Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/382 |
Resumo: | A Educação à Distância (EAD) não é umaperspectiva futura de modalidade de ensino, mas umarealidade no contexto educacional e está reestruturandoo processo ensino-aprendizagem. Através da formaçãode uma rede colaborativa integrada às tecnologias deinformação e comunicação, a EAD consideraprofessores e alunos como seus principaiscolaboradores. Diante desse novo cenário em que seapresenta a educação, mecanismos são estabelecidospara conduzir da melhor forma possível o processo deimplantação desse novo conceito. Propõe-se, então,neste trabalho fundamentado em Moran (2007), Uchôa(2006), Belloni (2006), dentre outros, a partir de umarevisão bibliográfica, a apresentação de umdirecionamento alternativo para o processo deimplantação desse modelo de ensino-aprendizagemcom o objetivo de torná-lo mais efetivo. Direcionamentoeste trilhado através da análise dos aspectos tecnológicose institucionais, sócio-cultural e financeiro do corpodiscente, realizada por uma equipe interdisciplinarcomposta por professores e corpo técnico-administrativo,além da avaliação do perfil do professor-tutor, do aluno, e na definição de um cronograma de atividades e deprogramas de testes e manutenção das ferramentasutilizadas. Todas essas atividades são propostas com oobjetivo de definir um mecanismo adequado àsistemática de ensino da instituição e à sua infra-estrutura, dando suporte ao professor para que elecontinue a exercer seu principal papel: de reconstrutordo saber. |
id |
FSA-3_03df149aaa7d8fe96119cc1601e305f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/382 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher EducationA Educação à Distância (EAD) não é umaperspectiva futura de modalidade de ensino, mas umarealidade no contexto educacional e está reestruturandoo processo ensino-aprendizagem. Através da formaçãode uma rede colaborativa integrada às tecnologias deinformação e comunicação, a EAD consideraprofessores e alunos como seus principaiscolaboradores. Diante desse novo cenário em que seapresenta a educação, mecanismos são estabelecidospara conduzir da melhor forma possível o processo deimplantação desse novo conceito. Propõe-se, então,neste trabalho fundamentado em Moran (2007), Uchôa(2006), Belloni (2006), dentre outros, a partir de umarevisão bibliográfica, a apresentação de umdirecionamento alternativo para o processo deimplantação desse modelo de ensino-aprendizagemcom o objetivo de torná-lo mais efetivo. Direcionamentoeste trilhado através da análise dos aspectos tecnológicose institucionais, sócio-cultural e financeiro do corpodiscente, realizada por uma equipe interdisciplinarcomposta por professores e corpo técnico-administrativo,além da avaliação do perfil do professor-tutor, do aluno, e na definição de um cronograma de atividades e deprogramas de testes e manutenção das ferramentasutilizadas. Todas essas atividades são propostas com oobjetivo de definir um mecanismo adequado àsistemática de ensino da instituição e à sua infra-estrutura, dando suporte ao professor para que elecontinue a exercer seu principal papel: de reconstrutordo saber.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Batista, Amélia Acácia de Miranda; Faculdade Santo AgostinhoAbdelouhab, ZairLopes, Denivaldo Cícero Pavão2014-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/382Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.8, n.1, jan./dez. 2011Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.8, n.1, jan./dez. 20112317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/382/168Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-13T13:07:44Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/382Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-13T13:07:44Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education |
title |
Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education |
spellingShingle |
Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education Batista, Amélia Acácia de Miranda; Faculdade Santo Agostinho |
title_short |
Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education |
title_full |
Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education |
title_fullStr |
Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education |
title_full_unstemmed |
Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education |
title_sort |
Ead: Uma Proposta Para Direcionar A Implantação Dessa Modalidade De Ensinoaprendizagem Em Instituições De Ensino Superior / Ead: A Proposal To Direct The Deployment This teaching-learning mode In Institutions Of Higher Education |
author |
Batista, Amélia Acácia de Miranda; Faculdade Santo Agostinho |
author_facet |
Batista, Amélia Acácia de Miranda; Faculdade Santo Agostinho Abdelouhab, Zair Lopes, Denivaldo Cícero Pavão |
author_role |
author |
author2 |
Abdelouhab, Zair Lopes, Denivaldo Cícero Pavão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Amélia Acácia de Miranda; Faculdade Santo Agostinho Abdelouhab, Zair Lopes, Denivaldo Cícero Pavão |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
A Educação à Distância (EAD) não é umaperspectiva futura de modalidade de ensino, mas umarealidade no contexto educacional e está reestruturandoo processo ensino-aprendizagem. Através da formaçãode uma rede colaborativa integrada às tecnologias deinformação e comunicação, a EAD consideraprofessores e alunos como seus principaiscolaboradores. Diante desse novo cenário em que seapresenta a educação, mecanismos são estabelecidospara conduzir da melhor forma possível o processo deimplantação desse novo conceito. Propõe-se, então,neste trabalho fundamentado em Moran (2007), Uchôa(2006), Belloni (2006), dentre outros, a partir de umarevisão bibliográfica, a apresentação de umdirecionamento alternativo para o processo deimplantação desse modelo de ensino-aprendizagemcom o objetivo de torná-lo mais efetivo. Direcionamentoeste trilhado através da análise dos aspectos tecnológicose institucionais, sócio-cultural e financeiro do corpodiscente, realizada por uma equipe interdisciplinarcomposta por professores e corpo técnico-administrativo,além da avaliação do perfil do professor-tutor, do aluno, e na definição de um cronograma de atividades e deprogramas de testes e manutenção das ferramentasutilizadas. Todas essas atividades são propostas com oobjetivo de definir um mecanismo adequado àsistemática de ensino da instituição e à sua infra-estrutura, dando suporte ao professor para que elecontinue a exercer seu principal papel: de reconstrutordo saber. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/382 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/382/168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.8, n.1, jan./dez. 2011 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.8, n.1, jan./dez. 2011 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944911922298880 |