Segurança no trabalho de pilotos da aviação civil: uma análise do unstable approach no contexto da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Gustavo Adolfo Miranda Ortegal
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10438/33274
Resumo: Esta dissertação tem como foco investigar os potenciais fatores humanos contribuintes para o aumento dos erros de Unstable Approach (aproximação desestabilizada) observados durante a pandemia do covid-19, na ótica da gestão de pessoas de uma grande empresa área brasileira. A operação dos pilotos de linha aérea tem efeito direto na segurança e na eficiência dos voos, particularmente no estágio de aproximação e pouso, em que os pilotos precisam lidar com altas cargas de trabalho e procedimentos complexos. Uma aproximação estabilizada é uma característica fundamental para um pouso seguro e conforme o Banco de Intercâmbio de Dados de Acidentes Aéreos da IATA (AIDX), Unstable Approach (UA) foi fator contribuinte para 26% dos acidentes de aproximação e pouso registrados entre 2016-2020 (IATA, 2020). A redução da UA é um objetivo recorrente da indústria da aviação, e os operadores aéreos têm critérios rigorosos que devem ser atendidos durante a fase de aproximação e pouso. Esses critérios são baseados em uma série de parâmetros pré-determinados, normalmente definidos pela velocidade, configuração da aeronave, razão vertical de descida, limites máximos de desvios laterais e verticais da trajetória de planeio ideal da aeronave em relação a pista de pouso. Se esses critérios não forem atendidos em um determinado ponto, a aproximação deve ser descontinuada e uma arremetida é obrigatória. A aviação é um setor extremamente rico em dados, porém nem sempre é fácil identificar sinais significativos que possam promover mudanças positivas. Este estudo fornece uma sinalização ressonante do aumento dos erros de Unstable Approaches durante a pandemia do COVID-19, com base em dados que medem o desempenho dos pilotos de linha aérea durante a fase aproximação e pouso. Estes dados são registrados no gravador de acesso rápido dos dados de voo (QAR) e apontam um certo descontrole frente a um ambiente de stress generalizado como a chegada da pandemia do COVID-19. Os dados foram coletados de janeiro 2019 até dezembro de 2022 e mostram que durante a pandemia em 2020, houve um aumento no índice de erros operacionais de aproximações e pouso, diante de uma desaceleração da atividade de transporte aéreo. Os resultados que deste estudo mostraram que o índice de erros de aproximações e pousos durante a pandemia se comportaram de maneira imprevisível e que os pilotos mais seniores e com mais de sessenta anos de idade se mostraram mais vulneráveis ao stress pandêmico.
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Uma aproximação estabilizada é uma característica fundamental para um pouso seguro e conforme o Banco de Intercâmbio de Dados de Acidentes Aéreos da IATA (AIDX), Unstable Approach (UA) foi fator contribuinte para 26% dos acidentes de aproximação e pouso registrados entre 2016-2020 (IATA, 2020). A redução da UA é um objetivo recorrente da indústria da aviação, e os operadores aéreos têm critérios rigorosos que devem ser atendidos durante a fase de aproximação e pouso. Esses critérios são baseados em uma série de parâmetros pré-determinados, normalmente definidos pela velocidade, configuração da aeronave, razão vertical de descida, limites máximos de desvios laterais e verticais da trajetória de planeio ideal da aeronave em relação a pista de pouso. Se esses critérios não forem atendidos em um determinado ponto, a aproximação deve ser descontinuada e uma arremetida é obrigatória. A aviação é um setor extremamente rico em dados, porém nem sempre é fácil identificar sinais significativos que possam promover mudanças positivas. Este estudo fornece uma sinalização ressonante do aumento dos erros de Unstable Approaches durante a pandemia do COVID-19, com base em dados que medem o desempenho dos pilotos de linha aérea durante a fase aproximação e pouso. Estes dados são registrados no gravador de acesso rápido dos dados de voo (QAR) e apontam um certo descontrole frente a um ambiente de stress generalizado como a chegada da pandemia do COVID-19. Os dados foram coletados de janeiro 2019 até dezembro de 2022 e mostram que durante a pandemia em 2020, houve um aumento no índice de erros operacionais de aproximações e pouso, diante de uma desaceleração da atividade de transporte aéreo. Os resultados que deste estudo mostraram que o índice de erros de aproximações e pousos durante a pandemia se comportaram de maneira imprevisível e que os pilotos mais seniores e com mais de sessenta anos de idade se mostraram mais vulneráveis ao stress pandêmico.This work points out the potential human factors contributing to the increase of approach and landing errors (Unstable Approach) observed during the covid-19 pandemic, regarding of people management in a major airline located in South America. The airline pilot’s operation has a direct effect on flight safety and efficiency, particularly during the approach and landing stage, where pilots must deal with high workloads and complex procedures. A stabilized approach is a key feature for a safe landing and according to the IATA Air Accident Data Exchange Database (AIDX) and an Unstable Approach was a contributing factor for 26% of the approach and landing accidents recorded between 2016-2020 (IATA, 2020). UAs reduction is a recurring goal of the aviation industry, and air operators have strict criteria that must be met during the approach and landing phase. These criteria are based on a series of predetermined parameters, which are typically defined by airspeed, aircraft configuration, vertical descent ratio, lateral and vertical maximum deviations from the aircraft's optimal path toward the runway. If these criteria are not met at a certain point, the approach must be discontinued, and a go-around (GA) is mandatory. Aviation is an extremely data-rich sector; however, it is not always easy to identify significant signs that may promote positive change. The study provides resonant signaling of the increase in unstable approaches during the COVID-19 pandemic, based on the airline pilot’s performance data recorded on the Flight Data Quick Access Recorder (QAR). The data were collected from January 2019 to November 2022 and show a cubic increase in the unstable approaches during the beginning of the pandemic in 2020 even with a slowdown in air transport activity in course. The results showed that the performance of the pilots over sixty years of age was more vulnerable to pandemic stress when compared to the performance of younger pilots. The pilot’s seniority was also a contributing variable to the irregular and unpredictable behavior of unstable approach indices during the pandemic. Finally, it was concluded that the external stress environment reflected differently within the Flight Decks, more intensely assaulting the elderly and senior pilots.porUnstable approachAviationCOVID-19 pandemicFlight data monitoringAproximação desestabilizadaAviaçãoPandemia do COVID-19Monitoramento de dados de vooAdministração de empresasAeronáutica comercial - Medidas de segurançaAeronáutica comercial - Processamento de dadosSegurança do trabalhoCOVID-19 Pandemia, 2020-PilotosSegurança no trabalho de pilotos da aviação civil: uma análise do unstable approach no contexto da Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do FGV (FGV Repositório Digital)instname:Fundação Getulio Vargas (FGV)instacron:FGVORIGINALSEGURANÇA NO TRABALHO DE PILOTOS DA AVIAÇÃO CIVIL - Uma Análise do Unstable Approach no Contexto da COVID-19.pdfSEGURANÇA NO TRABALHO DE PILOTOS DA AVIAÇÃO CIVIL - Uma Análise 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