Fatores de sucesso na implementação e manutenção da venda on-line em marketplaces

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaercher, Paulo Eduardo Pires
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/31920
Resumo: O e-commerce tem crescido em termos de relevância e faturamento no Brasil, com o aumento de faturamento de 41% em 2020, segundo a revista Isto É Dinheiro (E-COMMERCE, 2021), principalmente se comparado ao varejo, que cresceu apenas 1,2% no mesmo período, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (VENDAS, 2021). A relevância dos marketplaces no Brasil e no mundo desempenham um papel fundamental na sociedade. Vendedores utilizam essas plataformas para maximizar suas vendas, aumentar a vantagem competitiva e a eficiência operacional, visto que o comércio on-line promove diversas vantagens em relação ao varejo tradicional, como redução do custo operacional, facilidade de acesso, comodidade etc. Esta pesquisa objetiva compreender os fatores de sucesso dos vendedores bem-sucedidos de e-commerce em relação à implementação e à manutenção das vendas on-line, tais foram efetivados nos marketplaces do Brasil. O marketplace escolhido como base para este estudo foi o Mercado Livre, a plataforma argentina e líder de mercado no Brasil e na América Latina. Foram realizadas 24 entrevistas em profundidade com alguns dos vendedores mais bem-sucedidos desta plataforma. Para mapear os atributos encontrados, a pesquisa considera como referências à evolução do comércio eletrônico e dos marketplaces no Brasil e no mundo, a Teoria dos Sinais e como ela é aplicada à venda on-line e o papel do feedback, reputação e confiança dos vendedores nas plataformas. O resultado do trabalho indica que há algumas dimensões a serem consideradas e priorizadas ao longo do tempo para alcançar patamares de excelência na venda on-line: portfólio de produtos, tecnologia, características pessoais, logística, branding e equipe. O estudo detalha cada uma dessas dimensões, quais fatores de sucesso foram fundamentais para a jornada de excelência destes vendedores e espera que o resultado possa contribuir para o crescimento de outros vendedores.
id FGV_7c2286987957c65fb6e4c0bb453c7af6
oai_identifier_str oai:repositorio.fgv.br:10438/31920
network_acronym_str FGV
network_name_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
repository_id_str 3974
spelling Kaercher, Paulo Eduardo PiresEscolas::EAESPGuissoni, Leandro AngottiFontes Filho, Joaquim RubensSantos, Diego AraújoBotelho, Delane2022-05-06T19:54:10Z2022-05-06T19:54:10Z2022-04-19https://hdl.handle.net/10438/31920O e-commerce tem crescido em termos de relevância e faturamento no Brasil, com o aumento de faturamento de 41% em 2020, segundo a revista Isto É Dinheiro (E-COMMERCE, 2021), principalmente se comparado ao varejo, que cresceu apenas 1,2% no mesmo período, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (VENDAS, 2021). A relevância dos marketplaces no Brasil e no mundo desempenham um papel fundamental na sociedade. Vendedores utilizam essas plataformas para maximizar suas vendas, aumentar a vantagem competitiva e a eficiência operacional, visto que o comércio on-line promove diversas vantagens em relação ao varejo tradicional, como redução do custo operacional, facilidade de acesso, comodidade etc. Esta pesquisa objetiva compreender os fatores de sucesso dos vendedores bem-sucedidos de e-commerce em relação à implementação e à manutenção das vendas on-line, tais foram efetivados nos marketplaces do Brasil. O marketplace escolhido como base para este estudo foi o Mercado Livre, a plataforma argentina e líder de mercado no Brasil e na América Latina. Foram realizadas 24 entrevistas em profundidade com alguns dos vendedores mais bem-sucedidos desta plataforma. Para mapear os atributos encontrados, a pesquisa considera como referências à evolução do comércio eletrônico e dos marketplaces no Brasil e no mundo, a Teoria dos Sinais e como ela é aplicada à venda on-line e o papel do feedback, reputação e confiança dos vendedores nas plataformas. O resultado do trabalho indica que há algumas dimensões a serem consideradas e priorizadas ao longo do tempo para alcançar patamares de excelência na venda on-line: portfólio de produtos, tecnologia, características pessoais, logística, branding e equipe. O estudo detalha cada uma dessas dimensões, quais fatores de sucesso foram fundamentais para a jornada de excelência destes