Antecedentes do Amor à Marca: Um Estudo em Fintechs / Loving Brand Background: An Empical Study in Fintechs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2748 |
Resumo: | Analisou-se a influência da Satisfação, da Confiança, Experiência e da Inovação da Marca sobre o Amor à Marca. Esse estudo é descritivo e quantitativo, mediante survey com 409 clientes de bancos digitais, baseando-se em modelagem de equações estruturais. A Satisfação, a Confiança, a Experiência com a marca e a Inovação da marca influenciaram positivamente no amor à marca. Esse estudo contribui, metodologicamente, ao validar, no contexto brasileiro, uma escala de Antecedentes do Amor à Marca em Bancos Digitais (fintechs). Gerencialmente, esse estudo contribui para que os gestores formulem estratégias a partir do conhecimento das variáveis influenciadoras do amor à marca. Palavras-chave: Amor à marca. Satisfação. Confiança. Experiência. Bancos Digitais.ABSTRACTThe influence of Brand Satisfaction, Trust, Experience and Innovation on Brand Love was analyzed. This study is descriptive and quantitative, through a survey of 409 digital bank customers, based on structural equation modeling. Satisfaction, Trust, Experience with the brand and Innovation of the brand positively influenced the love of the brand. This study methodologically contributes by validating, in the Brazilian context, a scale of Antecedents of Brand Love in Digital Banks (fintechs). Managerially, this study helps managers to formulate strategies based on the knowledge of the variables that influence the love of the brand. Keywords: Love of the Brand. Satisfaction. Confidence. Experience. Digital Banks. |
id |
FSA-3_885e51462f0811e5672a9147b5ef4324 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2748 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
Antecedentes do Amor à Marca: Um Estudo em Fintechs / Loving Brand Background: An Empical Study in FintechsAdministraçãoAnalisou-se a influência da Satisfação, da Confiança, Experiência e da Inovação da Marca sobre o Amor à Marca. Esse estudo é descritivo e quantitativo, mediante survey com 409 clientes de bancos digitais, baseando-se em modelagem de equações estruturais. A Satisfação, a Confiança, a Experiência com a marca e a Inovação da marca influenciaram positivamente no amor à marca. Esse estudo contribui, metodologicamente, ao validar, no contexto brasileiro, uma escala de Antecedentes do Amor à Marca em Bancos Digitais (fintechs). Gerencialmente, esse estudo contribui para que os gestores formulem estratégias a partir do conhecimento das variáveis influenciadoras do amor à marca. Palavras-chave: Amor à marca. Satisfação. Confiança. Experiência. Bancos Digitais.ABSTRACTThe influence of Brand Satisfaction, Trust, Experience and Innovation on Brand Love was analyzed. This study is descriptive and quantitative, through a survey of 409 digital bank customers, based on structural equation modeling. Satisfaction, Trust, Experience with the brand and Innovation of the brand positively influenced the love of the brand. This study methodologically contributes by validating, in the Brazilian context, a scale of Antecedents of Brand Love in Digital Banks (fintechs). Managerially, this study helps managers to formulate strategies based on the knowledge of the variables that influence the love of the brand. Keywords: Love of the Brand. Satisfaction. Confidence. Experience. Digital Banks. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Lima, Luzia Vieira; Universidade Federal do Piauí - UFPINeto, Alexandre Rabêlo; Universidade Federal do Piauí - UFPINascimento, João Carlos Hipólito Bernardes do; Universidade Federal do Piauí - UFPICampelo Filho, Eulálio Gomes; Universidade Federal do Piauí - UFPISantos, Adelma da Silva; Universidade Federal do Piauí - UFPI2023-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/274810.12819/2023.20.7.3Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 7, jul. 2023; 51-75Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 7, jul. 2023; 51-752317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2748/491493964http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2748/491493965http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2748/491493966http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2748/2199http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2748/2200Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-12T12:22:07Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2748Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2023-07-12T12:22:07Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Antecedentes do Amor à Marca: Um Estudo em Fintechs / Loving Brand Background: An Empical Study in Fintechs |
