Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10438/4553 |
Resumo: | Desenvolve um quadro teórico sobre a formulação de estratégias de Marketing, consolidando as mais importantes abordagens existentes sobre o assunto. Aplica o quadro teórico ao caso da Viação Aérea São Paulo S/A - VASP, enfocando o período março de 1989 a setembro de 1990, testando a sua validade. O autor demonstra como a aplicação dos princípios de estratégia mercadológica permitiu à VASP alcançar um expressivo sucesso mercadológico, explorando a fragilidade de concorrência em termos de conhecimentos de Marketing. Identifica que a aparente invulnerabilidade da VARIG/Cruzeiro, líder do setor, foi desarticulada por meio de ações concentradas sobre os intermediários de vendas, a despeito da VASP arcar com todos os entraves inerentes a uma empresa estatal, além de uma baixa preferência de marca entre os consumidores. Constata a perfeita articulação entre a estratégia de Marketing posta em funcionamento e o desejo governamental de privatização da companhia como condição de seu sucesso. |
id |
FGV_01b39033a457fc76d8b738f682c542b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/4553 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Moreira, Maurício EmboabaEscolas::EAESPFigueiredo, Orlando2010-04-20T20:08:23Z2010-04-20T20:08:23Z1993-04-12MOREIRA, Maurício Emboaba. Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1993.http://hdl.handle.net/10438/4553Desenvolve um quadro teórico sobre a formulação de estratégias de Marketing, consolidando as mais importantes abordagens existentes sobre o assunto. Aplica o quadro teórico ao caso da Viação Aérea São Paulo S/A - VASP, enfocando o período março de 1989 a setembro de 1990, testando a sua validade. O autor demonstra como a aplicação dos princípios de estratégia mercadológica permitiu à VASP alcançar um expressivo sucesso mercadológico, explorando a fragilidade de concorrência em termos de conhecimentos de Marketing. Identifica que a aparente invulnerabilidade da VARIG/Cruzeiro, líder do setor, foi desarticulada por meio de ações concentradas sobre os intermediários de vendas, a despeito da VASP arcar com todos os entraves inerentes a uma empresa estatal, além de uma baixa preferência de marca entre os consumidores. Constata a perfeita articulação entre a estratégia de Marketing posta em funcionamento e o desejo governamental de privatização da companhia como condição de seu sucesso.porEstratégiasTáticasPolíticasObjetivosMetasAdministração de empresasPlanejamento estratégicoPlanejamento empresarialMarketingContribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL1199300547.pdf1199300547.pdfapplication/pdf10641232https://repositorio.fgv.br/bitstreams/18b615b2-b448-4c70-bf8e-70dd078d2eb1/downloadaaa1ba342c2da8078bdc849eba0c3283MD51TEXT1199300547.pdf.txt1199300547.pdf.txtExtracted texttext/plain102878https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0f453db2-5938-428c-90b4-d786f3dd1745/downloadab6c748f33230c964bcd676b7c0d0a78MD54THUMBNAIL1199300547.pdf.jpg1199300547.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4473https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f98eb15c-1782-474a-be29-1454256f63f4/downloadaa56ab605c9d2ad40166763807294236MD5510438/45532023-11-27 23:01:08.638open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/4553https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-27T23:01:08Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso |
title |
Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso |
spellingShingle |
Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso Moreira, Maurício Emboaba Estratégias Táticas Políticas Objetivos Metas Administração de empresas Planejamento estratégico Planejamento empresarial Marketing |
title_short |
Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso |
title_full |
Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso |
title_fullStr |
Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso |
title_sort |
Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso |
author |
Moreira, Maurício Emboaba |
author_facet |
Moreira, Maurício Emboaba |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EAESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Maurício Emboaba |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Figueiredo, Orlando |
contributor_str_mv |
Figueiredo, Orlando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias Táticas Políticas Objetivos Metas |
topic |
Estratégias Táticas Políticas Objetivos Metas Administração de empresas Planejamento estratégico Planejamento empresarial Marketing |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Planejamento empresarial Marketing |
description |
Desenvolve um quadro teórico sobre a formulação de estratégias de Marketing, consolidando as mais importantes abordagens existentes sobre o assunto. Aplica o quadro teórico ao caso da Viação Aérea São Paulo S/A - VASP, enfocando o período março de 1989 a setembro de 1990, testando a sua validade. O autor demonstra como a aplicação dos princípios de estratégia mercadológica permitiu à VASP alcançar um expressivo sucesso mercadológico, explorando a fragilidade de concorrência em termos de conhecimentos de Marketing. Identifica que a aparente invulnerabilidade da VARIG/Cruzeiro, líder do setor, foi desarticulada por meio de ações concentradas sobre os intermediários de vendas, a despeito da VASP arcar com todos os entraves inerentes a uma empresa estatal, além de uma baixa preferência de marca entre os consumidores. Constata a perfeita articulação entre a estratégia de Marketing posta em funcionamento e o desejo governamental de privatização da companhia como condição de seu sucesso. |
publishDate |
1993 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1993-04-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-20T20:08:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-04-20T20:08:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MOREIRA, Maurício Emboaba. Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1993. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10438/4553 |
identifier_str_mv |
MOREIRA, Maurício Emboaba. Contribuição para a formulação de estratégias de marketing: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 1993. |
url |
http://hdl.handle.net/10438/4553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/18b615b2-b448-4c70-bf8e-70dd078d2eb1/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/0f453db2-5938-428c-90b4-d786f3dd1745/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f98eb15c-1782-474a-be29-1454256f63f4/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aaa1ba342c2da8078bdc849eba0c3283 ab6c748f33230c964bcd676b7c0d0a78 aa56ab605c9d2ad40166763807294236 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1810023912041349120 |