Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
Texto Completo: | https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/302 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar os elementos componentes das competências tecnológicas em serviços por meio do estudo do uso da tecnologia e seus impactos nas práticas organizacionais. A abordagem de pesquisa incluiu uma etapa qualitativa, baseada em entrevistas com desenvolvedores, usuários e gestores de tecnologia. A principal contribuição da pesquisa foi a identificação das tecnologias utilizadas a partir de uma perspectiva que reúne tanto a perspectiva do usuário quanto do desenvolvedor, onde são analisados os desdobramentos em termos de práticas organizacionais e desempenho no segmento de Educação a Distância (EAD). A análise das entrevistas sugere que ainda há resistência na adoção da tecnologia e o desenvolvimento da competência tecnológica ainda encontra-se nos estágios iniciais. Nos casos em que a tecnologia é utilizada com intensidade, as mudanças nas práticas e no desempenho ocorrem indistintamente, com benefícios claros em termos de rapidez, eficiência e ganhos de escala. |
id |
FIA-1_403b6343527439558f798df8cf863a5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/302 |
network_acronym_str |
FIA-1 |
network_name_str |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo ExploratórioTecnologia. Serviços. Competência Tecnológica. Educação a Distância.Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar os elementos componentes das competências tecnológicas em serviços por meio do estudo do uso da tecnologia e seus impactos nas práticas organizacionais. A abordagem de pesquisa incluiu uma etapa qualitativa, baseada em entrevistas com desenvolvedores, usuários e gestores de tecnologia. A principal contribuição da pesquisa foi a identificação das tecnologias utilizadas a partir de uma perspectiva que reúne tanto a perspectiva do usuário quanto do desenvolvedor, onde são analisados os desdobramentos em termos de práticas organizacionais e desempenho no segmento de Educação a Distância (EAD). A análise das entrevistas sugere que ainda há resistência na adoção da tecnologia e o desenvolvimento da competência tecnológica ainda encontra-se nos estágios iniciais. Nos casos em que a tecnologia é utilizada com intensidade, as mudanças nas práticas e no desempenho ocorrem indistintamente, com benefícios claros em termos de rapidez, eficiência e ganhos de escala.Future Studies Research Journal: Trends and Strategies2017-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed Articleapplication/pdfhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/30210.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i2.302Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 9 No. 2 (2017): Future Studies Research Journal; 140-166Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 9 n. 2 (2017): Future Studies Research Journal; 140-1662175-5825reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinstname:Fundação Instituto de Administração (FIA)instacron:FIAporhttps://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/302/400Copyright (c) 2017 Future Studies Research Journal: Trends and Strategiesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMeirelles, Dimária Silva eAguero Diaz Leon, Felix HugoSantos, Luciano Augusto Pereira dosFrancisco, Rachel Neves Dias2018-07-10T20:32:33Zoai:ojs.future.emnuvens.com.br:article/302Revistahttps://www.revistafuture.org/FSRJ/oai2175-58252175-5825opendoar:2018-07-10T20:32:33Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório |
title |
Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório |
spellingShingle |
Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório Meirelles, Dimária Silva e Tecnologia. Serviços. Competência Tecnológica. Educação a Distância. |
title_short |
Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório |
title_full |
Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório |
title_fullStr |
Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório |
title_full_unstemmed |
Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório |
title_sort |
Tecnologia e Competências Tecnológicas em Educação a Distancia: Um Estudo Exploratório |
author |
Meirelles, Dimária Silva e |
author_facet |
Meirelles, Dimária Silva e Aguero Diaz Leon, Felix Hugo Santos, Luciano Augusto Pereira dos Francisco, Rachel Neves Dias |
author_role |
author |
author2 |
Aguero Diaz Leon, Felix Hugo Santos, Luciano Augusto Pereira dos Francisco, Rachel Neves Dias |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meirelles, Dimária Silva e Aguero Diaz Leon, Felix Hugo Santos, Luciano Augusto Pereira dos Francisco, Rachel Neves Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia. Serviços. Competência Tecnológica. Educação a Distância. |
topic |
Tecnologia. Serviços. Competência Tecnológica. Educação a Distância. |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar os elementos componentes das competências tecnológicas em serviços por meio do estudo do uso da tecnologia e seus impactos nas práticas organizacionais. A abordagem de pesquisa incluiu uma etapa qualitativa, baseada em entrevistas com desenvolvedores, usuários e gestores de tecnologia. A principal contribuição da pesquisa foi a identificação das tecnologias utilizadas a partir de uma perspectiva que reúne tanto a perspectiva do usuário quanto do desenvolvedor, onde são analisados os desdobramentos em termos de práticas organizacionais e desempenho no segmento de Educação a Distância (EAD). A análise das entrevistas sugere que ainda há resistência na adoção da tecnologia e o desenvolvimento da competência tecnológica ainda encontra-se nos estágios iniciais. Nos casos em que a tecnologia é utilizada com intensidade, as mudanças nas práticas e no desempenho ocorrem indistintamente, com benefícios claros em termos de rapidez, eficiência e ganhos de escala. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed Article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/302 10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i2.302 |
url |
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/302 |
identifier_str_mv |
10.24023/FutureJournal/2175-5825/2017.v9i2.302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/302/400 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
publisher.none.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
dc.source.none.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies; Vol. 9 No. 2 (2017): Future Studies Research Journal; 140-166 Future Studies Research Journal: Trends and Strategies [FSRJ]; v. 9 n. 2 (2017): Future Studies Research Journal; 140-166 2175-5825 reponame:Future Studies Research Journal: Trends and Strategies instname:Fundação Instituto de Administração (FIA) instacron:FIA |
instname_str |
Fundação Instituto de Administração (FIA) |
instacron_str |
FIA |
institution |
FIA |
reponame_str |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
collection |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies |
repository.name.fl_str_mv |
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies - Fundação Instituto de Administração (FIA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843618051424256 |