title |
Antecedentes do Amor à Marca: Um Estudo em Fintechs / Loving Brand Background: An Empical Study in Fintechs |
spellingShingle |
Antecedentes do Amor à Marca: Um Estudo em Fintechs / Loving Brand Background: An Empical Study in Fintechs Lima, Luzia Vieira; Universidade Federal do Piauí - UFPI Administração |
title_short |
Antecedentes do Amor à Marca: Um Estudo em Fintechs / Loving Brand Background: An Empical Study in Fintechs |
title_full |
Antecedentes do Amor à Marca: Um Estudo em Fintechs / Loving Brand Background: An Empical Study in Fintechs |
title_fullStr |
Antecedentes do Amor à Marca: Um Estudo em Fintechs / Loving Brand Background: An Empical Study in Fintechs |
title_full_unstemmed |
Antecedentes do Amor à Marca: Um Estudo em Fintechs / Loving Brand Background: An Empical Study in Fintechs |
title_sort |
Antecedentes do Amor à Marca: Um Estudo em Fintechs / Loving Brand Background: An Empical Study in Fintechs |
author |
Lima, Luzia Vieira; Universidade Federal do Piauí - UFPI |
author_facet |
Lima, Luzia Vieira; Universidade Federal do Piauí - UFPI Neto, Alexandre Rabêlo; Universidade Federal do Piauí - UFPI Nascimento, João Carlos Hipólito Bernardes do; Universidade Federal do Piauí - UFPI Campelo Filho, Eulálio Gomes; Universidade Federal do Piauí - UFPI Santos, Adelma da Silva; Universidade Federal do Piauí - UFPI |
author_role |
author |
author2 |
Neto, Alexandre Rabêlo; Universidade Federal do Piauí - UFPI Nascimento, João Carlos Hipólito Bernardes do; Universidade Federal do Piauí - UFPI Campelo Filho, Eulálio Gomes; Universidade Federal do Piauí - UFPI Santos, Adelma da Silva; Universidade Federal do Piauí - UFPI |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Luzia Vieira; Universidade Federal do Piauí - UFPI Neto, Alexandre Rabêlo; Universidade Federal do Piauí - UFPI Nascimento, João Carlos Hipólito Bernardes do; Universidade Federal do Piauí - UFPI Campelo Filho, Eulálio Gomes; Universidade Federal do Piauí - UFPI Santos, Adelma da Silva; Universidade Federal do Piauí - UFPI |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração |
topic |
Administração |
description |
Analisou-se a influência da Satisfação, da Confiança, Experiência e da Inovação da Marca sobre o Amor à Marca. Esse estudo é descritivo e quantitativo, mediante survey com 409 clientes de bancos digitais, baseando-se em modelagem de equações estruturais. A Satisfação, a Confiança, a Experiência com a marca e a Inovação da marca influenciaram positivamente no amor à marca. Esse estudo contribui, metodologicamente, ao validar, no contexto brasileiro, uma escala de Antecedentes do Amor à Marca em Bancos Digitais (fintechs). Gerencialmente, esse estudo contribui para que os gestores formulem estratégias a partir do conhecimento das variáveis influenciadoras do amor à marca. Palavras-chave: Amor à marca. Satisfação. Confiança. Experiência. Bancos Digitais.ABSTRACTThe influence of Brand Satisfaction, Trust, Experience and Innovation on Brand Love was analyzed. This study is descriptive and quantitative, through a survey of 409 digital bank customers, based on structural equation modeling. Satisfaction, Trust, Experience with the brand and Innovation of the brand positively influenced the love of the brand. This study methodologically contributes by validating, in the Brazilian context, a scale of Antecedents of Brand Love in Digital Banks (fintechs). Managerially, this study helps managers to formulate strategies based on the knowledge of the variables that influence the love of the brand. Keywords: Love of the Brand. Satisfaction. Confidence. Experience. Digital Banks. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2748 10.12819/2023.20.7.3 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2748 |
identifier_str_mv |
10.12819/2023.20.7.3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2748/491493964 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2748/491493965 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2748/491493966 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2748/2199 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2748/2200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 7, jul. 2023; 51-75 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 7, jul. 2023; 51-75 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944907903107072 |