Integração De Bancos De Dados Em Um Ambiente De Ensino-Aprendizagem Baseado Na Web / Database Integration In An Environment Education-Teaching Based On Web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Fábio de Jesus Lima; Mestre pela UFPE, Professor da Faculdade Santo Agostinho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/870
Resumo: RESUMO A utilização do computador na educação vem demonstrando ser um grande auxílio no processo ensino-aprendizagem. Uma das formas de sua utilização é o software educacional: um software para auxiliar estudantes no aprendizado de um determinado conteúdo.Com a grande disseminação do uso da World Wide Web (www), e com o seu poder de alcançar pessoas nos mais diversos lugares do mundo, a www tornou-se um grande recurso para distribuição da informação e para vários outros fins. Dentro desta perspectiva, pode-se utilizar a www com fins educacionais, de diversas formas, sendo uma delas a utilização de software educacional. A disponibilização e integração de dados surgem como tendência de serviços ofereci-dos pela www. O objetivo de um sistema de integração de dados é oferecer aos usuários uma interface uniforme de acesso a diferentes fontes de dados, de forma que os usuários definam consultas espe-cificando o que desejam saber e o sistema determine onde a infor-mação pode ser encontrada e, em seguida, apresente as respostas para as consultas do usuário. O módulo de integração tem por objetivo atender aos requisitos de cooperação e colaboração entre os estu-dantes e o professor em um ambiente de ensino-aprendizagem, ba-seado na Web, fazendo que vários bancos de dados integradossejam vistos por usuários globais como um único banco de dados. PALAVRAS-CHAVE: Sistemas tutores inteligentes, Banco de dados. java, Educação a distância. Objetos distribuídos. Abstract The usage of the computer in the education has been showing to be a great aid in the teaching-learning process. One of the forms of this usage is the educational software, software to help students in the learning of determinate contents. Because of the great use dissemination of the World Wide Web (www), and its power to reach people in the most different places of the world, the www became a great resource for distribution of information and many other purposes. Inside those perspectives, it is able to use the www with educational purposes, in several forms, being one of those the utilization of educational software. The disponibilization and integration of data appear as the tendency of services offered by www. The objective of a integration data system is to offer users with a uniform interface for accessing to different data source, so the users define queries specifying what they want to know and the system determine where the information can be found and, afterwards, shows the reply to the user’s queries. The quoted module has the objective of attend the requires of cooperation and collaboration between the students and the professor in a teaching-learning environment based on the web, making the various integrated databases to being viewed by global users as a unique database, supplying the wanted transparencies of distributed databases. Key-words: Intelligent Tutorial Systems. Database. Java. Long-distance Education. Distributed Objects.
id FSA-3_817b200ddd87bbca88da8ce661c9602d
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/870
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Integração De Bancos De Dados Em Um Ambiente De Ensino-Aprendizagem Baseado Na Web / Database Integration In An Environment Education-Teaching Based On WebRESUMO A utilização do computador na educação vem demonstrando ser um grande auxílio no processo ensino-aprendizagem. Uma das formas de sua utilização é o software educacional: um software para auxiliar estudantes no aprendizado de um determinado conteúdo.Com a grande disseminação do uso da World Wide Web (www), e com o seu poder de alcançar pessoas nos mais diversos lugares do mundo, a www tornou-se um grande recurso para distribuição da informação e para vários outros fins. Dentro desta perspectiva, pode-se utilizar a www com fins educacionais, de diversas formas, sendo uma delas a utilização de software educacional. A disponibilização e integração de dados surgem como tendência de serviços ofereci-dos pela www. O objetivo de um sistema de integração de dados é oferecer aos usuários uma interface uniforme de acesso a diferentes fontes de dados, de forma que os usuários definam consultas espe-cificando o que desejam saber e o sistema determine onde a infor-mação pode ser encontrada e, em seguida, apresente as respostas para as consultas do usuário. O módulo de integração tem por objetivo atender aos requisitos de cooperação e colaboração entre os estu-dantes e o professor em um ambiente de ensino-aprendizagem, ba-seado na Web, fazendo que vários bancos de dados integradossejam vistos por usuários globais como um único banco de dados. PALAVRAS-CHAVE: Sistemas tutores inteligentes, Banco de dados. java, Educação a distância. Objetos distribuídos. Abstract The usage of the computer in the education has been showing to be a great aid in the teaching-learning process. One of the forms of this usage is the educational software, software to help students in the learning of determinate contents. Because of the great use dissemination of the World Wide Web (www), and its power to reach people in the most different places of the world, the www became a great resource for distribution of information and many other purposes. Inside those perspectives, it is able to use the www with educational purposes, in several forms, being one of those the utilization of educational software. The disponibilization and integration of data appear as the tendency of services offered by www. The objective of a integration data system is to offer users with a uniform interface for accessing to different data source, so the users define queries specifying what they want to know and the system determine where the information can be found and, afterwards, shows the reply to the user’s queries. The quoted module has the objective of attend the requires of cooperation and collaboration between the students and the professor in a teaching-learning environment based on the web, making the various integrated databases to being viewed by global users as a unique database, supplying the wanted transparencies of distributed databases. Key-words: Intelligent Tutorial Systems. Database. Java. Long-distance Education. Distributed Objects.