Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Taciane Costa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Machado, Débora Gomes, Costa, Aléssio Almada da, Souza, Marcos Antônio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Metropolitana de Sustentabilidade
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1218
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar qual a percepção dos alunos do curso de graduação em ciências contábeis, das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, sobre desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma survey descritiva, com abordagem quantitativa. Os respondentes foram os alunos iniciantes e concluintes, do curso de Ciências Contábeis, na modalidade presencial, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, realizada no segundo semestre letivo de 2014. Os resultados demonstraram, de forma geral, que os alunos possuem percepção mediana em relação ao tema, embora sobre algumas ênfases tenham alta percepção, tais como: fontes alternativas de energia, uso de produtos quí­micos, consumo de água e alimentos, reciclar materiais reaproveitáveis, recursos básicos a longo prazo, preservação da biodiversidade e dos ecossistemas; de acordo com as assertivas estudadas, sendo que os alunos concluintes possuem percepção maior do que os iniciantes. Recomenda-se para pesquisas futuras uma análise comparativa do grau de percepção ambiental entre os estudantes que cursaram a disciplina de contabilidade ambiental ou socioambiental e os que não cursaram a mesma, buscando evidenciar a importância dessa disciplina para a formação acadêmica.
id FMU-2_86fafa606bfd9e7fdedfcc2fdfc83c5f
oai_identifier_str oai:ojs.fmu.br:article/1218
network_acronym_str FMU-2
network_name_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository_id_str
spelling Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do SulSUSTAINABLE DEVELOPMENT: PERCEPTION OF UNDERGRADUATE STUDENTS IN ACCOUNTING OF FEDERAL INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION OF THE RIO GRANDE DO SUL STATEEL DESARROLLO SOSTENIBLE: PERCEPCIÓN DE LOS ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS DE CONTABILIDAD DE INSTITUCIONES FEDERALES DE ENSEÑANZA SUPERIOR DEL RIO GRANDE DO SULSustainable DevelopmentEnvironmental accountingAccounting.Desarrollo SostenibleContabilidad AmbientalContabilidad.Desenvolvimento SustentávelContabilidade AmbientalCiências Contábeis.Este estudo teve como objetivo identificar qual a percepção dos alunos do curso de graduação em ciências contábeis, das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, sobre desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma survey descritiva, com abordagem quantitativa. Os respondentes foram os alunos iniciantes e concluintes, do curso de Ciências Contábeis, na modalidade presencial, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, realizada no segundo semestre letivo de 2014. Os resultados demonstraram, de forma geral, que os alunos possuem percepção mediana em relação ao tema, embora sobre algumas ênfases tenham alta percepção, tais como: fontes alternativas de energia, uso de produtos quí­micos, consumo de água e alimentos, reciclar materiais reaproveitáveis, recursos básicos a longo prazo, preservação da biodiversidade e dos ecossistemas; de acordo com as assertivas estudadas, sendo que os alunos concluintes possuem percepção maior do que os iniciantes. Recomenda-se para pesquisas futuras uma análise comparativa do grau de percepção ambiental entre os estudantes que cursaram a disciplina de contabilidade ambiental ou socioambiental e os que não cursaram a mesma, buscando evidenciar a importância dessa disciplina para a formação acadêmica.This study aimed to identify the perception of undergraduate students in accounting, of Federal Institutions of Higher Education of the State of Rio Grande do Sul, on sustainable development. It is a descriptive survey with a quantitative approach. Respondents were beginners and graduates students, of the course in Accounting, in classroom mode, of the Universidade Federal do Rio Grande - FURG, the Universidade Federal de Santa Maria - UFSM and the Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, held in second semester 2014. The results showed, in general trhat students have mean perception of the issue, though on some emphases have high perception, such as alternative energy sources, use of chemicals, water consumption and food, recycle reusable materials, long-term basic resources, preservation of biodiversity and ecosystems; according to studied assertive, and the graduating students have greater insight than beginners. Its recommends for future research a comparative analysis of the degree of environmental perception between students who attended the discipline of environmental accounting and environmental or not the attended one same, seeking to highlight the importance this discipline to higher education.Este estudio tuvo como objetivo identificar la percepción de los estudiantes universitarios de contabilidad de instituciones federales de enseñanza superior del Rio Grande do Sul sobre desarrollo sostenible. Se trata de un estudio descriptivo, con un enfoque cuantitativo. Los encuestados eran estudiantes principiantes y graduados del curso de contabilidad en la modalidad presencial, de la Universidade Federal do Rio Grande - FURG, de la Universidade Federal de Santa Maria - UFSM y de la Universidad Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, celebrada en segundo semestre de 2014. Los resultados mostraron, en general, que los estudiantes tienen la percepción media del sujeto, aunque en algunas énfasis tengan una alta percepción, tales como fuentes alternativas de energí­a, el uso de productos quí­micos, el consumo de agua y alimentos, reciclar los materiales reutilizables, recursos básicos