Parceria ensino e serviço em unidade básica de saúde como cenário de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Simone Bueno de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Duarte,Lucia Rondelo, Guerrero,José Manoel Amadio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho, Educação e Saúde (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000100123
Resumo: O objetivo do estudo foi conhecer a percepção de docentes, discentes e profissionais das unidades básicas de saúde sobre a integração ensino -serviço no curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A amostra do estudo foi constituída por 14 docentes, 36 alunos do sexto ano e 38 profissionais de seis unidades parceiras, que responderam a um questionário semiestruturado sobre a integração ensino-serviço e sua evolução. As respostas discursivas foram analisadas segundo a técnica do discurso do sujeito coletivo, e as respostas às questões fechadas foram analisadas segundo a distribuição de frequência. Verificou-se que 73,9% dos respondentes (a maioria de adultos jovens e mulheres) perceberam avanços na integração ensino-serviço nos últimos anos, 'com idas e vindas', pois 'é um processo', 'um aprendizado que leva tempo'. Os temas fortemente evidenciados foram os interesses distintos entre os atores, o envolvimento da universidade, a participação do aluno na unidade de saúde, a comunicação, a estrutura da unidade básica e o conhecimento da realidade.
id FIOCRUZ-2_29da5d8d34936ebdf03dd071b5ed0c59
oai_identifier_str oai:scielo:S1981-77462015000100123
network_acronym_str FIOCRUZ-2
network_name_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository_id_str
spelling Parceria ensino e serviço em unidade básica de saúde como cenário de ensino-aprendizagemeducação médicaunidade básica de saúdeintegração ensino-serviçoO objetivo do estudo foi conhecer a percepção de docentes, discentes e profissionais das unidades básicas de saúde sobre a integração ensino -serviço no curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A amostra do estudo foi constituída por 14 docentes, 36 alunos do sexto ano e 38 profissionais de seis unidades parceiras, que responderam a um questionário semiestruturado sobre a integração ensino-serviço e sua evolução. As respostas discursivas foram analisadas segundo a técnica do discurso do sujeito coletivo, e as respostas às questões fechadas foram analisadas segundo a distribuição de frequência. Verificou-se que 73,9% dos respondentes (a maioria de adultos jovens e mulheres) perceberam avanços na integração ensino-serviço nos últimos anos, 'com idas e vindas', pois 'é um processo', 'um aprendizado que leva tempo'. Os temas fortemente evidenciados foram os interesses distintos entre os atores, o envolvimento da universidade, a participação do aluno na unidade de saúde, a comunicação, a estrutura da unidade básica e o conhecimento da realidade.Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000100123Trabalho, Educação e Saúde v.13 n.1 2015reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZ10.1590/1981-7746-sip00026info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Simone Bueno de OliveiraDuarte,Lucia RondeloGuerrero,José Manoel Amadiopor2015-04-16T00:00:00Zoai:scielo:S1981-77462015000100123Revistahttp://www.scielo.br/teshttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevtes@fiocruz.br1981-77461678-1007opendoar:2015-04-16T00:00Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv Parceria ensino e serviço em unidade básica de saúde como cenário de ensino-aprendizagem
title Parceria ensino e serviço em unidade básica de saúde como cenário de ensino-aprendizagem
spellingShingle Parceria ensino e serviço em unidade básica de saúde como cenário de ensino-aprendizagem
Carvalho,Simone Bueno de Oliveira
educação médica
unidade básica de saúde
integração ensino-serviço
title_short Parceria ensino e serviço em unidade básica de saúde como cenário de ensino-aprendizagem
title_full Parceria ensino e serviço em unidade básica de saúde como cenário de ensino-aprendizagem
title_fullStr Parceria ensino e serviço em unidade básica de saúde como cenário de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Parceria ensino e serviço em unidade básica de saúde como cenário de ensino-aprendizagem
title_sort Parceria ensino e serviço em unidade básica de saúde como cenário de ensino-aprendizagem
author Carvalho,Simone Bueno de Oliveira
author_facet Carvalho,Simone Bueno de Oliveira
Duarte,Lucia Rondelo
Guerrero,José Manoel Amadio
author_role author
author2 Duarte,Lucia Rondelo
Guerrero,José Manoel Amadio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Simone Bueno de Oliveira
Duarte,Lucia Rondelo
Guerrero,José Manoel Amadio
dc.subject.por.fl_str_mv educação médica
unidade básica de saúde
integração ensino-serviço
topic educação médica
unidade básica de saúde
integração ensino-serviço
description O objetivo do estudo foi conhecer a percepção de docentes, discentes e profissionais das unidades básicas de saúde sobre a integração ensino -serviço no curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A amostra do estudo foi constituída por 14 docentes, 36 alunos do sexto ano e 38 profissionais de seis unidades parceiras, que responderam a um questionário semiestruturado sobre a integração ensino-serviço e sua evolução. As respostas discursivas foram analisadas segundo a técnica do discurso do sujeito coletivo, e as respostas às questões fechadas foram analisadas segundo a distribuição de frequência. Verificou-se que 73,9% dos respondentes (a maioria de adultos jovens e mulheres) perceberam avanços na integração ensino-serviço nos últimos anos, 'com idas e vindas', pois 'é um processo', 'um aprendizado que leva tempo'. Os temas fortemente evidenciados foram os interesses distintos entre os atores, o envolvimento da universidade, a participação do aluno na unidade de saúde, a comunicação, a estrutura da unidade básica e o conhecimento da realidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000100123
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462015000100123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-7746-sip00026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
dc.source.none.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde v.13 n.1 2015
reponame:Trabalho, Educação e Saúde (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Trabalho, Educação e Saúde (Online)
collection Trabalho, Educação e Saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalho, Educação e Saúde (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv revtes@fiocruz.br
_version_ 1754115632512630784