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Gomes, Fábio de Jesus Lima; Mestre pela UFPE, Professor da Faculdade Santo Agostinho2015-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/870Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.1, n.1, jan./dez. 2004; 101-112Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.1, n.1, jan./dez. 2004; 101-1122317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/870/476Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-06T21:33:56Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/870Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2015-04-06T21:33:56Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração De Bancos De Dados Em Um Ambiente De Ensino-Aprendizagem Baseado Na Web / Database Integration In An Environment Education-Teaching Based On Web
title Integração De Bancos De Dados Em Um Ambiente De Ensino-Aprendizagem Baseado Na Web / Database Integration In An Environment Education-Teaching Based On Web
spellingShingle Integração De Bancos De Dados Em Um Ambiente De Ensino-Aprendizagem Baseado Na Web / Database Integration In An Environment Education-Teaching Based On Web
Gomes, Fábio de Jesus Lima; Mestre pela UFPE, Professor da Faculdade Santo Agostinho
title_short Integração De Bancos De Dados Em Um Ambiente De Ensino-Aprendizagem Baseado Na Web / Database Integration In An Environment Education-Teaching Based On Web
title_full Integração De Bancos De Dados Em Um Ambiente De Ensino-Aprendizagem Baseado Na Web / Database Integration In An Environment Education-Teaching Based On Web
title_fullStr Integração De Bancos De Dados Em Um Ambiente De Ensino-Aprendizagem Baseado Na Web / Database Integration In An Environment Education-Teaching Based On Web
title_full_unstemmed Integração De Bancos De Dados Em Um Ambiente De Ensino-Aprendizagem Baseado Na Web / Database Integration In An Environment Education-Teaching Based On Web
title_sort Integração De Bancos De Dados Em Um Ambiente De Ensino-Aprendizagem Baseado Na Web / Database Integration In An Environment Education-Teaching Based On Web
author Gomes, Fábio de Jesus Lima; Mestre pela UFPE, Professor da Faculdade Santo Agostinho
author_facet Gomes, Fábio de Jesus Lima; Mestre pela UFPE, Professor da Faculdade Santo Agostinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Fábio de Jesus Lima; Mestre pela UFPE, Professor da Faculdade Santo Agostinho
dc.subject.none.fl_str_mv
description RESUMO A utilização do computador na educação vem demonstrando ser um grande auxílio no processo ensino-aprendizagem. Uma das formas de sua utilização é o software educacional: um software para auxiliar estudantes no aprendizado de um determinado conteúdo.Com a grande disseminação do uso da World Wide Web (www), e com o seu poder de alcançar pessoas nos mais diversos lugares do mundo, a www tornou-se um grande recurso para distribuição da informação e para vários outros fins. Dentro desta perspectiva, pode-se utilizar a www com fins educacionais, de diversas formas, sendo uma delas a utilização de software educacional. A disponibilização e integração de dados surgem como tendência de serviços ofereci-dos pela www. O objetivo de um sistema de integração de dados é oferecer aos usuários uma interface uniforme de acesso a diferentes fontes de dados, de forma que os usuários definam consultas espe-cificando o que desejam saber e o sistema determine onde a infor-mação pode ser encontrada e, em seguida, apresente as respostas para as consultas do usuário. O módulo de integração tem por objetivo atender aos requisitos de cooperação e colaboração entre os estu-dantes e o professor em um ambiente de ensino-aprendizagem, ba-seado na Web, fazendo que vários bancos de dados integradossejam vistos por usuários globais como um único banco de dados. PALAVRAS-CHAVE: Sistemas tutores inteligentes, Banco de dados. java, Educação a distância. Objetos distribuídos. Abstract The usage of the computer in the education has been showing to be a great aid in the teaching-learning process. One of the forms of this usage is the educational software, software to help students in the learning of determinate contents. Because of the great use dissemination of the World Wide Web (www), and its power to reach people in the most different places of the world, the www became a great resource for distribution of information and many other purposes. Inside those perspectives, it is able to use the www with educational purposes, in several forms, being one of those the utilization of educational software. The disponibilization and integration of data appear as the tendency of services offered by www. The objective of a integration data system is to offer users with a uniform interface for accessing to different data source, so the users define queries specifying what they want to know and the system determine where the information can be found and, afterwards, shows the reply to the user’s queries. The quoted module has the objective of attend the requires of cooperation and collaboration between the students and the professor in a teaching-learning environment based on the web, making the various integrated databases to being viewed by global users as a unique database, supplying the wanted transparencies of distributed databases. Key-words: Intelligent Tutorial Systems. Database. Java. Long-distance Education. Distributed Objects.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/870
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/870/476
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.1, n.1, jan./dez. 2004; 101-112
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.1, n.1, jan./dez. 2004; 101-112
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911357116416