Ensino Remoto e Presencial e Estilos de Aprendizagem de Estudantes de Ciências Contábeis / Distance and Face-to-Face Education and Accounting Students’ Learning Styles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rigon, Larissa Regina; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Variani, Naura Rosa; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Antonelli, Ricardo Adriano; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Meurer, Alison Martins; Universidade Federal do Paraná, Rosário, Felipe Stainsack do; Universidade Federal do Paraná - UFPR
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2763
Resumo: O objetivo deste estudo consiste em analisar a percepção dos acadêmicos de Ciências Contábeis de diferentes estilos de aprendizagem, frente ao contexto do ensino remoto e do ensino presencial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa survey junto a acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de três instituições de ensino superior. As 177 respostas válidas foram analisadas por meio de estatística descritiva e teste de diferenças de grupos. Os achados indicaram que os estudantes, em sua maioria, possuem estilo de aprendizagem convergente, seguido do estilo assimilador. Em relação às modalidades de ensino, o ensino presencial apresentou mais aderência que o ensino remoto. Por sua vez, foi identificada diferença significante no nível de motivação de estudantes do estilo de aprendizagem convergente com o divergente para o ensino presencial. Os achados fornecem evidências, principalmente, quanto ao planejamento de aulas na modalidade remota e indicam que, em sua maioria, não há diferenças significantes na percepção de estudantes com diferentes estilos de aprendizagem. Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem. Ensino Remoto. Ensino Presencial. Ciências Contábeis. ABSTRACT The study’s aim consists in analysing the perception of accounting students with different learning styles in the context of distance learning and face-to-face learning. Therefore, a survey type research was performed with accounting graduating students from three different higher education institutions. The 177 valid answers were analysed using descriptive statistics and a group differences test. The findings indicate that the majority of students have a convergent learning style, followed by the assimilator learning style. In regards to the education types, face-to-face education was more adherent than distance education. In its turn, it was identified a significant difference in the motivational level between convergent learning style students and divergent learning style students in regards to face-to-face education. The findings provide evidence, mostly, for the planning of classes in distance education and indicate that in it’s majority, there are no significant differences in the perception of students with different learning styles. Keywords: Learning Styles. Distance Education. Face-To-Face Education. Accounting Sciences. 
id FSA-3_736d5faa976ceab35d6b9e87f0901412
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2763
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Ensino Remoto e Presencial e Estilos de Aprendizagem de Estudantes de Ciências Contábeis / Distance and Face-to-Face Education and Accounting Students’ Learning StylesEstilos de aprendizagem; ensino remoto; ensino presencial; Ciências Contábeis.O objetivo deste estudo consiste em analisar a percepção dos acadêmicos de Ciências Contábeis de diferentes estilos de aprendizagem, frente ao contexto do ensino remoto e do ensino presencial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa survey junto a acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de três instituições de ensino superior. As 177 respostas válidas foram analisadas por meio de estatística descritiva e teste de diferenças de grupos. Os achados indicaram que os estudantes, em sua maioria, possuem estilo de aprendizagem convergente, seguido do estilo assimilador. Em relação às modalidades de ensino, o ensino presencial apresentou mais aderência que o ensino remoto. Por sua vez, foi identificada diferença significante no nível de motivação de estudantes do estilo de aprendizagem convergente com o divergente para o ensino presencial. Os achados fornecem evidências, principalmente, quanto ao planejamento de aulas na modalidade remota e indicam que, em sua maioria, não há diferenças significantes na percepção de estudantes com diferentes estilos de aprendizagem. Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem. Ensino Remoto. Ensino Presencial. Ciências Contábeis. ABSTRACT The study’s aim consists in analysing the perception of accounting students with different learning styles in the context of distance learning and face-to-face learning. Therefore, a survey type research was performed with accounting graduating students from three different higher education institutions. The 177 valid answers were analysed using descriptive statistics and a group differences test. The findings indicate that the majority of students have a convergent learning style, followed by the assimilator learning style. In regards to the education types, face-to-face education was more adherent than distance education. In its turn, it was identified a significant difference in the motivational level between convergent learning style students and divergent learning style students in regards to face-to-face education. The findings provide evidence, mostly, for the planning of classes in distance education and indicate that in it’s majority, there are no significant differences in the perception of students with different learning styles. Keywords: Learning Styles. Distance Education. Face-To-Face Education. Accounting Sciences. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Rigon, Larissa Regina; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPRVariani, Naura Rosa; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPRAntonelli, Ricardo Adriano; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPRMeurer, Alison Martins; Universidade Federal do ParanáRosário, Felipe Stainsack do; Universidade Federal do Paraná - UFPR2023-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/276310.12819/2023.20.6.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, jun. 2023; 167-185Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, jun. 2023; 167-1852317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2763/491493944http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2763/491493945http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2763/491493946http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2763/2224http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2763/2225Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-30T15:25:39Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2763Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-05-30T15:25:39Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Remoto e Presencial e Estilos de Aprendizagem de Estudantes de Ciências Contábeis / Distance and Face-to-Face Education and Accounting Students’ Learning Styles
title Ensino Remoto e Presencial e Estilos de Aprendizagem de Estudantes de Ciências Contábeis / Distance and Face-to-Face Education and Accounting Students’ Learning Styles
spellingShingle Ensino Remoto e Presencial e Estilos de Aprendizagem de Estudantes de Ciências Contábeis / Distance and Face-to-Face Education and Accounting Students’ Learning Styles
Rigon, Larissa Regina; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Estilos de aprendizagem; ensino remoto; ensino presencial; Ciências Contábeis.
