Gestão integrada de marketing de sustentabilidade, com foco em patrocínios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/10438/28612 |
Resumo: | A pesquisa qualitativa “Gestão Integrada de Marketing de Sustentabilidade, com foco em patrocínios” objetiva propor modelo inédito para efetiva interiorização dos objetivos estratégicos sustentáveis e integração das ações de marketing, por meio de patrocínios para alinhamento dos stakeholders (BADOT e COVA, 2008). A pesquisa explicará: “Qual a relação entre a interiorização dos objetivos estratégicos sustentáveis e o uso de indicadores táticos para sustentabilidade efetiva?” A construção conceitual utiliza alegação de conhecimento pós-positivista (pragmatismo), em técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1979) das entrevistas semiestruturadas (CRESWELL, 2007) associada com pesquisa qualitativa exploratório-descritiva. Assim, utilizou-se análise de conteúdo (BARDIN, 1979), referenciando-se por literatura especializada, a partir de dados das categorias: Estratégia empresarial, Aplicação das ferramentas de excelência, Patrocínios e gestão das expectativas, além de Recursos e Financiamentos. Os resultados da pesquisa demonstram que a inclusão da sustentabilidade na estratégia empresarial sem que sejam estabelecidos parâmetros efetivos de acompanhamento da interiorização gera desconforto executivo e dificulta captação no mercado de títulos verdes, com impactos negativos na gestão da Confiança e Reputação Corporativas. A pesquisa limitou-se a temática das relações entre marketing e sustentabilidade, perfazendo aspectos reputacionais e gestão da confiança dos stakeholders. O estudo justifica-se academicamente por estabelecer metodologia para alcance de vantagem competitiva sustentável, almejando-se potencialização de imagem, reputação e alcance de diferenciação estratégica, possibilitando captação a partir de títulos verdes (Green Bonds). Enquanto, para a sociedade, o modelo permite que empresas efetivamente interiorizem o Imperativo Sustentável (EREVELLES et al., 2016) em suas ações, afastando-se da hipocrisia corporativa (KIM, HUR e YEO, 2015), se comprometendo com o desenvolvimento sustentável, com referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) sugeridos pela Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU-BR, 2015) e Elementos de Valor (ALMQUIST, SENIOR e BLOCH, 2016). |
id |
FGV_76349e065357b8f4ef04e9a60e986520 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.fgv.br:10438/28612 |
network_acronym_str |
FGV |
network_name_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
repository_id_str |
3974 |
spelling |
Esteves, Daniela Araujo NascimentoEscolas::EBAPEZanini, Marco Túlio FundãoVieira, Izabelle Fernanda SilveiraNunes, José Mauro Gonçalves2020-01-07T13:05:35Z2020-01-07T13:05:35Z2019-11-06https://hdl.handle.net/10438/28612A pesquisa qualitativa “Gestão Integrada de Marketing de Sustentabilidade, com foco em patrocínios” objetiva propor modelo inédito para efetiva interiorização dos objetivos estratégicos sustentáveis e integração das ações de marketing, por meio de patrocínios para alinhamento dos stakeholders (BADOT e COVA, 2008). A pesquisa explicará: “Qual a relação entre a interiorização dos objetivos estratégicos sustentáveis e o uso de indicadores táticos para sustentabilidade efetiva?” A construção conceitual utiliza alegação de conhecimento pós-positivista (pragmatismo), em técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1979) das entrevistas semiestruturadas (CRESWELL, 2007) associada com pesquisa qualitativa exploratório-descritiva. Assim, utilizou-se análise de conteúdo (BARDIN, 1979), referenciando-se por literatura especializada, a partir de dados das categorias: Estratégia empresarial, Aplicação das ferramentas de excelência, Patrocínios e gestão das expectativas, além de Recursos e Financiamentos. Os resultados da pesquisa demonstram que a inclusão da sustentabilidade na estratégia empresarial sem que sejam estabelecidos parâmetros efetivos de acompanhamento da interiorização gera desconforto executivo e dificulta captação no mercado de títulos verdes, com impactos negativos na gestão da Confiança e Reputação Corporativas. A pesquisa limitou-se a temática das relações entre marketing e sustentabilidade, perfazendo aspectos reputacionais e gestão da confiança dos stakeholders. O estudo justifica-se academicamente por estabelecer metodologia para alcance de vantagem competitiva sustentável, almejando-se potencialização de imagem, reputação e alcance de diferenciação estratégica, possibilitando captação a partir de títulos verdes (Green Bonds). Enquanto, para a sociedade, o modelo permite que empresas efetivamente interiorizem o Imperativo Sustentável (EREVELLES et al., 2016) em suas ações, afastando-se da hipocrisia corporativa (KIM, HUR e YEO, 2015), se comprometendo com o desenvolvimento sustentável, com referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) sugeridos pela Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU-BR, 2015) e Elementos de Valor (ALMQUIST, SENIOR e BLOCH, 2016).The qualitative research “Integrated Marketing Management of Sustainability, with focus in sponsorship” objectives to propose unpublished model to effective internalization of strategic sustainable objectives and integration of marketing actions, using sponsorships to align the stakeholders (BADOT e COVA, 2008). The