Opinião de escolares e educadores sobre saúde: o ponto de vista da escola pública de uma região periférica do Município de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,Cássia B.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Salvetti,Marina de G., Ávila,Lívia K. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Saúde Pública
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2003000400036
Resumo: Este estudo tomou como objeto as concepções vigentes na sociedade sobre os problemas e necessidades de saúde dos adolescentes. Com base nas preocupações da saúde coletiva com as políticas públicas de proteção social, objetivou apreender a opinião da escola pública sobre esses temas. Referenciou-se na teoria da determinação social do processo saúde-doença e na visão de que as necessidades de saúde se traduzem em demandas de transformação dos processos nocivos conseqüentes às relações de produção. A apreensão dos dados foi realizada mediante entrevistas com Coordenadores Pedagógicos e grupos focais com adolescentes das escolas públicas do Distrito de Raposo Tavares (Município de São Paulo). Os resultados mostraram que os participantes reconheceram: (1) a esfera dos determinantes sociais na base dos problemas de saúde dos adolescentes; (2) além dos processos mórbidos, um conjunto de problemas sociais que repercutem sobre o processo saúde-doença, destacando o uso de drogas e a violência. As necessidades de saúde se traduziram em demandas por políticas sociais públicas intersetoriais.
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