SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES: um olhar para literatura com ênfase na necessidade de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintiliano, Julian Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Antoniassi J´únior, Gilmar, de Araújo Mendes Silva, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saúde em Debate
Texto Completo: https://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/942
Resumo: O trabalho considerado como fonte de sobrevivência também atrela-se à formação da identidade e relaciona-se indivíduo não somente ao prazer como também adoecimento. O desgaste relacionado as condições de trabalho pode gerar o estresse que se prolongado origina a Síndrome de Burnout nos profissionais. O profissional docente é uma das categorias que se encontra mais exposta à ocorrência dessa síndromee esse fato pode prejudicar tanto o profissional quanto a comunidade escolar por ele atendida. Diante dessa realidade, o presente estudo buscou descrever brevemente aspectos sobre a relação saúde trabalho; discorrer sobre os fatores de risco associados ao estresse na profissão docente; relatar sobre a Síndrome de Burnout em professores apontando suas consequências e a necessidade de ações que visem a prevenção e o tratamento dos acometidos. Caracteriza-se como uma revisão narrativa da literatura que utilizou como base de dados a plataforma do Google Acadêmico, sendo a busca realizada por meio das seguintes palavras: “burnout” and “professores”. Foram utilizadas obras no idioma português preferencialmente no período de 2002 a 2022, contando para composição do corpus dessa revisão um total de obras que incluem artigos, livros, TCCs, dissertações e teses. O estudo mostrou que o trabalho conforme sua forma de organização e exigências pode gerar consequências tanto para saúde física como mental. No segundo caso, um dos acometimentos que vem se destacando é o Burnout. No caso específico da docência, a profissão é considerada uma tarefa complexa com muitas exigências, as jornadas muitas vezes duplas e o contato direto não apenas com os alunos mas também com os pais e demais atores sociais da escola, podem levar ao desgaste físico e mental, as mudanças comportamentais em relação aos colegas, baixa valorização de sua profissão, trazendo inúmeras consequências impedindo o bem-estar dos professores. A literatura investigada apontou alguns caminhos que podem auxiliar na mudança dessa situação e alerta para a urgência de um repensar nas condições de trabalho por meio de ações urgentes a serem adotadas.
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Diante dessa realidade, o presente estudo buscou descrever brevemente aspectos sobre a relação saúde trabalho; discorrer sobre os fatores de risco associados ao estresse na profissão docente; relatar sobre a Síndrome de Burnout em professores apontando suas consequências e a necessidade de ações que visem a prevenção e o tratamento dos acometidos. Caracteriza-se como uma revisão narrativa da literatura que utilizou como base de dados a plataforma do Google Acadêmico, sendo a busca realizada por meio das seguintes palavras: “burnout” and “professores”. Foram utilizadas obras no idioma português preferencialmente no período de 2002 a 2022, contando para composição do corpus dessa revisão um total de obras que incluem artigos, livros, TCCs, dissertações e teses. O estudo mostrou que o trabalho conforme sua forma de organização e exigências pode gerar consequências tanto para saúde física como mental. No segundo caso, um dos acometimentos que vem se destacando é o Burnout. No caso específico da docência, a profissão é considerada uma tarefa complexa com muitas exigências, as jornadas muitas vezes duplas e o contato direto não apenas com os alunos mas também com os pais e demais atores sociais da escola, podem levar ao desgaste físico e mental, as mudanças comportamentais em relação aos colegas, baixa valorização de sua profissão, trazendo inúmeras consequências impedindo o bem-estar dos professores. A literatura investigada apontou alguns caminhos que podem auxiliar na mudança dessa situação e alerta para a urgência de um repensar nas condições de trabalho por meio de ações urgentes a serem adotadas.Work considered as a source of survival is also linked to the formation of identity and the individual is related not only to pleasure but also to illness. The wear and tear related to working conditions can generate stress that is prolonged, originating the Burnout Syndrome in professionals. The teaching professional is one of the categories that is most exposed to the occurrence of this syndrome and this fact can harm both the professional and the school community they serve. Faced with this reality, the present study sought to briefly describe aspects of the relationship