AMAMENTAÇÃO E CUIDADOS AO BEBÊ DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: como recursos multimídias podem ajudar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia e Saúde em Debate |
Texto Completo: | https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/726 |
Resumo: | Com a pandemia da COVID-19, o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento para enfrentar o estresse gerado pela crise mundial do coronavírus se tornou mandatório. Baseado nisso, o objetivo deste artigo é analisar recursos multimídia em formato de vídeo para a plataforma digital Instagram como estratégia de educação em saúde durante a pandemia da COVID-19 para ajudar puérperas e suas redes de apoio. Trata-se de um estudo metodológico descritivo baseado na avaliação de critérios de validade de conteúdo por 21 juízes puérperas, com média de idade de 29,38 anos. A maioria residia na região sudeste do Brasil (n=20) e possuía ensino superior (52,38%), seguido do ensino médio (38,09%). Coeficientes de Validade de Conteúdo (CVC) ? 0,80 foram adotados para validar a clareza da linguagem, relevância, pertinência e apresentação dos vídeos. Todos os CVC dos vídeos da Série “Amamentação” foram satisfatórios entre ? 0,85 e 1. Com exceção do 4º vídeo (CVC ? 0,73), os vídeos da Série “Cuidado Neonatal” obtiveram CVC entre ? 0,86 e 1. Esses resultados indicam que a população-alvo considerou os vídeos relevantes, adequados, de fácil compreensão e esteticamente agradáveis. De acordo com isso, os recursos multimídia em formato de vídeo podem ser considerados uma ferramenta válida para a proposta educacional em saúde. Assim, os vídeos podem ajudar mulheres durante o pós-parto e suas famílias a lidar com o estresse da pandemia COVID-19. |
id |
FPM-1_a6e6092de2993d0ba90fd5a3c6738d43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/726 |
network_acronym_str |
FPM-1 |
network_name_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
AMAMENTAÇÃO E CUIDADOS AO BEBÊ DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: como recursos multimídias podem ajudarBREASTFEEDING AND BABY CARE DURING THE COVID-19 PANDEMIC: how multimedia resources can helpLACTANCIA MATERNA Y CUIDADO DEL BEBÉ DURANTE LA PANDEMIA DEL COVID-19: cómo pueden ayudar los recursos multimediaPeriodo PospartoEducación en SaludEstudio de ValidaciónPsicología PositivaPostpartum PeriodHealth EducationValidation StudyPositive PsychologyPuerpérioEducação em SaúdeEstudos de ValidaçãoPsicologia PositivaCom a pandemia da COVID-19, o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento para enfrentar o estresse gerado pela crise mundial do coronavírus se tornou mandatório. Baseado nisso, o objetivo deste artigo é analisar recursos multimídia em formato de vídeo para a plataforma digital Instagram como estratégia de educação em saúde durante a pandemia da COVID-19 para ajudar puérperas e suas redes de apoio. Trata-se de um estudo metodológico descritivo baseado na avaliação de critérios de validade de conteúdo por 21 juízes puérperas, com média de idade de 29,38 anos. A maioria residia na região sudeste do Brasil (n=20) e possuía ensino superior (52,38%), seguido do ensino médio (38,09%). Coeficientes de Validade de Conteúdo (CVC) ? 0,80 foram adotados para validar a clareza da linguagem, relevância, pertinência e apresentação dos vídeos. Todos os CVC dos vídeos da Série “Amamentação” foram satisfatórios entre ? 0,85 e 1. Com exceção do 4º vídeo (CVC ? 0,73), os vídeos da Série “Cuidado Neonatal” obtiveram CVC entre ? 0,86 e 1. Esses resultados indicam que a população-alvo considerou os vídeos relevantes, adequados, de fácil compreensão e esteticamente agradáveis. De acordo com isso, os recursos multimídia em formato de vídeo podem ser considerados uma ferramenta válida para a proposta educacional em saúde. Assim, os vídeos podem ajudar mulheres durante o pós-parto e suas famílias a lidar com o estresse da pandemia COVID-19.With the COVID-19 pandemic, the development of coping strategies to face the stress generated by the worldwide crisis of the new coronavirus became mandatory. Based on this, the purpose of this article is to analyze multimedia resources on video format for the digital platform Instagram as health education strategies to help puerperal women and their support networks during the COVID-19 pandemic. This is a descriptive methodological study based on the evaluation of content validity criterion by 21 postnatal judges, with an average age of 29.38 years. Most of them lived in the southeastern region of Brazil (n = 20) and had higher education (52.38%), followed by high school (38.09%). Content Validity Coefficients (CVC) ? 