Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maurício Emboaba
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/4553
Resumo: Desenvolve um quadro teórico sobre a formulação de estratégias de Marketing, consolidando as mais importantes abordagens existentes sobre o assunto. Aplica o quadro teórico ao caso da Viação Aérea São Paulo S/A - VASP, enfocando o período março de 1989 a setembro de 1990, testando a sua validade. O autor demonstra como a aplicação dos princípios de estratégia mercadológica permitiu à VASP alcançar um expressivo sucesso mercadológico, explorando a fragilidade de concorrência em termos de conhecimentos de Marketing. Identifica que a aparente invulnerabilidade da VARIG/Cruzeiro, líder do setor, foi desarticulada por meio de ações concentradas sobre os intermediários de vendas, a despeito da VASP arcar com todos os entraves inerentes a uma empresa estatal, além de uma baixa preferência de marca entre os consumidores. Constata a perfeita articulação entre a estratégia de Marketing posta em funcionamento e o desejo governamental de privatização da companhia como condição de seu sucesso.
id FGV_01b39033a457fc76d8b738f682c542b4
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/4553
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Moreira, Maurício EmboabaEscolas::EAESPFigueiredo, Orlando2010-04-20T20:08:23Z2010-04-20T20:08:23Z1993-04-12MOREIRA, Maurício Emboaba. Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1993.http://hdl.handle.net/10438/4553Desenvolve um quadro teórico sobre a formulação de estratégias de Marketing, consolidando as mais importantes abordagens existentes sobre o assunto. Aplica o quadro teórico ao caso da Viação Aérea São Paulo S/A - VASP, enfocando o período março de 1989 a setembro de 1990, testando a sua validade. O autor demonstra como a aplicação dos princípios de estratégia mercadológica permitiu à VASP alcançar um expressivo sucesso mercadológico, explorando a fragilidade de concorrência em termos de conhecimentos de Marketing. Identifica que a aparente invulnerabilidade da VARIG/Cruzeiro, líder do setor, foi desarticulada por meio de ações concentradas sobre os intermediários de vendas, a despeito da VASP arcar com todos os entraves inerentes a uma empresa estatal, além de uma baixa preferência de marca entre os consumidores. Constata a perfeita articulação entre a estratégia de Marketing posta em funcionamento e o desejo governamental de privatização da companhia como condição de seu sucesso.porEstratégiasTáticasPolíticasObjetivosMetasAdministração de empresasPlanejamento estratégicoPlanejamento empresarialMarketingContribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL1199300547.pdf1199300547.pdfapplication/pdf10641232https://repositorio.fgv.br/bitstreams/18b615b2-b448-4c70-bf8e-70dd078d2eb1/downloadaaa1ba342c2da8078bdc849eba0c3283MD51TEXT1199300547.pdf.txt1199300547.pdf.txtExtracted texttext/plain102878https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0f453db2-5938-428c-90b4-d786f3dd1745/downloadab6c748f33230c964bcd676b7c0d0a78MD54THUMBNAIL1199300547.pdf.jpg1199300547.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4473https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f98eb15c-1782-474a-be29-1454256f63f4/downloadaa56ab605c9d2ad40166763807294236MD5510438/45532023-11-27 23:01:08.638open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/4553https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-27T23:01:08Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso
title Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso
spellingShingle Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso
Moreira, Maurício Emboaba
Estratégias
Táticas
Políticas
Objetivos
Metas
Administração de empresas
Planejamento estratégico
Planejamento empresarial
Marketing
title_short Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso
title_full Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso
title_fullStr Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso
title_full_unstemmed Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso
title_sort Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso
author Moreira, Maurício Emboaba
author_facet Moreira, Maurício Emboaba
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Maurício Emboaba
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Figueiredo, Orlando
contributor_str_mv Figueiredo, Orlando
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias
Táticas
Políticas
Objetivos
Metas
topic Estratégias
Táticas
Políticas
Objetivos
Metas
Administração de empresas
Planejamento estratégico
Planejamento empresarial
Marketing
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Planejamento empresarial
Marketing
description Desenvolve um quadro teórico sobre a formulação de estratégias de Marketing, consolidando as mais importantes abordagens existentes sobre o assunto. Aplica o quadro teórico ao caso da Viação Aérea São Paulo S/A - VASP, enfocando o período março de 1989 a setembro de 1990, testando a sua validade. O autor demonstra como a aplicação dos princípios de estratégia mercadológica permitiu à VASP alcançar um expressivo sucesso mercadológico, explorando a fragilidade de concorrência em termos de conhecimentos de Marketing. Identifica que a aparente invulnerabilidade da VARIG/Cruzeiro, líder do setor, foi desarticulada por meio de ações concentradas sobre os intermediários de vendas, a despeito da VASP arcar com todos os entraves inerentes a uma empresa estatal, além de uma baixa preferência de marca entre os consumidores. Constata a perfeita articulação entre a estratégia de Marketing posta em funcionamento e o desejo governamental de privatização da companhia como condição de seu sucesso.
publishDate 1993
dc.date.issued.fl_str_mv 1993-04-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-20T20:08:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-04-20T20:08:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOREIRA, Maurício Emboaba. Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1993.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/4553
identifier_str_mv MOREIRA, Maurício Emboaba. Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1993.
url http://hdl.handle.net/10438/4553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/18b615b2-b448-4c70-bf8e-70dd078d2eb1/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0f453db2-5938-428c-90b4-d786f3dd1745/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f98eb15c-1782-474a-be29-1454256f63f4/download
bitstream.checksum.fl_str_mv aaa1ba342c2da8078bdc849eba0c3283
ab6c748f33230c964bcd676b7c0d0a78
aa56ab605c9d2ad40166763807294236
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023912041349120