A Importância do Ensino da Contabilidade na Percepção dos Acadêmicos de Administração e Ciências Econômicas / The Importance of Accounting Teaching in the Perception of Academic Administration and Economic Sciences

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Adriely dos Santos; Universidade Federal da Grande Dourados
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Valeretto, Gerson João; UFGD, Silva, Thiago Bruno de Jesus da; UFGD
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2243
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar a percepção dos acadêmicos dos cursos de Administração de Empresas e de Ciências Econômicas de uma Universidade Federal quanto à importância do ensino de Contabilidade em seus respectivos cursos, na sua formação e exercício profissional. A pesquisa contou com a aplicação de questionários on-line para os acadêmicos de Administração e Ciências Econômicas da UFGD. Nesse sentido, a pesquisa pode ser classificada como descritiva.  Fica evidente que os futuros profissionais possuem percepção favorável quanto à importância da Contabilidade no curso de graduação, além de possuir diversas funções fundamentais dentro das organizações. O estudo corrobora com os trabalhos de Moreira et al (2013) e Silva (2018), com relação à importância da contabilidade para outras áreas de atuação, especificamente não contadores. De forma prática, reporta a importância da interdisciplinaridade para formação de profissionais. Palavras-chave: Introdução à Contabilidade. Interdisciplinaridade. Formação Profissional. ABSTRACT This article aims to analyze the perception of academics in Business Administration and Economic Sciences courses at a Federal University regarding the importance of accounting education in their respective courses, in their training and professional practice. A survey relied on the application of online questionnaires for academics of Administration and Economic Sciences at UFGD. In this sense, a research can be classified as descriptive. It is evident that future professionals have a favorable perception of the importance of accounting in the undergraduate course, in addition to having several functions within the associations. The study corroborates the work of Moreira et al (2013) and Silva (2018), regarding the importance of accounting for other areas of activity, specifically non-accountants. In a practical way, it reports the importance of interdisciplinarity for the training of professionals. Keywords: Introduction to Accounting. Interdisciplinariedad. Professional Training. 
id FSA-3_47e269175be2a9fd18d0685af53cff9c
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2243
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Importância do Ensino da Contabilidade na Percepção dos Acadêmicos de Administração e Ciências Econômicas / The Importance of Accounting Teaching in the Perception of Academic Administration and Economic SciencesCiências ContábeisO presente artigo tem por objetivo analisar a percepção dos acadêmicos dos cursos de Administração de Empresas e de Ciências Econômicas de uma Universidade Federal quanto à importância do ensino de Contabilidade em seus respectivos cursos, na sua formação e exercício profissional. A pesquisa contou com a aplicação de questionários on-line para os acadêmicos de Administração e Ciências Econômicas da UFGD. Nesse sentido, a pesquisa pode ser classificada como descritiva.  Fica evidente que os futuros profissionais possuem percepção favorável quanto à importância da Contabilidade no curso de graduação, além de possuir diversas funções fundamentais dentro das organizações. O estudo corrobora com os trabalhos de Moreira et al (2013) e Silva (2018), com relação à importância da contabilidade para outras áreas de atuação, especificamente não contadores. De forma prática, reporta a importância da interdisciplinaridade para formação de profissionais. Palavras-chave: Introdução à Contabilidade. Interdisciplinaridade. Formação Profissional. ABSTRACT This article aims to analyze the perception of academics in Business Administration and Economic Sciences courses at a Federal University regarding the importance of accounting education in their respective courses, in their training and professional practice. A survey relied on the application of online questionnaires for academics of Administration and Economic Sciences at UFGD. In this sense, a research can be classified as descriptive. It is evident that future professionals have a favorable perception of the importance of accounting in the undergraduate course, in addition to having several functions within the associations. The study corroborates the work of Moreira et al (2013) and Silva (2018), regarding the importance of accounting for other areas of activity, specifically non-accountants. In a practical way, it reports the importance of interdisciplinarity for the training of professionals. Keywords: Introduction to Accounting. Interdisciplinariedad. Professional Training. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Nunes, Adriely dos Santos; Universidade Federal da Grande DouradosValeretto, Gerson João; UFGDSilva, Thiago Bruno de Jesus da; UFGD2021-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/224310.12819/2021.18.03.4Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 3, mar. 2021; 77-100Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 3, mar. 2021; 77-1002317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2243/491492701http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2243/491492702http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2243/491492703Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-11T17:58:02Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2243Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-10-11T17:58:02Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Importância do Ensino da Contabilidade na Percepção dos Acadêmicos de Administração e Ciências Econômicas / The Importance of Accounting Teaching in the Perception of Academic Administration and Economic Sciences