0.80 were adopted to validate language clarity, relevance, pertinence, and presentation of the videos. All CVC of the from the Series “Breastfeeding” were satisfactory between ? 0.85 and 1. With the exception of the 4th video (CVC ? 0.73) the videos from the Series “Neonatal Care” obtained CVC between ?0,86 and 1. These results indicate that the target population considered the videos relevant, adequate, easy to understand and aesthetically pleasing. Accordingly, multimedia resources in video format can be considered a valid tool for the educational health proposal. Thus, the videos could help women during the postpartum period and their families to cope with the stress from the COVID-19 pandemic.Con la pandemia de COVID-19, el desarrollo de estrategias de afrontamiento para afrontar el estrés generado por la crisis mundial del coronavirus se volvió obligatorio. En este contexto, el propósito de este artículo es analizar recursos multimedia en formato de video para la plataforma digital Instagram como estrategia de educación en salud durante la pandemia COVID-19 para ayudar a las mujeres puerperales y sus redes de apoyo. Se trata de un estudio metodológico descriptivo basado en la evaluación de criterios de validez de contenido por 21 jueces de posparto, con una edad promedio de 29,38 años. La mayoría vivía en la región sureste de Brasil (n = 20) y tenía educación superior (52,38%), seguida de secundaria (38,09%). Se adoptaron Coeficientes de Validez de Contenido (CVC) ? 0,80 para validar la claridad de lenguaje, relevancia, importancia y presentación de los videos. Todos los CVC de los videos de la serie “Lactancia materna” fueron satisfactorios entre ? 0,85 y 1. Con la excepción del 4º video (CVC ? 0,73), los videos de la serie “Neonatal Care” obtuviero CVC entre ? 0,86 y 1. Estos resultados indican que la población objetivo considera los videos relevantes, adecuados, fáciles de entender y estéticamente agradables. A partir de esto, los recursos multimedia en formato de video pueden ser considerado una herramienta válida para la propuesta educativa en salud. Por lo tanto, los videos pueden ayudar a las mujeres en posparto y a sus familias a enfrentar el estrés de la pandemia de COVID-19.Faculdade Patos de Minas2021-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/72610.22289/2446-922X.V7N1A8Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 No. 1 (2021); 107-127Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 107-127Psicologia e Saúde em debate; v. 7 n. 1 (2021); 107-1272446-922X10.22289/2446-922X.V7N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/726/474Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarroso Perry, Cassia PatriciaBarros da Cunha, Ana CristinaAlves de Albuquerque , Karolina de Moura Burgarelli, Paula Caroline Batella Martins, MarinaVilaça Cavallari Machado, Marina2023-08-01T03:31:36Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/726Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:36Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AMAMENTAÇÃO E CUIDADOS AO BEBÊ DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: como recursos multimídias podem ajudar BREASTFEEDING AND BABY CARE DURING THE COVID-19 PANDEMIC: how multimedia resources can help LACTANCIA MATERNA Y CUIDADO DEL BEBÉ DURANTE LA PANDEMIA DEL COVID-19: cómo pueden ayudar los recursos multimedia |
title |
AMAMENTAÇÃO E CUIDADOS AO BEBÊ DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: como recursos multimídias podem ajudar |
spellingShingle |
AMAMENTAÇÃO E CUIDADOS AO BEBÊ DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: como recursos multimídias podem ajudar Barroso Perry, Cassia Patricia Periodo Posparto Educación en Salud Estudio de Validación Psicología Positiva Postpartum Period Health Education Validation Study Positive Psychology Puerpério Educação em Saúde Estudos de Validação Psicologia Positiva |
title_short |
