à metodologia de trabalho deste? Prontamente, escrevi de impulso no texto desse aluno, e antes de devolvê-lo, compartilhei texto e réplica com um companheiro de docência (co-auto deste artigo), com quem sempre converso sobre nosso ofício. Por coincidência, acabamos de participar de um curso de atualização didático-pedagógica na instituição federal de ensino superior (Ifes) onde lecionamos. Trata-se de um momento para que nossa concepção sobre a docência e as reflexões provocadas pela critica de Felipe possam ser articuladas com leituras, discussões e pontos de vista compartilhados neste (e além deste) curso de atualização. Partindo de tais reflexões, discutimos neste artigo algumas questões sobre o papel do professor na experiência de aprendizado do aluno, recorrendo, para isso, a alguns conceitos da biologia do conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela. A conclusão prática dessa vivência foi a reestruturação da metodologia de ensino de uma disciplina de análise das organizações, num curso de graduação em Administração. |
id |
FGV-9_4455408425b17c1d59258c3007976e89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1679-39512008000400009 |
network_acronym_str |
FGV-9 |
network_name_str |
Cadernos EBAPE.BR |
repository_id_str |
|
spelling |
A crítica discente e a reflexão docenteprocesso de ensino-aprendizagembiologia do conhecerreflexão docenteO que fazer quando um aluno faz uso de um dos instrumentos de avaliação do professor para tecer crítica à metodologia de trabalho deste? Prontamente, escrevi de impulso no texto desse aluno, e antes de devolvê-lo, compartilhei texto e réplica com um companheiro de docência (co-auto deste artigo), com quem sempre converso sobre nosso ofício. Por coincidência, acabamos de participar de um curso de atualização didático-pedagógica na instituição federal de ensino superior (Ifes) onde lecionamos. Trata-se de um momento para que nossa concepção sobre a docência e as reflexões provocadas pela critica de Felipe possam ser articuladas com leituras, discussões e pontos de vista compartilhados neste (e além deste) curso de atualização. Partindo de tais reflexões, discutimos neste artigo algumas questões sobre o papel do professor na experiência de aprendizado do aluno, recorrendo, para isso, a alguns conceitos da biologia do conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela. A conclusão prática dessa vivência foi a reestruturação da metodologia de ensino de uma disciplina de análise das organizações, num curso de graduação em Administração.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000400009Cadernos EBAPE.BR v.6 n.4 2008reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/S1679-39512008000400009info:eu-repo/semantics/openAccessSá,Marcio Gomes deMoura,Guilherme Limapor2012-07-04T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512008000400009Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2012-07-04T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A crítica discente e a reflexão docente |
title |
A crítica discente e a reflexão docente |
spellingShingle |
A crítica discente e a reflexão docente Sá,Marcio Gomes de processo de ensino-aprendizagem biologia do conhecer reflexão docente |
title_short |
A crítica discente e a reflexão docente |
title_full |
A crítica discente e a reflexão docente |
title_fullStr |
A crítica discente e a reflexão docente |
title_full_unstemmed |
A crítica discente e a reflexão docente |
title_sort |
A crítica discente e a reflexão docente |
author |
Sá,Marcio Gomes de |
author_facet |
Sá,Marcio Gomes de Moura,Guilherme Lima |
author_role |
author |
author2 |
Moura,Guilherme Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá,Marcio Gomes de Moura,Guilherme Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
processo de ensino-aprendizagem biologia do conhecer reflexão docente |
topic |
processo de ensino-aprendizagem biologia do conhecer reflexão docente |
description |
O que fazer quando um aluno faz uso de um dos instrumentos de avaliação do professor para tecer crítica à metodologia de trabalho deste? Prontamente, escrevi de impulso no texto desse aluno, e antes de devolvê-lo, compartilhei texto e réplica com um companheiro de docência (co-auto deste artigo), com quem sempre converso sobre nosso ofício. Por coincidência, acabamos de participar de um curso de atualização didático-pedagógica na instituição federal de ensino superior (Ifes) onde lecionamos. Trata-se de um momento para que nossa concepção sobre a docência e as reflexões provocadas pela critica de Felipe possam ser articuladas com leituras, discussões e pontos de vista compartilhados neste (e além deste) curso de atualização. Partindo de tais reflexões, discutimos neste artigo algumas questões sobre o papel do professor na experiência de aprendizado do aluno, recorrendo, para isso, a alguns conceitos da biologia do conhecer de Humberto Maturana e Francisco Varela. A conclusão prática dessa vivência foi a reestruturação da metodologia de ensino de uma disciplina de análise das organizações, num curso de graduação em Administração. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000400009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512008000400009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1679-39512008000400009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR v.6 n.4 2008 reponame:Cadernos EBAPE.BR instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Cadernos EBAPE.BR |
collection |
Cadernos EBAPE.BR |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br |
_version_ |
1754115884226445312 |