Contribuições da teoria da atividade para o estudo das organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bulgacov,Yára Lucia Mazziotti
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Camargo,Denise de, Canopf,Liliane, Matos,Raquel Dorigan de, Zdepski,Fabíola Bevervanço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos EBAPE.BR
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512014000300007
Resumo: Este artigo tem como objetivo delinear princípios teóricos metodológicos para o estudo da organização. É adotado o conceito de prática social como menor unidade significativa para análise, compreendendo tal conceito a partir da teoria da atividade sócio-histórica e cultural, apoiando-se nas ideais de Vygotsky, Leontiev, Engestrom e Clot. É defendida aqui a concepção de organização a partir de seu acontecer histórico e dialético, no qual o particular é considerado uma instância da totalidade, a partir de um percurso teórico nas categorias sócio-históricas de: sistemas de atividade situados, sentidos e significados, aprendizagem e desenvolvimento humano. Aponta-se para uma forma de fazer ciência que supera a concepção positivista de método para resultado para uma concepção de método e resultado. A partir dessas categorias teóricas e do relato de três pesquisas realizadas, deduz-se um conjunto de princípios teóricos metodológicos de cunho sócio-histórico que contribuem para o estudo da organização, na medida em que se rompe com a dicotomia indivíduo versus grupo versus organização, com a concepção abstrata e a-histórica do fenômeno organizacional, com a concepção behaviorista de homem predominante nos estudos organizacionais e, finalmente, com categorias que apreendem dimensões subjetivas e intersubjetivas de uma realidade organizacional em constante movimento.
id FGV-9_945630b4c08081641beef0c0c0098ce4
oai_identifier_str oai:scielo:S1679-39512014000300007
network_acronym_str FGV-9
network_name_str Cadernos EBAPE.BR
repository_id_str
spelling Contribuições da teoria da atividade para o estudo das organizaçõesMetodologia Sócio-histórica e CulturalPesquisa em OrganizaçãoPrática SocialTeoria da AtividadeAtividade SignificadaEste artigo tem como objetivo delinear princípios teóricos metodológicos para o estudo da organização. É adotado o conceito de prática social como menor unidade significativa para análise, compreendendo tal conceito a partir da teoria da atividade sócio-histórica e cultural, apoiando-se nas ideais de Vygotsky, Leontiev, Engestrom e Clot. É defendida aqui a concepção de organização a partir de seu acontecer histórico e dialético, no qual o particular é considerado uma instância da totalidade, a partir de um percurso teórico nas categorias sócio-históricas de: sistemas de atividade situados, sentidos e significados, aprendizagem e desenvolvimento humano. Aponta-se para uma forma de fazer ciência que supera a concepção positivista de método para resultado para uma concepção de método e resultado. A partir dessas categorias teóricas e do relato de três pesquisas realizadas, deduz-se um conjunto de princípios teóricos metodológicos de cunho sócio-histórico que contribuem para o estudo da organização, na medida em que se rompe com a dicotomia indivíduo versus grupo versus organização, com a concepção abstrata e a-histórica do fenômeno organizacional, com a concepção behaviorista de homem predominante nos estudos organizacionais e, finalmente, com categorias que apreendem dimensões subjetivas e intersubjetivas de uma realidade organizacional em constante movimento.Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512014000300007Cadernos EBAPE.BR v.12 n.3 2014reponame:Cadernos EBAPE.BRinstname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGV10.1590/1679-39519019info:eu-repo/semantics/openAccessBulgacov,Yára Lucia MazziottiCamargo,Denise deCanopf,LilianeMatos,Raquel Dorigan deZdepski,Fabíola Bevervançopor2014-09-16T00:00:00Zoai:scielo:S1679-39512014000300007Revistahttp://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br1679-39511679-3951opendoar:2014-09-16T00:00Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da teoria da atividade para o estudo das organizações
title Contribuições da teoria da atividade para o estudo das organizações
spellingShingle Contribuições da teoria da atividade para o estudo das organizações
Bulgacov,Yára Lucia Mazziotti
Metodologia Sócio-histórica e Cultural
Pesquisa em Organização
Prática Social
Teoria da Atividade
Atividade Significada
title_short Contribuições da teoria da atividade para o estudo das organizações
title_full Contribuições da teoria da atividade para o estudo das organizações
title_fullStr Contribuições da teoria da atividade para o estudo das organizações
title_full_unstemmed Contribuições da teoria da atividade para o estudo das organizações
title_sort Contribuições da teoria da atividade para o estudo das organizações
author Bulgacov,Yára Lucia Mazziotti
author_facet Bulgacov,Yára Lucia Mazziotti
Camargo,Denise de
Canopf,Liliane
Matos,Raquel Dorigan de
Zdepski,Fabíola Bevervanço
author_role author
author2 Camargo,Denise de
Canopf,Liliane
Matos,Raquel Dorigan de
Zdepski,Fabíola Bevervanço
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bulgacov,Yára Lucia Mazziotti
Camargo,Denise de
Canopf,Liliane
Matos,Raquel Dorigan de
Zdepski,Fabíola Bevervanço
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia Sócio-histórica e Cultural
Pesquisa em Organização
Prática Social
Teoria da Atividade
Atividade Significada
topic Metodologia Sócio-histórica e Cultural
Pesquisa em Organização
Prática Social
Teoria da Atividade
Atividade Significada
description Este artigo tem como objetivo delinear princípios teóricos metodológicos para o estudo da organização. É adotado o conceito de prática social como menor unidade significativa para análise, compreendendo tal conceito a partir da teoria da atividade sócio-histórica e cultural, apoiando-se nas ideais de Vygotsky, Leontiev, Engestrom e Clot. É defendida aqui a concepção de organização a partir de seu acontecer histórico e dialético, no qual o particular é considerado uma instância da totalidade, a partir de um percurso teórico nas categorias sócio-históricas de: sistemas de atividade situados, sentidos e significados, aprendizagem e desenvolvimento humano. Aponta-se para uma forma de fazer ciência que supera a concepção positivista de método para resultado para uma concepção de método e resultado. A partir dessas categorias teóricas e do relato de três pesquisas realizadas, deduz-se um conjunto de princípios teóricos metodológicos de cunho sócio-histórico que contribuem para o estudo da organização, na medida em que se rompe com a dicotomia indivíduo versus grupo versus organização, com a concepção abstrata e a-histórica do fenômeno organizacional, com a concepção behaviorista de homem predominante nos estudos organizacionais e, finalmente, com categorias que apreendem dimensões subjetivas e intersubjetivas de uma realidade organizacional em constante movimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512014000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512014000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1679-39519019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR v.12 n.3 2014
reponame:Cadernos EBAPE.BR
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Cadernos EBAPE.BR
collection Cadernos EBAPE.BR
repository.name.fl_str_mv Cadernos EBAPE.BR - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv cadernosebape@fgv.br||cadernosebape@fgv.br
_version_ 1754115885430210560