A Crença do Uso da Burocracia como Instrumento de Eficiência na Administração Pública / The Belief in the Use of Burocracy as an Efficiency Tool in Public Administration

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mandarino, Marcelo Longo Freitas; UNIGRANRIO
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes, Josir Simeone; Professor em Administração da Universidade do Grande Rio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2196
Resumo: A Administração Pública tem arraigada nos seus procedimentos a organização burocrática como sua principal estratégia. Esta burocracia é tida como um dos principais entraves para o seu pleno desenvolvimento, todavia, não deve ser considerada totalmente maléfica para o sistema, pois exerce uma função determinante para o controle da máquina administrativa. Ela é uma das marcas do mundo contemporâneo e neste paradoxo discute-se a respeito da efetividade do uso da burocracia como meio para obtenção de eficiência. A eficiência como princípio constitucional possui duas interpretações, sendo que a primeira está ligada ao modo de atuação do agente público e a segunda relacionada diretamente com a maneira estrutural, organizacional e disciplinar da Administração Pública, cuja finalidade é o alcance dos melhores resultados. Com relação aos modelos da Administração Pública convencionou-se  chamar de velha administração o modelo cuja burocracia está mais presente sustentado na premissa de que a produção do serviço público pode ser através dos interesses da burocracia. Posteriormente surgiu o segundo modelo, denominado a nova gestão pública, com vistas a sanar as deficiências advindas do modelo convencional, onde a busca se dá pela produtividade. Considerando que a administração Pública visa ao atendimento e à prestação de serviços a toda a sociedade, o paradigma da burocracia associada à eficiência assim como às formas de como se enxerga a verdade e a eficiência. Palavras-Chave: Burocracia. Eficiência. Administração Pública. ABSTRACT Public Administration has rooted bureaucratic organization in its procedures as its main strategy. This bureaucracy is considered to be one of the main obstacles to its full development, however, it should not be considered totally harmful to the system as it plays a decisive role in controlling the administrative machine. It is one of the hallmarks of the contemporary world and in this paradox, there is a debate about the effectiveness of using bureaucracy as a means to obtain efficiency. Efficiency as a constitutional principle has two interpretations, where the first is linked to the public agent's mode of action and the second directly related to the structural, organizational and disciplinary way of Public Administration whose purpose is to achieve the best results. With regard to Public Administration models, it was agreed to call the old administration the model whose bureaucracy is most present, based on the premise that the production of public service can be through the interests of bureaucracy. Subsequently, the second model emerged, called the new public management, in order to remedy the deficiencies arising from the conventional model, where the search is for productivity. Considering that the Public Administration aims at providing services and services to the whole society, the paradigm of bureaucracy associated with efficiency as well as the ways of seeing truth and efficiency. Key words: Bureaucracy. Efficiency. Public Administration.
id FSA-3_2d12e20cf4f7ab24cb718327206eebc0
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2196
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Crença do Uso da Burocracia como Instrumento de Eficiência na Administração Pública / The Belief in the Use of Burocracy as an Efficiency Tool in Public AdministrationBurocracia; Eficiência; Administração Pública.A Administração Pública tem arraigada nos seus procedimentos a organização burocrática como sua principal estratégia. Esta burocracia é tida como um dos principais entraves para o seu pleno desenvolvimento, todavia, não deve ser considerada totalmente maléfica para o sistema, pois exerce uma função determinante para o controle da máquina administrativa. Ela é uma das marcas do mundo contemporâneo e neste paradoxo discute-se a respeito da efetividade do uso da burocracia como meio para obtenção de eficiência. A eficiência como princípio constitucional possui duas interpretações, sendo que a primeira está ligada ao modo de atuação do agente público e a segunda relacionada diretamente com a maneira estrutural, organizacional e disciplinar da Administração Pública, cuja finalidade é o alcance dos melhores resultados. Com relação aos modelos da Administração Pública convencionou-se  chamar de velha administração o modelo cuja burocracia está mais presente sustentado na premissa de que a produção do serviço público pode ser através dos interesses da burocracia. Posteriormente surgiu o segundo modelo, denominado a nova gestão pública, com vistas a sanar as deficiências advindas do modelo convencional, onde a busca se dá pela produtividade. Considerando que a administração Pública visa ao atendimento e à prestação de serviços a toda a sociedade, o paradigma da burocracia associada à eficiência assim como às formas de como se enxerga a verdade e a eficiência. Palavras-Chave: Burocracia. Eficiência. Administração Pública. ABSTRACT Public Administration has rooted bureaucratic organization in its procedures as its main strategy. This bureaucracy is considered to be one of the main obstacles to its full development, however, it should not be considered totally harmful to the system as it plays a decisive role in controlling the administrative machine. It is one of the hallmarks of the contemporary world and in this paradox, there is a debate about the effectiveness of using bureaucracy as a means to obtain efficiency. Efficiency as a constitutional principle has two interpretations, where the first is linked to the public agent's mode of action and the second directly related to the structural, organizational and disciplinary way of Public Administration whose purpose is to achieve the best results. With regard to Public Administration models, it was agreed to call the old administration the model whose bureaucracy is most present, based on the premise that the production of public service can be through the interests of bureaucracy. Subsequently, the second model emerged, called the new public management, in order to remedy the deficiencies arising from the conventional model, where the search is for productivity. Considering that the Public Administration aims at providing services and services to the whole society, the paradigm of bureaucracy associated with efficiency as well as the ways of seeing truth and efficiency. Key words: Bureaucracy. Efficiency. Public Administration.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Mandarino, Marcelo Longo Freitas; UNIGRANRIOGomes, Josir Simeone; Professor em Administração da Universidade do Grande Rio2020-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/219610.12819/2020.17.12.14Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 289-302Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 289-3022317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2196/491492595http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2196/491492596http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2196/491492597http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2196/1516Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-08T15:37:04Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2196Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-01-08T15:37:04Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Crença do Uso da Burocracia como Instrumento de Eficiência na Administração Pública / The Belief in the Use of Burocracy as an Efficiency Tool in Public Administration
title A Crença do Uso da Burocracia como Instrumento de Eficiência na Administração Pública / The Belief in the Use of Burocracy as an Efficiency Tool in Public Administration
spellingShingle A Crença do Uso da Burocracia como Instrumento de Eficiência na Administração Pública / The Belief in the Use of Burocracy as an Efficiency Tool in Public Administration
Mandarino, Marcelo Longo Freitas; UNIGRANRIO
Burocracia; Eficiência; Administração Pública.
