O uso da internet como ferramenta de comunicação dos direitos à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Celso Murilo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Madeira, Christiane Soares Pereira, Esposto, Eglaisede Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)
Texto Completo: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/1148
Resumo: A proteção da saúde no Brasil é um direito social garantido pela Constituição Federal que objetiva salvaguardar o acesso universal e igualitário aos serviços e ações de saúde. Sob essa perspectiva, o marco civil da internet protege os internautas de danos causados por conteúdos indevidos, impróprios ou que sejam nocivos à saúde. No Brasil, aproximadamente 81 milhões de pessoas utilizam a internet por meio de tecnologias móveis para acessar desde redes sociais (Facebook, Twitter, Flickr e Youtube) ou motores de busca (Google) para diversas finalidades. O presente estudo buscou avaliar a popularidade dos termos utilizados pelos usuários no que se refere aos temas saúde e direito à saúde. Para seleção dos termos utilizados em saúde foi realizada uma busca nos Descritores em Ciências da Saúde e depois aplicada à ferramenta Google Trends. Os resultados demonstraram que os brasileiros usuários de internet tem interesse por informações sobre produtos e serviços e também sobre saúde. Segundo o Google Trends, os brasileiros ao utilizarem o motor de busca Google nos últimos 5 anos sobre temas relacionados à saúde tiveram maior interesse pelas palavras “Doenças” e “Plano de saúde” obtendo score 70 para ambas. Entretanto, palavras consideradas menos populares pela ferramenta refletem a baixa procura por sites governamentais ou o direcionamento destas palavras para um público mais específico (advogados ou profissionais de saúde).
id FIOCRUZ-3_5810672e442a2b3c0c7717625e8eb61d
oai_identifier_str oai:ojs.cadernos.prodisa.fiocruz.br:article/1148
network_acronym_str FIOCRUZ-3
network_name_str Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)
repository_id_str
spelling O uso da internet como ferramenta de comunicação dos direitos à saúde InternetMeios de comunicaçãoDireito à saúdeA proteção da saúde no Brasil é um direito social garantido pela Constituição Federal que objetiva salvaguardar o acesso universal e igualitário aos serviços e ações de saúde. Sob essa perspectiva, o marco civil da internet protege os internautas de danos causados por conteúdos indevidos, impróprios ou que sejam nocivos à saúde. No Brasil, aproximadamente 81 milhões de pessoas utilizam a internet por meio de tecnologias móveis para acessar desde redes sociais (Facebook, Twitter, Flickr e Youtube) ou motores de busca (Google) para diversas finalidades. O presente estudo buscou avaliar a popularidade dos termos utilizados pelos usuários no que se refere aos temas saúde e direito à saúde. Para seleção dos termos utilizados em saúde foi realizada uma busca nos Descritores em Ciências da Saúde e depois aplicada à ferramenta Google Trends. Os resultados demonstraram que os brasileiros usuários de internet tem interesse por informações sobre produtos e serviços e também sobre saúde. Segundo o Google Trends, os brasileiros ao utilizarem o motor de busca Google nos últimos 5 anos sobre temas relacionados à saúde tiveram maior interesse pelas palavras “Doenças” e “Plano de saúde” obtendo score 70 para ambas. Entretanto, palavras consideradas menos populares pela ferramenta refletem a baixa procura por sites governamentais ou o direcionamento destas palavras para um público mais específico (advogados ou profissionais de saúde).Fundação Oswaldo Cruz Brasília2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/1148Iberoamerican Journal of Health Law; Vol. 6 (2017): Suplemento: parte 3; 788-795Cuadernos Iberoamericanos de Derecho Sanitario; Vol. 6 (2017): Suplemento: parte 3; 788-795Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário; v. 6 (2017): Suplemento: parte 3; 788-7952358-18242317-8396reponame:Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)instacron:FIOCRUZporhttps://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/1148/1075https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMadeira, Celso MuriloMadeira, Christiane Soares PereiraEsposto, Eglaisede MirandaMadeira, Celso MuriloMadeira, Christiane Soares PereiraEsposto, Eglaisede MirandaMadeira, Celso MuriloMadeira, Christiane Soares PereiraEsposto, Eglaisede Miranda2023-12-15T16:23:25Zoai:ojs.cadernos.prodisa.fiocruz.br:article/1148Revistahttp://www.cadernos.prodisa.fiocruz.brPUBhttp://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/oaicadernos.direitosanitario@fiocruz.br2358-18242317-8396opendoar:2023-12-15T16:23:25Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da internet como ferramenta de comunicação dos direitos à saúde