research will clarify “what´s the relation between the internalization of sustainable strategic objectives and the use of tactical indicators for effective sustainability?” The conceptual construction uses allegation post-positivist (pragmatism), with technique of content analysis (BARDIN 1979) associated with a qualitative exploratory-descriptive research, referencing by specialized literature, through the datum of categories: Business Strategy, Apply of excellence tools, Sponsorship and Expectative management. The results of the research demonstrate that the inclusion of sustainability into business strategy without established effective parameters by accompaniment of internalization promotes executive discomfort and impossibilities raising in the green stock market, with negative impacts over management of Trust and Corporative Reputation. The research was limited to the thematic of the relations between marketing and sustainability, making up reputational aspects and management of trust from stakeholders. The study itself justifies academically establishing methodology to reach sustainable competitive advantage, aiming potentialized image, reputation and reach of strategic differentiation, possibiliting capitalization through Green Bonds. While, for the society, the models allow that the companies effectively internalize the Sustainable Imperative (EREVELLES et al. 2016) into theirs actions, moving away of corporative hypocrisy (KIM, HUR E YEO 2015), committing to sustainable development, with reference Sustainable Development Goals (SDGs) suggested by the United Nations Agenda 2030 and Value Elements (ALMQUIST, SENIOR e BLOCH 2016) relational.porPatrocíniosConfiançaGestão Integrada de Marketing de SustentabilidadeObjetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS)SponsorshipTrustIntegrated Marketing Management of SustainabilitySustainable Development Goals (SDGs)Administração de empresasMarketing - AdministraçãoPlanejamento empresarialPatrocínio corporativoDesenvolvimento sustentávelGestão integrada de marketing de sustentabilidade, com foco em patrocíniosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2019-11-06reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTAÇÃO_DANIELA NEVES_VFINAL.pdfDISSERTAÇÃO_DANIELA NEVES_VFINAL.pdfPDF 1application/pdf2676988https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f8399a55-8c6b-4bd2-a3e7-b8e02ede830f/download47554bb4371c108f2f8ba49b5f89072dMD51Apresentação para defesa aos membros da banca.pdfApresentação para defesa aos membros da banca.pdfPDF 2application/pdf6915041https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e468a5a2-7823-41b0-beb3-77012c105ffd/download46ae7ba5d76c20e492620d8bd8653cf4MD57LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/523be456-3578-42b2-999b-0454ab08cc8e/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD53TEXTGestão Integrada de Marketing.pptx.txtGestão Integrada de Marketing.pptx.txtExtracted texttext/plain13531https://repositorio.fgv.br/bitstreams/35e6e754-5908-46c9-9be5-30693f8b358e/downloadeca45f481d3d5490b0dba6c08d7ca09dMD56DISSERTAÇÃO_DANIELA NEVES_VFINAL.pdf.txtDISSERTAÇÃO_DANIELA NEVES_VFINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain102928https://repositorio.fgv.br/bitstreams/742b3aad-b7ee-451d-bace-dade89895ee5/download38874b2bd2da58a1567a20fa3afe34baMD510Apresentação para defesa aos membros da banca.pdf.txtApresentação para defesa aos membros da banca.pdf.txtExtracted texttext/plain10756https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b90b5c38-80c6-4dd0-9b5e-61ab78800e0e/download958724db39e77691755fad990c65e23dMD512THUMBNAILDISSERTAÇÃO_DANIELA NEVES_VFINAL.pdf.jpgDISSERTAÇÃO_DANIELA NEVES_VFINAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3166https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4c4e2729-9fbc-403c-b6ea-42831969765d/download0c302dd1f46dc819b0dace8e5266c37aMD511Apresentação para defesa aos membros da banca.pdf.jpgApresentação para defesa aos membros da banca.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg5738https://repositorio.fgv.br/bitstreams/921c57a7-f6e2-4131-81dd-ba761814e709/downloade5d34e9210be6f9f01f25dfba671817fMD51310438/286122023-11-25 08:02:01.875open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/28612https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T08:02:01Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Gestão integrada de marketing de sustentabilidade, com foco em patrocínios |
title |
Gestão integrada de marketing de sustentabilidade, com foco em patrocínios |
spellingShingle |
Gestão integrada de marketing de sustentabilidade, com foco em patrocínios Esteves, Daniela Araujo Nascimento Patrocínios Confiança Gestão Integrada de Marketing de Sustentabilidade Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) Sponsorship Trust Integrated Marketing Management of Sustainability Sustainable Development Goals (SDGs) Administração de empresas Marketing - Administração Planejamento empresarial Patrocínio corporativo Desenvolvimento sustentável |
title_short |
Gestão integrada de marketing de sustentabilidade, com foco em patrocínios |
title_full |
Gestão integrada de marketing de sustentabilidade, com foco em patrocínios |
title_fullStr |
Gestão integrada de marketing de sustentabilidade, com foco em patrocínios |
title_full_unstemmed |
Gestão integrada de marketing de sustentabilidade, com foco em patrocínios |
