A atuação do Relato Integrado nas empresas brasileiras Um estudo comparativo sobre a forma de divulgação do RI entre os dois maiores bancos privados nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roberta Cristina da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Fernando de Almeida, dos Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes, teste, teste
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Metropolitana de Sustentabilidade
Texto Completo: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/2065
Resumo: Este artigo procurou analisar a maneira como é realizada a divulgação das informações que compõem o Relato Integrado. Tal demonstrativo figura como instrumento de comunicação sobre a transparência e as polí­ticas empresariais de sustentabilidade. Apesar da divulgação do RI não ser obrigatória, atualmente 62 paí­ses são aderentes com mais de 1.600 empresas realizando suas publicações, sendo que no Brasil, 120 empresas já aderiram. O relato integrado trata-se de uma comunicação coesa acerca de como as empresas relacionam se com seus recursos e o meio ambiente onde se encontram inseridas. O estudo realizado tem caráter comparativo e, a delimitação ocorreu mediante a escolha dos dois maiores bancos nacionais privados: Itaú Unibanco e Bradesco. Tal escolha se deu mediante as posições de destaque ocupadas por ambos em diversos rankings que medem desempenho e atuação de mercado. Uma análise comparativa entre tais empresas, ao que tange í s diferenças e semelhanças na forma de divulgação de três aspectos especificamente: seus capitais, sua criação de valor e seus planos estratégicos. O estudo conseguiu identificar diferenças nos três quesitos abordados. O Itaú traz nos três âmbitos uma maior riqueza de detalhes, apesar de seu relato ser sumariamente menor que o do Bradesco. Tal circunstância evidencia perfis diferentes para empresas do mesmo porte, mesmo segmento e com destaque mundial. Elucida se que tal identificação apenas indica uma diferenciação quanto ao perfil e escolhas internas dos bancos quanto aos valores que escolhem para divulgar com maior evidenciação.
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