Relações entre satisfação do consumidor, seus antecedentes e lealdade ao fabricante: um estudo na indústria automobilística.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Wagner Guimarães De
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10438/3681
Resumo: O objetivo principal desta dissertação é verificar a relação entre satisfação e lealdade do consumidor, bem como a relação entre a satisfação e seus antecedentes no mercado automobilístico brasileiro. Para isto, foram avaliados 160 questionários respondidos por proprietários de automóveis novos e usados. Nove hipóteses foram testadas por meio de um modelo proposto, usando-se o método de equações estruturais. No que diz respeito à validação, o modelo final demonstrou uma boa confiabilidade, comparando-se aos modelos apresentados na literatura. Implicações gerenciais incluem ações das montadoras no campo da satisfação do cliente.
id FGV_6e692b50bdbc40039212c45b72405bfb
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/3681
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Sá, Wagner Guimarães DeEscolas::EBAPEUrdan, André TorresBalassiano, MoisésBotelho, Delane2009-11-18T19:00:47Z2009-11-18T19:00:47Z2004SÁ, Wagner Guimarães De. Relações entre Satisfação do Consumidor, seus Antecedentes e Lealdade ao Fabricante: Um Estudo na Indústria Automobilística.. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2004.http://hdl.handle.net/10438/3681O objetivo principal desta dissertação é verificar a relação entre satisfação e lealdade do consumidor, bem como a relação entre a satisfação e seus antecedentes no mercado automobilístico brasileiro. Para isto, foram avaliados 160 questionários respondidos por proprietários de automóveis novos e usados. Nove hipóteses foram testadas por meio de um modelo proposto, usando-se o método de equações estruturais. No que diz respeito à validação, o modelo final demonstrou uma boa confiabilidade, comparando-se aos modelos apresentados na literatura. Implicações gerenciais incluem ações das montadoras no campo da satisfação do cliente.The main objective of this thesis is to verify the relation between satisfaction and loyalty as well as between satisfaction and its antecedents in the Brazilian automobile market. For this purpose, 160 questionnaires filled by both used and new cars' owners were evaluated. Nine hypotheses were tested through the Structural Equation Model. Regarding to validity, the final model presented a good reliability in comparison to other models in the literature. Managerial implications include decisions taken by manufacturers on the customer satisfaction field.porTodo cuidado foi dispensado para respeitar os direitos autorais deste trabalho. Entretanto, caso esta obra aqui depositada seja protegida por direitos autorais externos a esta instituição, contamos com a compreensão do autor e solicitamos que o mesmo faça contato através do Fale Conosco para que possamos tomar as providências cabíveis.info:eu-repo/semantics/openAccessSatisfaçãoLealdadeExpectativasDesempenhoDesconformidadeEqüidadeEmoçõesEquações estruturaisPolíticas & estratégiasSatisfactionLoyaltyExpectationsPerformanceDisconfirmationEquityEmotionsStructural equationsAdministração de empresasSatisfação do consumidor - Estudo de casosIndústria automobilísticaRelações entre satisfação do consumidor, seus antecedentes e lealdade ao fabricante: um estudo na indústria automobilística.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINAL000359163.pdf000359163.pdfPDFapplication/pdf2567555https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bf93ff61-76ea-49ee-bc25-c44e73ff21ea/download409859ed8f2f0dc90f63e1baa1bcdec1MD51TEXT000359163.pdf.txt000359163.pdf.txtExtracted texttext/plain103150https://repositorio.fgv.br/bitstreams/31c16f8a-79e3-4761-bd26-06608bb48837/download2b80f787a2a2a9dd4682ef1f8e0548daMD56THUMBNAIL000359163.pdf.jpg000359163.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3054https://repositorio.fgv.br/bitstreams/260453d4-7c06-45ab-95c0-3061ed80b6c3/download9b2a132647a6ca480dfb8def1573bd13MD5710438/36812023-11-08 15:21:04.164open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/3681https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-08T15:21:04Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)false
dc.title.por.fl_str_mv Relações entre satisfação do consumidor, seus antecedentes e lealdade ao fabricante: um estudo na indústria automobilística.
title Relações entre satisfação do consumidor, seus antecedentes e lealdade ao fabricante: um estudo na indústria automobilística.
spellingShingle Relações entre satisfação do consumidor, seus antecedentes e lealdade ao fabricante: um estudo na indústria automobilística.