vendedores e espera que o resultado possa contribuir para o crescimento de outros vendedores.The Brazilian e-commerce has grown in the terms of relevance and revenue, with a growth of 41% in revenue in the year of 2020 (data provided by the Brazilian magazine Isto É Dinheiro) (E-COMMERCE, 2021), especially when in comparison with the retailers which grew only 1,2% in the same period according to the Brazilian Institute of Geography and Statistics (VENDAS, 2021). The relevance of marketplaces around the world and in the Brazilian marketplace play a fundamental role in society. Retailers use these platforms to maximize their sales, to increase the competitive advantage and their operational efficiency, since the e-commerce approach promotes several advantages compared to the traditional market, for example the reduction of the operational costs, ease of access, convenience, etc. This study aims at comprehending the success factors of successful e-commerce salespeople regarding the implementation and maintenance of on-line sales, as such those were carried out in Brazilian marketplaces. The marketplace for this research is called Mercado Livre, an Argentinian platform that is the market leader in Brazil and Latin America. Interviews were made with 24 salespeople, who were the most successful sellers from the chosen platform. In order to map out some of the good attributes, the research takes into consideration the evolution of e-commerce and marketplaces in Brazil and around the world, sign theory and its implications for online sales, also the purpose of feedback and the salesperson’s reputation e trust rates on these platforms. The study’s result indicates that there are some aspects to be considered and to be prioritized over time in order to reach new levels of excellency in on-line sales: product portfolio, technology, personal features, logistics, branding and teamwork. The research details which one of these aspects, which success factors were fundamental to the excellency journey of these salespeople, and it hopes that these results can contribute to the growth of other salespeople.porSalespersonRetailersSuccess factorsE-commerceMarketplacesVendedoresVarejoFatores de sucessoAdministração de empresasComércio eletrônicoVendedoresComércio varejistaSucesso nos negóciosFatores de sucesso na implementação e manutenção da venda on-line em marketplacesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALDissertação Mestrado Versão Final - Paulo Kaercher (5).pdfDissertação Mestrado Versão Final - Paulo Kaercher (5).pdfPDFapplication/pdf9548629https://repositorio.fgv.br/bitstreams/645b43fd-0cd8-415e-add9-12500bbfdec2/downloadd45f03f09dbb2942a939e74e3dac8977MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-84707https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1222c827-6699-4b8a-b6db-3293453aede8/downloaddfb340242cced38a6cca06c627998fa1MD52TEXTDissertação Mestrado Versão Final - Paulo Kaercher (5).pdf.txtDissertação Mestrado Versão Final - Paulo Kaercher (5).pdf.txtExtracted texttext/plain102566https://repositorio.fgv.br/bitstreams/21d7e5e8-a7f3-46ae-b3cf-9e8227eca52f/downloadd3cb41387420dd6cd5f577c22b4325a9MD55THUMBNAILDissertação Mestrado Versão Final - Paulo Kaercher (5).pdf.jpgDissertação Mestrado Versão Final - Paulo Kaercher (5).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2647https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dff5b4f4-b659-4fc4-b366-3dbeb1f94190/download210f8fd48665a4e5c3441c82fbf9e9c2MD5610438/319202023-11-25 22:16:57.073open.accessoai:repositorio.fgv.br:10438/31920https://repositorio.fgv.brRepositório InstitucionalPRIhttp://bibliotecadigital.fgv.br/dspace-oai/requestopendoar:39742023-11-25T22:16:57Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)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
dc.title.por.fl_str_mv Fatores de sucesso na implementação e manutenção da venda on-line em marketplaces
title Fatores de sucesso na implementação e manutenção da venda on-line em marketplaces
spellingShingle Fatores de sucesso na implementação e manutenção da venda on-line em marketplaces
Kaercher, Paulo Eduardo Pires
Salesperson
Retailers
Success factors
E-commerce
Marketplaces
Vendedores
Varejo
Fatores de sucesso
Administração de empresas
Comércio eletrônico
Vendedores
Comércio varejista
Sucesso nos negócios
title_short Fatores de sucesso na implementação e manutenção da venda on-line em marketplaces
