Uso de Sistema de Informação Geográfica na Gestão do Marketing Mix: o caso de uma rede de calçados femininos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Rafaela Almeida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barbone, Denise, Cruz, Ricardo Chagas, Francisco, Eduardo de Rezende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Future Studies Research Journal: Trends and Strategies
Texto Completo: https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/280
Resumo: O caso refere-se a uma rede de lojas de calçado feminino (Rede A) que enfrenta problemas de estoque. A empresa não usa informações sobre clientes e localização do ponto de venda para renovar seu estoque, o que gera diminuição das vendas, excesso de produtos em algumas lojas e ruptura em outras, já que os modelos dos calçados adquiridos chegam a ser superiores (inferiores) à demanda. Assim, o objetivo do trabalho é mostrar como as ferramentas de Sistema de Informação Geográfica (SIG) podem ser aplicadas para solucionar o problema utilizando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Observou-se que a gestão do composto de marketing da Rede A não está alinhada ao seu público alvo e potencial. A análise forneceu insights para ações a serem tomadas em relação ao mix de produtos das lojas, à precificação, à localização dos pontos de venda e ao posicionamento da marca. As contribuições das ferramentas de geomarketing e geoinformação são fundamentais para as decisões de varejo. A técnica de geoprocessamento permite analisar fenômenos e distribuições aplicadas ao marketing na medida em que auxiliam na identificar de padrões, além de utilizar, simultaneamente, inúmeros bancos de dados. Este trabalho contribui para ampliar a discussão sobre as ferramentas SIG na área de marketing e para mostrar como ferramentas e dados gratuitos podem ser fortes aliados ao negócio.
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