title O uso da internet como ferramenta de comunicação dos direitos à saúde
spellingShingle O uso da internet como ferramenta de comunicação dos direitos à saúde
Madeira, Celso Murilo
Internet
Meios de comunicação
Direito à saúde
title_short O uso da internet como ferramenta de comunicação dos direitos à saúde
title_full O uso da internet como ferramenta de comunicação dos direitos à saúde
title_fullStr O uso da internet como ferramenta de comunicação dos direitos à saúde
title_full_unstemmed O uso da internet como ferramenta de comunicação dos direitos à saúde
title_sort O uso da internet como ferramenta de comunicação dos direitos à saúde
author Madeira, Celso Murilo
author_facet Madeira, Celso Murilo
Madeira, Christiane Soares Pereira
Esposto, Eglaisede Miranda
author_role author
author2 Madeira, Christiane Soares Pereira
Esposto, Eglaisede Miranda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Celso Murilo
Madeira, Christiane Soares Pereira
Esposto, Eglaisede Miranda
Madeira, Celso Murilo
Madeira, Christiane Soares Pereira
Esposto, Eglaisede Miranda
Madeira, Celso Murilo
Madeira, Christiane Soares Pereira
Esposto, Eglaisede Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Meios de comunicação
Direito à saúde
topic Internet
Meios de comunicação
Direito à saúde
description A proteção da saúde no Brasil é um direito social garantido pela Constituição Federal que objetiva salvaguardar o acesso universal e igualitário aos serviços e ações de saúde. Sob essa perspectiva, o marco civil da internet protege os internautas de danos causados por conteúdos indevidos, impróprios ou que sejam nocivos à saúde. No Brasil, aproximadamente 81 milhões de pessoas utilizam a internet por meio de tecnologias móveis para acessar desde redes sociais (Facebook, Twitter, Flickr e Youtube) ou motores de busca (Google) para diversas finalidades. O presente estudo buscou avaliar a popularidade dos termos utilizados pelos usuários no que se refere aos temas saúde e direito à saúde. Para seleção dos termos utilizados em saúde foi realizada uma busca nos Descritores em Ciências da Saúde e depois aplicada à ferramenta Google Trends. Os resultados demonstraram que os brasileiros usuários de internet tem interesse por informações sobre produtos e serviços e também sobre saúde. Segundo o Google Trends, os brasileiros ao utilizarem o motor de busca Google nos últimos 5 anos sobre temas relacionados à saúde tiveram maior interesse pelas palavras “Doenças” e “Plano de saúde” obtendo score 70 para ambas. Entretanto, palavras consideradas menos populares pela ferramenta refletem a baixa procura por sites governamentais ou o direcionamento destas palavras para um público mais específico (advogados ou profissionais de saúde).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/1148
url https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/1148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/1148/1075
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz Brasília
publisher.none.fl_str_mv Fundação Oswaldo Cruz Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Iberoamerican Journal of Health Law; Vol. 6 (2017): Suplemento: parte 3; 788-795
Cuadernos Iberoamericanos de Derecho Sanitario; Vol. 6 (2017): Suplemento: parte 3; 788-795
Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário; v. 6 (2017): Suplemento: parte 3; 788-795
2358-1824
2317-8396
reponame:Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)
instname:Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron:FIOCRUZ
instname_str Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
instacron_str FIOCRUZ
institution FIOCRUZ
reponame_str Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)
collection Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (Online) - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
repository.mail.fl_str_mv cadernos.direitosanitario@fiocruz.br
_version_ 1798942497566621696