title_full Fatores de sucesso na implementação e manutenção da venda on-line em marketplaces
title_fullStr Fatores de sucesso na implementação e manutenção da venda on-line em marketplaces
title_full_unstemmed Fatores de sucesso na implementação e manutenção da venda on-line em marketplaces
title_sort Fatores de sucesso na implementação e manutenção da venda on-line em marketplaces
author Kaercher, Paulo Eduardo Pires
author_facet Kaercher, Paulo Eduardo Pires
author_role author
dc.contributor.unidadefgv.por.fl_str_mv Escolas::EAESP
dc.contributor.member.none.fl_str_mv Guissoni, Leandro Angotti
Fontes Filho, Joaquim Rubens
Santos, Diego Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaercher, Paulo Eduardo Pires
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Botelho, Delane
contributor_str_mv Botelho, Delane
dc.subject.eng.fl_str_mv Salesperson
Retailers
Success factors
topic Salesperson
Retailers
Success factors
E-commerce
Marketplaces
Vendedores
Varejo
Fatores de sucesso
Administração de empresas
Comércio eletrônico
Vendedores
Comércio varejista
Sucesso nos negócios
dc.subject.por.fl_str_mv E-commerce
Marketplaces
Vendedores
Varejo
Fatores de sucesso
dc.subject.area.por.fl_str_mv Administração de empresas
dc.subject.bibliodata.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Vendedores
Comércio varejista
Sucesso nos negócios
description O e-commerce tem crescido em termos de relevância e faturamento no Brasil, com o aumento de faturamento de 41% em 2020, segundo a revista Isto É Dinheiro (E-COMMERCE, 2021), principalmente se comparado ao varejo, que cresceu apenas 1,2% no mesmo período, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (VENDAS, 2021). A relevância dos marketplaces no Brasil e no mundo desempenham um papel fundamental na sociedade. Vendedores utilizam essas plataformas para maximizar suas vendas, aumentar a vantagem competitiva e a eficiência operacional, visto que o comércio on-line promove diversas vantagens em relação ao varejo tradicional, como redução do custo operacional, facilidade de acesso, comodidade etc. Esta pesquisa objetiva compreender os fatores de sucesso dos vendedores bem-sucedidos de e-commerce em relação à implementação e à manutenção das vendas on-line, tais foram efetivados nos marketplaces do Brasil. O marketplace escolhido como base para este estudo foi o Mercado Livre, a plataforma argentina e líder de mercado no Brasil e na América Latina. Foram realizadas 24 entrevistas em profundidade com alguns dos vendedores mais bem-sucedidos desta plataforma. Para mapear os atributos encontrados, a pesquisa considera como referências à evolução do comércio eletrônico e dos marketplaces no Brasil e no mundo, a Teoria dos Sinais e como ela é aplicada à venda on-line e o papel do feedback, reputação e confiança dos vendedores nas plataformas. O resultado do trabalho indica que há algumas dimensões a serem consideradas e priorizadas ao longo do tempo para alcançar patamares de excelência na venda on-line: portfólio de produtos, tecnologia, características pessoais, logística, branding e equipe. O estudo detalha cada uma dessas dimensões, quais fatores de sucesso foram fundamentais para a jornada de excelência destes vendedores e espera que o resultado possa contribuir para o crescimento de outros vendedores.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T19:54:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T19:54:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/10438/31920
url https://hdl.handle.net/10438/31920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron:FGV
instname_str Fundação Getulio Vargas (FGV)
instacron_str FGV
institution FGV
reponame_str Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
collection Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.fgv.br/bitstreams/645b43fd-0cd8-415e-add9-12500bbfdec2/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/1222c827-6699-4b8a-b6db-3293453aede8/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/21d7e5e8-a7f3-46ae-b3cf-9e8227eca52f/download
https://repositorio.fgv.br/bitstreams/dff5b4f4-b659-4fc4-b366-3dbeb1f94190/download
bitstream.checksum.fl_str_mv d45f03f09dbb2942a939e74e3dac8977
dfb340242cced38a6cca06c627998fa1
d3cb41387420dd6cd5f577c22b4325a9
210f8fd48665a4e5c3441c82fbf9e9c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital) - Fundação Getulio Vargas (FGV)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1810023716325687296