O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponzio, Angelica Paiva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Machado, Andrea Soler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/354
Resumo: Este artigo pretende discutir o uso de métodos criativos para a solução de problemas complexos visando a inovação no ensino de Projeto Arquitetônico. Se, por um lado, a palavra projeto designa tanto uma produção documental que permite construir um objeto representado quanto um processo de coordenação de ações, o ensino desse processo implica um posicionamento claro a respeito do produto e dos métodos compatíveis com a natureza do problema didático que se quer propor. Partindo do princípio de que os métodos são as técnicas de trabalho empregadas e o processo de projeto é a maneira como essas são encadeadas por meio de ações, as experiências de ensino do ateliê de Projeto Arquitetônico aqui apresentadas buscam soluções projetuais por meio do estimulo da criatividade e de técnicas comuns ao Design Thinking em etapas e escalas variadas que conformam um trabalho teórico-prático fundamentado no "aprender fazendo".
id FIAMFAAM-2_eac83472fedac7eea542f0be32c8921e
oai_identifier_str oai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/354
network_acronym_str FIAMFAAM-2
network_name_str InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano
repository_id_str
spelling O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônicoUse of Creative Methods Envisioning Innovation on Teaching Architectural Design.processo de projetométodos criativosinovaçãoensino.design processmethodsinnovationteaching.Este artigo pretende discutir o uso de métodos criativos para a solução de problemas complexos visando a inovação no ensino de Projeto Arquitetônico. Se, por um lado, a palavra projeto designa tanto uma produção documental que permite construir um objeto representado quanto um processo de coordenação de ações, o ensino desse processo implica um posicionamento claro a respeito do produto e dos métodos compatíveis com a natureza do problema didático que se quer propor. Partindo do princípio de que os métodos são as técnicas de trabalho empregadas e o processo de projeto é a maneira como essas são encadeadas por meio de ações, as experiências de ensino do ateliê de Projeto Arquitetônico aqui apresentadas buscam soluções projetuais por meio do estimulo da criatividade e de técnicas comuns ao Design Thinking em etapas e escalas variadas que conformam um trabalho teórico-prático fundamentado no "aprender fazendo". This article discusses the use of creative methods for solving complex problems with a view to innovation in teaching architectural design. If, on the one hand, the word design means both a documentary production that allows to build an object represented as a coordination of actions, the teaching of this process involves a clear position regarding the product and methods compatible with the nature of the didactic problem that is being proposed. Assuming that the methods are the labor techniques employed and the design process is how these are linked through actions, the teaching experiences of the Architectural Design Studio here presented seeks design solutions through the stimulation of creativity and techniques common to Design Thinking in stages and varying scales that form a theoretical and practical study based on "learning by doing".FIAM-FAAM Centro Universitário2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/354InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano; v. 1 n. 2 (2015): JUL/DEZ; 109-1302446-9696reponame:InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbanoinstname:Centro Universitário FIAM-FAAMinstacron:FIAMFAAMporhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/354/pdfCopyright (c) 2017 InSitu – Revista Científica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPonzio, Angelica PaivaMachado, Andrea Soler2017-12-01T21:43:49Zoai:ojs2.revistaseletronicas.fiamfaam.br:article/354Revistahttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situsPRIhttps://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/oaipeter.monteiro@fiamfaam.br2446-96962446-9696opendoar:2017-12-01T21:43:49InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano - Centro Universitário FIAM-FAAMfalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico
Use of Creative Methods Envisioning Innovation on Teaching Architectural Design.
title O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico
spellingShingle O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico
Ponzio, Angelica Paiva
processo de projeto
métodos criativos
inovação
ensino.
design process
methods
innovation
teaching.
title_short O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico
title_full O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico
title_fullStr O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico
title_full_unstemmed O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico
title_sort O uso de métodos criativos visando a inovação no ensino de projeto arquitetônico
author Ponzio, Angelica Paiva
author_facet Ponzio, Angelica Paiva
Machado, Andrea Soler
author_role author
author2 Machado, Andrea Soler
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponzio, Angelica Paiva
Machado, Andrea Soler
dc.subject.por.fl_str_mv processo de projeto
métodos criativos
inovação
ensino.
design process
methods
innovation
teaching.
topic processo de projeto
métodos criativos
inovação
ensino.
design process
methods
innovation
teaching.
description Este artigo pretende discutir o uso de métodos criativos para a solução de problemas complexos visando a inovação no ensino de Projeto Arquitetônico. Se, por um lado, a palavra projeto designa tanto uma produção documental que permite construir um objeto representado quanto um processo de coordenação de ações, o ensino desse processo implica um posicionamento claro a respeito do produto e dos métodos compatíveis com a natureza do problema didático que se quer propor. Partindo do princípio de que os métodos são as técnicas de trabalho empregadas e o processo de projeto é a maneira como essas são encadeadas por meio de ações, as experiências de ensino do ateliê de Projeto Arquitetônico aqui apresentadas buscam soluções projetuais por meio do estimulo da criatividade e de técnicas comuns ao Design Thinking em etapas e escalas variadas que conformam um trabalho teórico-prático fundamentado no "aprender fazendo".
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/354
url https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/354/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FIAM-FAAM Centro Universitário
publisher.none.fl_str_mv FIAM-FAAM Centro Universitário
dc.source.none.fl_str_mv InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano; v. 1 n. 2 (2015): JUL/DEZ; 109-130
2446-9696
reponame:InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano
instname:Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron:FIAMFAAM
instname_str Centro Universitário FIAM-FAAM
instacron_str FIAMFAAM
institution FIAMFAAM
reponame_str InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano
collection InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano
repository.name.fl_str_mv InSitu – Revista Cientí­fica do Programa de Mestrado Profissional em Projeto, Produção e Gestão do Espaço Urbano - Centro Universitário FIAM-FAAM
repository.mail.fl_str_mv peter.monteiro@fiamfaam.br
_version_ 1797053063716929536