title_short A Crença do Uso da Burocracia como Instrumento de Eficiência na Administração Pública / The Belief in the Use of Burocracy as an Efficiency Tool in Public Administration
title_full A Crença do Uso da Burocracia como Instrumento de Eficiência na Administração Pública / The Belief in the Use of Burocracy as an Efficiency Tool in Public Administration
title_fullStr A Crença do Uso da Burocracia como Instrumento de Eficiência na Administração Pública / The Belief in the Use of Burocracy as an Efficiency Tool in Public Administration
title_full_unstemmed A Crença do Uso da Burocracia como Instrumento de Eficiência na Administração Pública / The Belief in the Use of Burocracy as an Efficiency Tool in Public Administration
title_sort A Crença do Uso da Burocracia como Instrumento de Eficiência na Administração Pública / The Belief in the Use of Burocracy as an Efficiency Tool in Public Administration
author Mandarino, Marcelo Longo Freitas; UNIGRANRIO
author_facet Mandarino, Marcelo Longo Freitas; UNIGRANRIO
Gomes, Josir Simeone; Professor em Administração da Universidade do Grande Rio
author_role author
author2 Gomes, Josir Simeone; Professor em Administração da Universidade do Grande Rio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mandarino, Marcelo Longo Freitas; UNIGRANRIO
Gomes, Josir Simeone; Professor em Administração da Universidade do Grande Rio
dc.subject.por.fl_str_mv Burocracia; Eficiência; Administração Pública.
topic Burocracia; Eficiência; Administração Pública.
description A Administração Pública tem arraigada nos seus procedimentos a organização burocrática como sua principal estratégia. Esta burocracia é tida como um dos principais entraves para o seu pleno desenvolvimento, todavia, não deve ser considerada totalmente maléfica para o sistema, pois exerce uma função determinante para o controle da máquina administrativa. Ela é uma das marcas do mundo contemporâneo e neste paradoxo discute-se a respeito da efetividade do uso da burocracia como meio para obtenção de eficiência. A eficiência como princípio constitucional possui duas interpretações, sendo que a primeira está ligada ao modo de atuação do agente público e a segunda relacionada diretamente com a maneira estrutural, organizacional e disciplinar da Administração Pública, cuja finalidade é o alcance dos melhores resultados. Com relação aos modelos da Administração Pública convencionou-se  chamar de velha administração o modelo cuja burocracia está mais presente sustentado na premissa de que a produção do serviço público pode ser através dos interesses da burocracia. Posteriormente surgiu o segundo modelo, denominado a nova gestão pública, com vistas a sanar as deficiências advindas do modelo convencional, onde a busca se dá pela produtividade. Considerando que a administração Pública visa ao atendimento e à prestação de serviços a toda a sociedade, o paradigma da burocracia associada à eficiência assim como às formas de como se enxerga a verdade e a eficiência. Palavras-Chave: Burocracia. Eficiência. Administração Pública. ABSTRACT Public Administration has rooted bureaucratic organization in its procedures as its main strategy. This bureaucracy is considered to be one of the main obstacles to its full development, however, it should not be considered totally harmful to the system as it plays a decisive role in controlling the administrative machine. It is one of the hallmarks of the contemporary world and in this paradox, there is a debate about the effectiveness of using bureaucracy as a means to obtain efficiency. Efficiency as a constitutional principle has two interpretations, where the first is linked to the public agent's mode of action and the second directly related to the structural, organizational and disciplinary way of Public Administration whose purpose is to achieve the best results. With regard to Public Administration models, it was agreed to call the old administration the model whose bureaucracy is most present, based on the premise that the production of public service can be through the interests of bureaucracy. Subsequently, the second model emerged, called the new public management, in order to remedy the deficiencies arising from the conventional model, where the search is for productivity. Considering that the Public Administration aims at providing services and services to the whole society, the paradigm of bureaucracy associated with efficiency as well as the ways of seeing truth and efficiency. Key words: Bureaucracy. Efficiency. Public Administration.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2196
10.12819/2020.17.12.14
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2196
identifier_str_mv 10.12819/2020.17.12.14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2196/491492595
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2196/491492596
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2196/491492597
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2196/1516
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 289-302
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 12, dez. 2020; 289-302
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1754204165848956928