a largo plazo, conservación de la biodiversidad y de los ecosistemas; Según el estudio los estudiantes que se gradúan tienen una visión superior a los principiantes. Se recomienda para la investigación futura una análisi comparativa del nivel de percepción ambiental entre los estudiantes que asistieron a la disciplina de la contabilidad ambiental o social y ambiental, y aquellos que no asistieron a la misma, tratando de poner de relieve la importancia de esta disciplina para la formación académica.COMPLEXO EDUCACIONAL FMU2017-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionsurveyapplication/pdfhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1218Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 7 n. 1 (2017): (Jan./Abr. 2017) Publicada em 28/abr/2017; 68-902318-3233reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinstname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)instacron:FMUporhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1218/pdfCopyright (c) 2017 Revista Metropolitana de Sustentabilidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Taciane CostaMachado, Débora GomesCosta, Aléssio Almada daSouza, Marcos Antônio de2017-05-09T19:59:29Zoai:ojs.fmu.br:article/1218Revistahttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/indexPRIhttps://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/oaicelso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com2318-32332318-3233opendoar:2017-05-09T19:59:29Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul
SUSTAINABLE DEVELOPMENT: PERCEPTION OF UNDERGRADUATE STUDENTS IN ACCOUNTING OF FEDERAL INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION OF THE RIO GRANDE DO SUL STATE
EL DESARROLLO SOSTENIBLE: PERCEPCIÓN DE LOS ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS DE CONTABILIDAD DE INSTITUCIONES FEDERALES DE ENSEÑANZA SUPERIOR DEL RIO GRANDE DO SUL
title Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul
spellingShingle Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul
Rodrigues, Taciane Costa
Sustainable Development
Environmental accounting
Accounting.
Desarrollo Sostenible
Contabilidad Ambiental
Contabilidad.
Desenvolvimento Sustentável
Contabilidade Ambiental
Ciências Contábeis.
title_short Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul
title_full Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul
title_fullStr Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul
title_sort Desenvolvimento Sustentável: Percepção dos Alunos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul
author Rodrigues, Taciane Costa
author_facet Rodrigues, Taciane Costa
Machado, Débora Gomes
Costa, Aléssio Almada da
Souza, Marcos Antônio de
author_role author
author2 Machado, Débora Gomes
Costa, Aléssio Almada da
Souza, Marcos Antônio de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Taciane Costa
Machado, Débora Gomes
Costa, Aléssio Almada da
Souza, Marcos Antônio de
dc.subject.por.fl_str_mv Sustainable Development
Environmental accounting
Accounting.
Desarrollo Sostenible
Contabilidad Ambiental
Contabilidad.
Desenvolvimento Sustentável
Contabilidade Ambiental
Ciências Contábeis.
topic Sustainable Development
Environmental accounting
Accounting.
Desarrollo Sostenible
Contabilidad Ambiental
Contabilidad.
Desenvolvimento Sustentável
Contabilidade Ambiental
Ciências Contábeis.
description Este estudo teve como objetivo identificar qual a percepção dos alunos do curso de graduação em ciências contábeis, das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, sobre desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma survey descritiva, com abordagem quantitativa. Os respondentes foram os alunos iniciantes e concluintes, do curso de Ciências Contábeis, na modalidade presencial, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, realizada no segundo semestre letivo de 2014. Os resultados demonstraram, de forma geral, que os alunos possuem percepção mediana em relação ao tema, embora sobre algumas ênfases tenham alta percepção, tais como: fontes alternativas de energia, uso de produtos quí­micos, consumo de água e alimentos, reciclar materiais reaproveitáveis, recursos básicos a longo prazo, preservação da biodiversidade e dos ecossistemas; de acordo com as assertivas estudadas, sendo que os alunos concluintes possuem percepção maior do que os iniciantes. Recomenda-se para pesquisas futuras uma análise comparativa do grau de percepção ambiental entre os estudantes que cursaram a disciplina de contabilidade ambiental ou socioambiental e os que não cursaram a mesma, buscando evidenciar a importância dessa disciplina para a formação acadêmica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
survey
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1218
url https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1218/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Metropolitana de Sustentabilidade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Metropolitana de Sustentabilidade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
publisher.none.fl_str_mv COMPLEXO EDUCACIONAL FMU
dc.source.none.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233); v. 7 n. 1 (2017): (Jan./Abr. 2017) Publicada em 28/abr/2017; 68-90
2318-3233
reponame:Revista Metropolitana de Sustentabilidade
instname:Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron:FMU
instname_str Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
instacron_str FMU
institution FMU
reponame_str Revista Metropolitana de Sustentabilidade
collection Revista Metropolitana de Sustentabilidade
repository.name.fl_str_mv Revista Metropolitana de Sustentabilidade - Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
repository.mail.fl_str_mv celso.sustentabilidade@gmail.com||editor.sustentabilidade@gmail.com|| suporte.revista@gmail.com
_version_ 1798945135956852736