title A Importância do Ensino da Contabilidade na Percepção dos Acadêmicos de Administração e Ciências Econômicas / The Importance of Accounting Teaching in the Perception of Academic Administration and Economic Sciences
spellingShingle A Importância do Ensino da Contabilidade na Percepção dos Acadêmicos de Administração e Ciências Econômicas / The Importance of Accounting Teaching in the Perception of Academic Administration and Economic Sciences
Nunes, Adriely dos Santos; Universidade Federal da Grande Dourados
Ciências Contábeis
title_short A Importância do Ensino da Contabilidade na Percepção dos Acadêmicos de Administração e Ciências Econômicas / The Importance of Accounting Teaching in the Perception of Academic Administration and Economic Sciences
title_full A Importância do Ensino da Contabilidade na Percepção dos Acadêmicos de Administração e Ciências Econômicas / The Importance of Accounting Teaching in the Perception of Academic Administration and Economic Sciences
title_fullStr A Importância do Ensino da Contabilidade na Percepção dos Acadêmicos de Administração e Ciências Econômicas / The Importance of Accounting Teaching in the Perception of Academic Administration and Economic Sciences
title_full_unstemmed A Importância do Ensino da Contabilidade na Percepção dos Acadêmicos de Administração e Ciências Econômicas / The Importance of Accounting Teaching in the Perception of Academic Administration and Economic Sciences
title_sort A Importância do Ensino da Contabilidade na Percepção dos Acadêmicos de Administração e Ciências Econômicas / The Importance of Accounting Teaching in the Perception of Academic Administration and Economic Sciences
author Nunes, Adriely dos Santos; Universidade Federal da Grande Dourados
author_facet Nunes, Adriely dos Santos; Universidade Federal da Grande Dourados
Valeretto, Gerson João; UFGD
Silva, Thiago Bruno de Jesus da; UFGD
author_role author
author2 Valeretto, Gerson João; UFGD
Silva, Thiago Bruno de Jesus da; UFGD
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Adriely dos Santos; Universidade Federal da Grande Dourados
Valeretto, Gerson João; UFGD
Silva, Thiago Bruno de Jesus da; UFGD
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Contábeis
topic Ciências Contábeis
description O presente artigo tem por objetivo analisar a percepção dos acadêmicos dos cursos de Administração de Empresas e de Ciências Econômicas de uma Universidade Federal quanto à importância do ensino de Contabilidade em seus respectivos cursos, na sua formação e exercício profissional. A pesquisa contou com a aplicação de questionários on-line para os acadêmicos de Administração e Ciências Econômicas da UFGD. Nesse sentido, a pesquisa pode ser classificada como descritiva.  Fica evidente que os futuros profissionais possuem percepção favorável quanto à importância da Contabilidade no curso de graduação, além de possuir diversas funções fundamentais dentro das organizações. O estudo corrobora com os trabalhos de Moreira et al (2013) e Silva (2018), com relação à importância da contabilidade para outras áreas de atuação, especificamente não contadores. De forma prática, reporta a importância da interdisciplinaridade para formação de profissionais. Palavras-chave: Introdução à Contabilidade. Interdisciplinaridade. Formação Profissional. ABSTRACT This article aims to analyze the perception of academics in Business Administration and Economic Sciences courses at a Federal University regarding the importance of accounting education in their respective courses, in their training and professional practice. A survey relied on the application of online questionnaires for academics of Administration and Economic Sciences at UFGD. In this sense, a research can be classified as descriptive. It is evident that future professionals have a favorable perception of the importance of accounting in the undergraduate course, in addition to having several functions within the associations. The study corroborates the work of Moreira et al (2013) and Silva (2018), regarding the importance of accounting for other areas of activity, specifically non-accountants. In a practical way, it reports the importance of interdisciplinarity for the training of professionals. Keywords: Introduction to Accounting. Interdisciplinariedad. Professional Training. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2243
10.12819/2021.18.03.4
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2243
identifier_str_mv 10.12819/2021.18.03.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2243/491492701
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2243/491492702
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2243/491492703
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 3, mar. 2021; 77-100
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 3, mar. 2021; 77-100
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911331950592