title_sort |
Gestão integrada de marketing de sustentabilidade, com foco em patrocínios |
author |
Esteves, Daniela Araujo Nascimento |
author_facet |
Esteves, Daniela Araujo Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv |
Escolas::EBAPE |
dc.contributor.member.none.fl_str_mv |
Zanini, Marco Túlio Fundão Vieira, Izabelle Fernanda Silveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Daniela Araujo Nascimento |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, José Mauro Gonçalves |
contributor_str_mv |
Nunes, José Mauro Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrocínios Confiança Gestão Integrada de Marketing de Sustentabilidade Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) |
topic |
Patrocínios Confiança Gestão Integrada de Marketing de Sustentabilidade Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) Sponsorship Trust Integrated Marketing Management of Sustainability Sustainable Development Goals (SDGs) Administração de empresas Marketing - Administração Planejamento empresarial Patrocínio corporativo Desenvolvimento sustentável |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sponsorship Trust Integrated Marketing Management of Sustainability Sustainable Development Goals (SDGs) |
dc.subject.area.por.fl_str_mv |
Administração de empresas |
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv |
Marketing - Administração Planejamento empresarial Patrocínio corporativo Desenvolvimento sustentável |
description |
A pesquisa qualitativa “Gestão Integrada de Marketing de Sustentabilidade, com foco em patrocínios” objetiva propor modelo inédito para efetiva interiorização dos objetivos estratégicos sustentáveis e integração das ações de marketing, por meio de patrocínios para alinhamento dos stakeholders (BADOT e COVA, 2008). A pesquisa explicará: “Qual a relação entre a interiorização dos objetivos estratégicos sustentáveis e o uso de indicadores táticos para sustentabilidade efetiva?” A construção conceitual utiliza alegação de conhecimento pós-positivista (pragmatismo), em técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1979) das entrevistas semiestruturadas (CRESWELL, 2007) associada com pesquisa qualitativa exploratório-descritiva. Assim, utilizou-se análise de conteúdo (BARDIN, 1979), referenciando-se por literatura especializada, a partir de dados das categorias: Estratégia empresarial, Aplicação das ferramentas de excelência, Patrocínios e gestão das expectativas, além de Recursos e Financiamentos. Os resultados da pesquisa demonstram que a inclusão da sustentabilidade na estratégia empresarial sem que sejam estabelecidos parâmetros efetivos de acompanhamento da interiorização gera desconforto executivo e dificulta captação no mercado de títulos verdes, com impactos negativos na gestão da Confiança e Reputação Corporativas. A pesquisa limitou-se a temática das relações entre marketing e sustentabilidade, perfazendo aspectos reputacionais e gestão da confiança dos stakeholders. O estudo justifica-se academicamente por estabelecer metodologia para alcance de vantagem competitiva sustentável, almejando-se potencialização de imagem, reputação e alcance de diferenciação estratégica, possibilitando captação a partir de títulos verdes (Green Bonds). Enquanto, para a sociedade, o modelo permite que empresas efetivamente interiorizem o Imperativo Sustentável (EREVELLES et al., 2016) em suas ações, afastando-se da hipocrisia corporativa (KIM, HUR e YEO, 2015), se comprometendo com o desenvolvimento sustentável, com referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) sugeridos pela Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU-BR, 2015) e Elementos de Valor (ALMQUIST, SENIOR e BLOCH, 2016). |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-11-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-07T13:05:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-07T13:05:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/10438/28612 |
url |
https://hdl.handle.net/10438/28612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) instname:Fundação Getulio Vargas (FGV) instacron:FGV |
instname_str |
Fundação Getulio Vargas (FGV) |
instacron_str |
FGV |
institution |
FGV |
reponame_str |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
collection |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/f8399a55-8c6b-4bd2-a3e7-b8e02ede830f/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/e468a5a2-7823-41b0-beb3-77012c105ffd/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/523be456-3578-42b2-999b-0454ab08cc8e/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/35e6e754-5908-46c9-9be5-30693f8b358e/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/742b3aad-b7ee-451d-bace-dade89895ee5/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/b90b5c38-80c6-4dd0-9b5e-61ab78800e0e/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/4c4e2729-9fbc-403c-b6ea-42831969765d/download https://repositorio.fgv.br/bitstreams/921c57a7-f6e2-4131-81dd-ba761814e709/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
47554bb4371c108f2f8ba49b5f89072d 46ae7ba5d76c20e492620d8bd8653cf4 dfb340242cced38a6cca06c627998fa1 eca45f481d3d5490b0dba6c08d7ca09d 38874b2bd2da58a1567a20fa3afe34ba 958724db39e77691755fad990c65e23d 0c302dd1f46dc819b0dace8e5266c37a e5d34e9210be6f9f01f25dfba671817f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1819893513731440640 |