AMAMENTAÇÃO E CUIDADOS AO BEBÊ DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: como recursos multimídias podem ajudar |
title_full |
AMAMENTAÇÃO E CUIDADOS AO BEBÊ DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: como recursos multimídias podem ajudar |
title_fullStr |
AMAMENTAÇÃO E CUIDADOS AO BEBÊ DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: como recursos multimídias podem ajudar |
title_full_unstemmed |
AMAMENTAÇÃO E CUIDADOS AO BEBÊ DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: como recursos multimídias podem ajudar |
title_sort |
AMAMENTAÇÃO E CUIDADOS AO BEBÊ DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: como recursos multimídias podem ajudar |
author |
Barroso Perry, Cassia Patricia |
author_facet |
Barroso Perry, Cassia Patricia Barros da Cunha, Ana Cristina Alves de Albuquerque , Karolina de Moura Burgarelli, Paula Caroline Batella Martins, Marina Vilaça Cavallari Machado, Marina |
author_role |
author |
author2 |
Barros da Cunha, Ana Cristina Alves de Albuquerque , Karolina de Moura Burgarelli, Paula Caroline Batella Martins, Marina Vilaça Cavallari Machado, Marina |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barroso Perry, Cassia Patricia Barros da Cunha, Ana Cristina Alves de Albuquerque , Karolina de Moura Burgarelli, Paula Caroline Batella Martins, Marina Vilaça Cavallari Machado, Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Periodo Posparto Educación en Salud Estudio de Validación Psicología Positiva Postpartum Period Health Education Validation Study Positive Psychology Puerpério Educação em Saúde Estudos de Validação Psicologia Positiva |
topic |
Periodo Posparto Educación en Salud Estudio de Validación Psicología Positiva Postpartum Period Health Education Validation Study Positive Psychology Puerpério Educação em Saúde Estudos de Validação Psicologia Positiva |
description |
Com a pandemia da COVID-19, o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento para enfrentar o estresse gerado pela crise mundial do coronavírus se tornou mandatório. Baseado nisso, o objetivo deste artigo é analisar recursos multimídia em formato de vídeo para a plataforma digital Instagram como estratégia de educação em saúde durante a pandemia da COVID-19 para ajudar puérperas e suas redes de apoio. Trata-se de um estudo metodológico descritivo baseado na avaliação de critérios de validade de conteúdo por 21 juízes puérperas, com média de idade de 29,38 anos. A maioria residia na região sudeste do Brasil (n=20) e possuía ensino superior (52,38%), seguido do ensino médio (38,09%). Coeficientes de Validade de Conteúdo (CVC) ? 0,80 foram adotados para validar a clareza da linguagem, relevância, pertinência e apresentação dos vídeos. Todos os CVC dos vídeos da Série “Amamentação” foram satisfatórios entre ? 0,85 e 1. Com exceção do 4º vídeo (CVC ? 0,73), os vídeos da Série “Cuidado Neonatal” obtiveram CVC entre ? 0,86 e 1. Esses resultados indicam que a população-alvo considerou os vídeos relevantes, adequados, de fácil compreensão e esteticamente agradáveis. De acordo com isso, os recursos multimídia em formato de vídeo podem ser considerados uma ferramenta válida para a proposta educacional em saúde. Assim, os vídeos podem ajudar mulheres durante o pós-parto e suas famílias a lidar com o estresse da pandemia COVID-19. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/726 10.22289/2446-922X.V7N1A8 |
url |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/726 |
identifier_str_mv |
10.22289/2446-922X.V7N1A8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/726/474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debate https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Patos de Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 No. 1 (2021); 107-127 Psicologia e Saúde em debate; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 107-127 Psicologia e Saúde em debate; v. 7 n. 1 (2021); 107-127 2446-922X 10.22289/2446-922X.V7N1 reponame:Psicologia e Saúde em Debate instname:Faculdade Patos de Minas (FPM) instacron:FPM |
instname_str |
Faculdade Patos de Minas (FPM) |
instacron_str |
FPM |
institution |
FPM |
reponame_str |
Psicologia e Saúde em Debate |
collection |
Psicologia e Saúde em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
editor@dpgpsifpm.com.br |
_version_ |
1797042465045217280 |