A avaliação externa como fator relevante de ação para a formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celestino, Marcos Roberto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
Texto Completo: http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/138
Resumo: É compartilhado por todos os educadores, não importa qual linha educacional, a importância da avaliação na prática educativa. A finalidade da avaliação pode ser diferente: (a) mensurar o progresso do aluno (sob o ponto de vista do próprio aluno ou do professor), (b) permitir ao professor verificar a eficiência e eficácia das estratégias de ensino e (c) viabilizar a avaliação interna ou externa de uma instituição de ensino. Qualquer uma dessas finalidades evidencia aspectos relevantes a serem considerados no processo ensino-aprendizagem, possibilitam também que se estabeleçam metas e ações para alcançá-las. O consenso, no entanto, não se faz presente com a mesma intensidade no que se refere a definir avaliação ou quando se aborda as maneiras de avaliar e com que níveis de exigência. Zabala (1998, p. 195) aponta a existência de definições diferentes, e muitas vezes ambíguas, sobre avaliação. Nota-se que há casos em que o aluno é o sujeito da avaliação, em outros é o grupo/classe ou até mesmo o professor ou a equipe docente; “[...] quanto ao objeto da avaliação, às vezes, é o processo de aprendizagem seguido pelo aluno ou os resultados obtidos, enquanto outras vezes se desloca para a própria intervenção do professor”. Com vistas nisso, nesse artigo, abordaremos cada uma das três finalidades apontadas para a avaliação e analisaremos de que maneira a Coordenação Pedagógica pode se valer da avaliação externa como um fator relevante na formação continuada dos professores.
id FICSALLES-1_ca1fc492a987a2df09713296f1c8b0b0
oai_identifier_str oai:www.fics.edu.br:article/138
network_acronym_str FICSALLES-1
network_name_str Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
repository_id_str
spelling A avaliação externa como fator relevante de ação para a formação continuadaAvaliação; formação continuada; coordenação pedagógica; avaliação interna e externa.É compartilhado por todos os educadores, não importa qual linha educacional, a importância da avaliação na prática educativa. A finalidade da avaliação pode ser diferente: (a) mensurar o progresso do aluno (sob o ponto de vista do próprio aluno ou do professor), (b) permitir ao professor verificar a eficiência e eficácia das estratégias de ensino e (c) viabilizar a avaliação interna ou externa de uma instituição de ensino. Qualquer uma dessas finalidades evidencia aspectos relevantes a serem considerados no processo ensino-aprendizagem, possibilitam também que se estabeleçam metas e ações para alcançá-las. O consenso, no entanto, não se faz presente com a mesma intensidade no que se refere a definir avaliação ou quando se aborda as maneiras de avaliar e com que níveis de exigência. Zabala (1998, p. 195) aponta a existência de definições diferentes, e muitas vezes ambíguas, sobre avaliação. Nota-se que há casos em que o aluno é o sujeito da avaliação, em outros é o grupo/classe ou até mesmo o professor ou a equipe docente; “[...] quanto ao objeto da avaliação, às vezes, é o processo de aprendizagem seguido pelo aluno ou os resultados obtidos, enquanto outras vezes se desloca para a própria intervenção do professor”. Com vistas nisso, nesse artigo, abordaremos cada uma das três finalidades apontadas para a avaliação e analisaremos de que maneira a Coordenação Pedagógica pode se valer da avaliação externa como um fator relevante na formação continuada dos professores.Faculdades Integradas Campos Salles2013-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/13810.22287/ag.v1i10.138Augusto Guzzo Revista Acadêmica; n. 10 (2012): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 36-502316-38521518-959710.22287/ag.v1i10reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)instacron:FICSALLESporhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/138/180Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCelestino, Marcos Roberto2013-05-13T23:57:51Zoai:www.fics.edu.br:article/138Revistahttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/indexhttp://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/oairevistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]2316-38521518-9597opendoar:2013-05-13T23:57:51Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação externa como fator relevante de ação para a formação continuada
title A avaliação externa como fator relevante de ação para a formação continuada
spellingShingle A avaliação externa como fator relevante de ação para a formação continuada
Celestino, Marcos Roberto
Avaliação; formação continuada; coordenação pedagógica; avaliação interna e externa.
title_short A avaliação externa como fator relevante de ação para a formação continuada
title_full A avaliação externa como fator relevante de ação para a formação continuada
title_fullStr A avaliação externa como fator relevante de ação para a formação continuada
title_full_unstemmed A avaliação externa como fator relevante de ação para a formação continuada
title_sort A avaliação externa como fator relevante de ação para a formação continuada
author Celestino, Marcos Roberto
author_facet Celestino, Marcos Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Celestino, Marcos Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; formação continuada; coordenação pedagógica; avaliação interna e externa.
topic Avaliação; formação continuada; coordenação pedagógica; avaliação interna e externa.
description É compartilhado por todos os educadores, não importa qual linha educacional, a importância da avaliação na prática educativa. A finalidade da avaliação pode ser diferente: (a) mensurar o progresso do aluno (sob o ponto de vista do próprio aluno ou do professor), (b) permitir ao professor verificar a eficiência e eficácia das estratégias de ensino e (c) viabilizar a avaliação interna ou externa de uma instituição de ensino. Qualquer uma dessas finalidades evidencia aspectos relevantes a serem considerados no processo ensino-aprendizagem, possibilitam também que se estabeleçam metas e ações para alcançá-las. O consenso, no entanto, não se faz presente com a mesma intensidade no que se refere a definir avaliação ou quando se aborda as maneiras de avaliar e com que níveis de exigência. Zabala (1998, p. 195) aponta a existência de definições diferentes, e muitas vezes ambíguas, sobre avaliação. Nota-se que há casos em que o aluno é o sujeito da avaliação, em outros é o grupo/classe ou até mesmo o professor ou a equipe docente; “[...] quanto ao objeto da avaliação, às vezes, é o processo de aprendizagem seguido pelo aluno ou os resultados obtidos, enquanto outras vezes se desloca para a própria intervenção do professor”. Com vistas nisso, nesse artigo, abordaremos cada uma das três finalidades apontadas para a avaliação e analisaremos de que maneira a Coordenação Pedagógica pode se valer da avaliação externa como um fator relevante na formação continuada dos professores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/138
10.22287/ag.v1i10.138
url http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/138
identifier_str_mv 10.22287/ag.v1i10.138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.fics.edu.br/index.php/augusto_guzzo/article/view/138/180
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Augusto Guzzo Revista Acadêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Campos Salles
publisher.none.fl_str_mv Faculdades Integradas Campos Salles
dc.source.none.fl_str_mv Augusto Guzzo Revista Acadêmica; n. 10 (2012): Augusto Guzzo Revista Acadêmica; 36-50
2316-3852
1518-9597
10.22287/ag.v1i10
reponame:Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
instname:Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
instacron:FICSALLES
instname_str Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
instacron_str FICSALLES
institution FICSALLES
reponame_str Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
collection Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online)
repository.name.fl_str_mv Augusto Guzzo Revista Acadêmica (Online) - Faculdades Integradas Campos Salles (FICSALLES)
repository.mail.fl_str_mv revistaacademica@cs.edu.br||claudinei@senger.com.br ]
_version_ 1754115654070304768