title_short Ensino Remoto e Presencial e Estilos de Aprendizagem de Estudantes de Ciências Contábeis / Distance and Face-to-Face Education and Accounting Students’ Learning Styles
title_full Ensino Remoto e Presencial e Estilos de Aprendizagem de Estudantes de Ciências Contábeis / Distance and Face-to-Face Education and Accounting Students’ Learning Styles
title_fullStr Ensino Remoto e Presencial e Estilos de Aprendizagem de Estudantes de Ciências Contábeis / Distance and Face-to-Face Education and Accounting Students’ Learning Styles
title_full_unstemmed Ensino Remoto e Presencial e Estilos de Aprendizagem de Estudantes de Ciências Contábeis / Distance and Face-to-Face Education and Accounting Students’ Learning Styles
title_sort Ensino Remoto e Presencial e Estilos de Aprendizagem de Estudantes de Ciências Contábeis / Distance and Face-to-Face Education and Accounting Students’ Learning Styles
author Rigon, Larissa Regina; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
author_facet Rigon, Larissa Regina; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Variani, Naura Rosa; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Antonelli, Ricardo Adriano; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Meurer, Alison Martins; Universidade Federal do Paraná
Rosário, Felipe Stainsack do; Universidade Federal do Paraná - UFPR
author_role author
author2 Variani, Naura Rosa; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Antonelli, Ricardo Adriano; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Meurer, Alison Martins; Universidade Federal do Paraná
Rosário, Felipe Stainsack do; Universidade Federal do Paraná - UFPR
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rigon, Larissa Regina; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Variani, Naura Rosa; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Antonelli, Ricardo Adriano; Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Meurer, Alison Martins; Universidade Federal do Paraná
Rosário, Felipe Stainsack do; Universidade Federal do Paraná - UFPR
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos de aprendizagem; ensino remoto; ensino presencial; Ciências Contábeis.
topic Estilos de aprendizagem; ensino remoto; ensino presencial; Ciências Contábeis.
description O objetivo deste estudo consiste em analisar a percepção dos acadêmicos de Ciências Contábeis de diferentes estilos de aprendizagem, frente ao contexto do ensino remoto e do ensino presencial. Para tanto, foi realizada uma pesquisa survey junto a acadêmicos do curso de Ciências Contábeis de três instituições de ensino superior. As 177 respostas válidas foram analisadas por meio de estatística descritiva e teste de diferenças de grupos. Os achados indicaram que os estudantes, em sua maioria, possuem estilo de aprendizagem convergente, seguido do estilo assimilador. Em relação às modalidades de ensino, o ensino presencial apresentou mais aderência que o ensino remoto. Por sua vez, foi identificada diferença significante no nível de motivação de estudantes do estilo de aprendizagem convergente com o divergente para o ensino presencial. Os achados fornecem evidências, principalmente, quanto ao planejamento de aulas na modalidade remota e indicam que, em sua maioria, não há diferenças significantes na percepção de estudantes com diferentes estilos de aprendizagem. Palavras-chave: Estilos de Aprendizagem. Ensino Remoto. Ensino Presencial. Ciências Contábeis. ABSTRACT The study’s aim consists in analysing the perception of accounting students with different learning styles in the context of distance learning and face-to-face learning. Therefore, a survey type research was performed with accounting graduating students from three different higher education institutions. The 177 valid answers were analysed using descriptive statistics and a group differences test. The findings indicate that the majority of students have a convergent learning style, followed by the assimilator learning style. In regards to the education types, face-to-face education was more adherent than distance education. In its turn, it was identified a significant difference in the motivational level between convergent learning style students and divergent learning style students in regards to face-to-face education. The findings provide evidence, mostly, for the planning of classes in distance education and indicate that in it’s majority, there are no significant differences in the perception of students with different learning styles. Keywords: Learning Styles. Distance Education. Face-To-Face Education. Accounting Sciences. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2763
10.12819/2023.20.6.8
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2763
identifier_str_mv 10.12819/2023.20.6.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2763/491493944
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2763/491493945
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2763/491493946
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2763/2224
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2763/2225
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, jun. 2023; 167-185
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 6, jun. 2023; 167-185
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944905509208064