Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Amélia Acácia de Miranda; Faculdade Santo Agostinho
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Abdelouhab, Zair, Lopes, Denivaldo Cícero Pavão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/382
Resumo: A Educação  à Distância  (EAD)  não  é  umaperspectiva  futura  de modalidade  de  ensino, mas  umarealidade no contexto educacional e está reestruturandoo processo ensino-aprendizagem. Através da  formaçãode  uma  rede  colaborativa  integrada  às  tecnologias  deinformação  e  comunicação,  a  EAD  consideraprofessores  e  alunos  como  seus  principaiscolaboradores.   Diante  desse  novo  cenário  em  que  seapresenta  a  educação, mecanismos  são  estabelecidospara  conduzir da melhor  forma possível o processo deimplantação  desse  novo  conceito. Propõe-se,  então,neste  trabalho  fundamentado em Moran  (2007), Uchôa(2006), Belloni  (2006),  dentre  outros,  a  partir  de  umarevisão  bibliográfica,  a  apresentação  de  umdirecionamento  alternativo  para  o  processo  deimplantação  desse modelo  de  ensino-aprendizagemcom o objetivo de torná-lo mais efetivo.  Direcionamentoeste trilhado através da análise dos aspectos tecnológicose  institucionais,  sócio-cultural  e  financeiro  do  corpodiscente,  realizada  por  uma  equipe  interdisciplinarcomposta por professores e corpo técnico-administrativo,além da avaliação do perfil do professor-tutor, do aluno, e  na  definição  de  um  cronograma  de  atividades  e  deprogramas  de  testes  e manutenção  das  ferramentasutilizadas. Todas essas atividades são propostas com oobjetivo  de  definir  um  mecanismo  adequado  àsistemática  de  ensino  da  instituição  e  à  sua  infra-estrutura,  dando  suporte  ao  professor  para  que  elecontinue  a  exercer  seu  principal  papel:  de  reconstrutordo saber.
id FSA-3_03df149aaa7d8fe96119cc1601e305f4
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/382
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher EducationA Educação  à Distância  (EAD)  não  é  umaperspectiva  futura  de modalidade  de  ensino, mas  umarealidade no contexto educacional e está reestruturandoo processo ensino-aprendizagem. Através da  formaçãode  uma  rede  colaborativa  integrada  às  tecnologias  deinformação  e  comunicação,  a  EAD  consideraprofessores  e  alunos  como  seus  principaiscolaboradores.   Diante  desse  novo  cenário  em  que  seapresenta  a  educação, mecanismos  são  estabelecidospara  conduzir da melhor  forma possível o processo deimplantação  desse  novo  conceito. Propõe-se,  então,neste  trabalho  fundamentado em Moran  (2007), Uchôa(2006), Belloni  (2006),  dentre  outros,  a  partir  de  umarevisão  bibliográfica,  a  apresentação  de  umdirecionamento  alternativo  para  o  processo  deimplantação  desse modelo  de  ensino-aprendizagemcom o objetivo de torná-lo mais efetivo.  Direcionamentoeste trilhado através da análise dos aspectos tecnológicose  institucionais,  sócio-cultural  e  financeiro  do  corpodiscente,  realizada  por  uma  equipe  interdisciplinarcomposta por professores e corpo técnico-administrativo,além da avaliação do perfil do professor-tutor, do aluno, e  na  definição  de  um  cronograma  de  atividades  e  deprogramas  de  testes  e manutenção  das  ferramentasutilizadas. Todas essas atividades são propostas com oobjetivo  de  definir  um  mecanismo  adequado  àsistemática  de  ensino  da  instituição  e  à  sua  infra-estrutura,  dando  suporte  ao  professor  para  que  elecontinue  a  exercer  seu  principal  papel:  de  reconstrutordo saber.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Batista, Amélia Acácia de Miranda; Faculdade Santo AgostinhoAbdelouhab, ZairLopes, Denivaldo Cícero Pavão2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/382Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.8, n.1, jan./dez. 2011Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.8, n.1, jan./dez. 20112317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/382/168Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-13T13:07:44Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/382Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-13T13:07:44Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education
title Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education
spellingShingle Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education
Batista, Amélia Acácia de Miranda; Faculdade Santo Agostinho
title_short Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education
title_full Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education
title_fullStr Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education
title_full_unstemmed Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education
title_sort Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education
author Batista, Amélia Acácia de Miranda; Faculdade Santo Agostinho
author_facet Batista, Amélia Acácia de Miranda; Faculdade Santo Agostinho
Abdelouhab, Zair
Lopes, Denivaldo Cícero Pavão
author_role author
author2 Abdelouhab, Zair
Lopes, Denivaldo Cícero Pavão
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Amélia Acácia de Miranda; Faculdade Santo Agostinho
Abdelouhab, Zair
Lopes, Denivaldo Cícero Pavão
dc.subject.none.fl_str_mv
description A Educação  à Distância  (EAD)  não  é  umaperspectiva  futura  de modalidade  de  ensino, mas  umarealidade no contexto educacional e está reestruturandoo processo ensino-aprendizagem. Através da  formaçãode  uma  rede  colaborativa  integrada  às  tecnologias  deinformação  e  comunicação,  a  EAD  consideraprofessores  e  alunos  como  seus  principaiscolaboradores.   Diante  desse  novo  cenário  em  que  seapresenta  a  educação, mecanismos  são  estabelecidospara  conduzir da melhor  forma possível o processo deimplantação  desse  novo  conceito. Propõe-se,  então,neste  trabalho  fundamentado em Moran  (2007), Uchôa(2006), Belloni  (2006),  dentre  outros,  a  partir  de  umarevisão  bibliográfica,  a  apresentação  de  umdirecionamento  alternativo  para  o  processo  deimplantação  desse modelo  de  ensino-aprendizagemcom o objetivo de torná-lo mais efetivo.  Direcionamentoeste trilhado através da análise dos aspectos tecnológicose  institucionais,  sócio-cultural  e  financeiro  do  corpodiscente,  realizada  por  uma  equipe  interdisciplinarcomposta por professores e corpo técnico-administrativo,além da avaliação do perfil do professor-tutor, do aluno, e  na  definição  de  um  cronograma  de  atividades  e  deprogramas  de  testes  e manutenção  das  ferramentasutilizadas. Todas essas atividades são propostas com oobjetivo  de  definir  um  mecanismo  adequado  àsistemática  de  ensino  da  instituição  e  à  sua  infra-estrutura,  dando  suporte  ao  professor  para  que  elecontinue  a  exercer  seu  principal  papel:  de  reconstrutordo saber.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/382
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/382/168
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.8, n.1, jan./dez. 2011
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.8, n.1, jan./dez. 2011
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911922298880