Sá, Wagner Guimarães De
Satisfação
Lealdade
Expectativas
Desempenho
Desconformidade
Eqüidade
Emoções
Equações estruturais
Políticas & estratégias
Satisfaction
Loyalty
Expectations
Performance
Disconfirmation
Equity
Emotions
Structural equations
Administração de empresas
Satisfação do consumidor - Estudo de casos
Indústria automobilística
title_short Relações entre satisfação do consumidor, seus antecedentes e lealdade ao fabricante: um estudo na indústria automobilística.
title_full Relações entre satisfação do consumidor, seus antecedentes e lealdade ao fabricante: um estudo na indústria automobilística.
title_fullStr Relações entre satisfação do consumidor, seus antecedentes e lealdade ao fabricante: um estudo na indústria automobilística.
title_full_unstemmed Relações entre satisfação do consumidor, seus antecedentes e lealdade ao fabricante: um estudo na indústria automobilística.
title_sort Relações entre satisfação do consumidor, seus antecedentes e lealdade ao fabricante: um estudo na indústria automobilística.
author Sá, Wagner Guimarães De
author_facet Sá, Wagner Guimarães De
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EBAPE
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Urdan, André Torres
Balassiano, Moisés
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Wagner Guimarães De
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Botelho, Delane
contributor_str_mv Botelho, Delane
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação
Lealdade
Expectativas
Desempenho
Desconformidade
Eqüidade
Emoções
Equações estruturais
Políticas & estratégias
topic Satisfação
Lealdade
Expectativas
Desempenho
Desconformidade
Eqüidade
Emoções
Equações estruturais
Políticas & estratégias
Satisfaction
Loyalty
Expectations
Performance
Disconfirmation
Equity
Emotions
Structural equations
Administração de empresas
Satisfação do consumidor - Estudo de casos
Indústria automobilística
dc.subject.eng.fl_str_mv Satisfaction
Loyalty
Expectations
Performance
Disconfirmation
Equity
Emotions
Structural equations
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Satisfação do consumidor - Estudo de casos
Indústria automobilística
description O objetivo principal desta dissertação é verificar a relação entre satisfação e lealdade do consumidor, bem como a relação entre a satisfação e seus antecedentes no mercado automobilístico brasileiro. Para isto, foram avaliados 160 questionários respondidos por proprietários de automóveis novos e usados. Nove hipóteses foram testadas por meio de um modelo proposto, usando-se o método de equações estruturais. No que diz respeito à validação, o modelo final demonstrou uma boa confiabilidade, comparando-se aos modelos apresentados na literatura. Implicações gerenciais incluem ações das montadoras no campo da satisfação do cliente.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-11-18T19:00:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2009-11-18T19:00:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SÁ, Wagner Guimarães De. Relações entre Satisfação do Consumidor, seus Antecedentes e Lealdade ao Fabricante: Um Estudo na Indústria Automobilística.. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10438/3681
identifier_str_mv SÁ, Wagner Guimarães De. Relações entre Satisfação do Consumidor, seus Antecedentes e Lealdade ao Fabricante: Um Estudo na Indústria Automobilística.. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2004.
url http://hdl.handle.net/10438/3681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/bf93ff61-76ea-49ee-bc25-c44e73ff21ea/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/31c16f8a-79e3-4761-bd26-06608bb48837/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/260453d4-7c06-45ab-95c0-3061ed80b6c3/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 409859ed8f2f0dc90f63e1baa1bcdec1
2b80f787a2a2a9dd4682ef1f8e0548da
9b2a132647a6ca480dfb8def1573bd13
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810024033972912128