between health and work; discuss the risk factors associated with stress in the teaching profession; reporting on the Burnout Syndrome in teachers began its consequences and the need for actions aimed at the prevention and treatment of those affected. It is characterized as a narrative review of the literature that used the Google Scholar platform as a database, the search being carried out using the following words: “burnout” and “teachers”. Works in the Portuguese language were used preferably in the period from 2002 to 2022, counting for the composition of the corpus of this review a total of 56 works that include articles, books, TCCs, dissertations and theses. The study showed that work according to its organization and demands can have consequences for both physical and mental health. In the second case, one of the conditions that has been highlighted is Burnout. In the specific case of teachers, the profession is considered a complex task with many demands, often double shifts and direct contact not only with students but also with parents and other social actors in the school, which can lead to physical and mental exhaustion. , behavioral changes in the relationship with colleagues, low appreciation of their profession and consequently brought numerous consequences preventing the well-being of teachers. The investigated literature indicated some paths that can help to change this situation and alert to the urgency of rethinking working conditions through urgent actions to be adopted.El trabajo considerado como fuente de supervivencia también está vinculado a la formación de la identidad y se relaciona no sólo con el placer sino también con la enfermedad. El desgaste relacionado con las condiciones de trabajo puede generar estrés que si se prolonga puede desembocar en el Síndrome de Burnout en los profesionales. El profesional de la enseñanza es una de las categorías más expuestas a la ocurrencia de este síndrome y este hecho puede perjudicar tanto al profesional como a la comunidad escolar a la que sirve. Ante esta realidad, el presente estudio buscó describir brevemente aspectos de la relación entre salud trabajo; discutir los factores de riesgo asociados al estrés en la profesión docente; informar sobre el Síndrome de Burnout en docentes señalando sus consecuencias y la necesidad de acciones encaminadas a la prevención y tratamiento de los afectados. Se caracteriza por ser una revisión narrativa de la literatura que utilizó como base de datos la plataforma Google Académico, realizándose la búsqueda con las siguientes palabras: “burnout” y “profesores”. Fueron utilizadas obras en lengua portuguesa, preferentemente en el período de 2002 a 2022, contando para la composición del corpus de esta revisión un total de 56 obras que incluyen artículos, libros, TCCs, disertaciones y tesis. El estudio mostró que el trabajo según su organización y exigencias puede tener consecuencias tanto para la salud física como mental. En el segundo caso, uno de los trastornos destacados es el Burnout. En el caso específico de la docencia, la profesión es considerada una tarea compleja y con muchas exigencias, las jornadas muchas veces dobles y el contacto directo no solo con los alumnos sino también con los padres y demás actores sociales de la escuela, puede llevar al agotamient o físico y metal, cambios de comportamiento en relación a los compañeros y la baja apreciación de su profesión, trayendo innumerables consecuencias, impidiendo el bienestar de los docentes. La literatura investigada apunta algunos caminos que pueden ayudar a cambiar esta situación y advierte sobre la urgencia de repensar las condiciones de trabajo a través de acciones urgentes a ser adoptadas.Faculdade Patos de Minas2023-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/94210.22289/2446-922X.V9N1A4Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 No. 1 (2023); 66-84Psicologia e Saúde em debate; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 66-84Psicologia e Saúde em debate; v. 9 n. 1 (2023); 66-842446-922X10.22289/2446-922X.V9N1reponame:Psicologia e Saúde em Debateinstname:Faculdade Patos de Minas (FPM)instacron:FPMporhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/942/565Copyright (c) 2023 Psicologia e Saúde em debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQuintiliano, Julian GonçalvesAntoniassi J´únior, Gilmarde Araújo Mendes Silva, Luciana2023-08-01T03:31:48Zoai:ojs2.psicodebate.dpgpsifpm.com.br:article/942Revistahttp://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodicoPRIhttps://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/oaieditor@dpgpsifpm.com.br2446-922X2446-922Xopendoar:2023-08-01T03:31:48Psicologia e Saúde em Debate - Faculdade Patos de Minas (FPM)false
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