Análise e Melhoria dos Processos Informacionais na Assistência Estudantil / Analysis and Improvement of Informational Processes in Student Assistance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Jussara de Lourdes Ferreira; Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Farias, Maria da Salete Barboza de; Universidade Federal da Paraíba, Lima-Nunes, Aline; Universidade Federal de Campina Grande, Araújo, Wagner Junqueira de; Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2225
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar o processo informacional de trabalho da Assistência Estudantil no acompanhamento ao discente, a fim de identificar possíveis pontos para melhorias, promovendo um fluxo informacional de trabalho mais coerente com as funções desenvolvidas pelos envolvidos. O elemento motivador deste trabalho foi a verificação de que as atividades apresentavam-se de maneira desarmônica e desconexa na execução das ações preconizadas pelo Regulamento da Política de Assistência Estudantil. Trata-se de uma pesquisa aplicada composta de uma primeira análise constituída por: mapeamento, modelagem e descrição do processo, através do BPMN e descrição da estrutura das atividades com base no SIPOC, em seguida a aplicação da ISO/TR 26122 adaptada. Com esse aporte metodológico foi identificado as necessidades de alterações nas atividades do Processo de Acompanhamento do Discente; com a aplicação da a Análise de Causa-raiz - Diagrama da Árvore verificou-se a necessidade de criar amparo legal, por meio de normativas institucionais, para a regulamentação do processo e promover ajustes no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os resultados apontam a implantação e execução de melhorias no processo e no sistema, sendo necessários desenvolver estudos futuros para validar os resultados promovidos. Palavras-chave: Mapeamento de Processos. Melhoria de Processos. Gestão de Processos. Assistência Estudantil. ABSTRACT The objective of the study was to analyze the informational work process of Student Assistance in monitoring the student, in order to identify possible points for improvement, promoting an information flow of work more coherent with the functions developed by those involved. The motivating element of this work was the verification that the activities were presented in a disharmonious and disconnected manner in the execution of the actions recommended by the Student Assistance Policy Regulation. It is an applied research composed of a first analysis consisting of: mapping, modeling and description of the process, through the BPMN and description of the structure of the activities based on the SIPOC, then the application of the adapted ISO / TR 26122. With this methodological contribution, the needs for changes in the activities of the Student Monitoring Process were identified; with the application of the Root Cause Analysis - Tree Diagram, there was a need to create legal support, through institutional regulations, for the regulation of the process and to promote adjustments in the Integrated Academic Activities Management System (SIGAA). The results point to the implantation and execution of improvements in the process and in the system, being necessary to develop future studies to validate the results promoted. Keywords: Process Mapping. Process Improvement. Process Management. Student Assistance.
id FSA-3_aa4b2845e7e99802ea0f9c9bc4a09e1d
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2225
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Análise e Melhoria dos Processos Informacionais na Assistência Estudantil / Analysis and Improvement of Informational Processes in Student AssistanceAdministração; Psicologia; Ciência da Informação.O objetivo do estudo foi analisar o processo informacional de trabalho da Assistência Estudantil no acompanhamento ao discente, a fim de identificar possíveis pontos para melhorias, promovendo um fluxo informacional de trabalho mais coerente com as funções desenvolvidas pelos envolvidos. O elemento motivador deste trabalho foi a verificação de que as atividades apresentavam-se de maneira desarmônica e desconexa na execução das ações preconizadas pelo Regulamento da Política de Assistência Estudantil. Trata-se de uma pesquisa aplicada composta de uma primeira análise constituída por: mapeamento, modelagem e descrição do processo, através do BPMN e descrição da estrutura das atividades com base no SIPOC, em seguida a aplicação da ISO/TR 26122 adaptada. Com esse aporte metodológico foi identificado as necessidades de alterações nas atividades do Processo de Acompanhamento do Discente; com a aplicação da a Análise de Causa-raiz - Diagrama da Árvore verificou-se a necessidade de criar amparo legal, por meio de normativas institucionais, para a regulamentação do processo e promover ajustes no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os resultados apontam a implantação e execução de melhorias no processo e no sistema, sendo necessários desenvolver estudos futuros para validar os resultados promovidos. Palavras-chave: Mapeamento de Processos. Melhoria de Processos. Gestão de Processos. Assistência Estudantil. ABSTRACT The objective of the study was to analyze the informational work process of Student Assistance in monitoring the student, in order to identify possible points for improvement, promoting an information flow of work more coherent with the functions developed by those involved. The motivating element of this work was the verification that the activities were presented in a disharmonious and disconnected manner in the execution of the actions recommended by the Student Assistance Policy Regulation. It is an applied research composed of a first analysis consisting of: mapping, modeling and description of the process, through the BPMN and description of the structure of the activities based on the SIPOC, then the application of the adapted ISO / TR 26122. With this methodological contribution, the needs for changes in the activities of the Student Monitoring Process were identified; with the application of the Root Cause Analysis - Tree Diagram, there was a need to create legal support, through institutional regulations, for the regulation of the process and to promote adjustments in the Integrated Academic Activities Management System (SIGAA). The results point to the implantation and execution of improvements in the process and in the system, being necessary to develop future studies to validate the results promoted. Keywords: Process Mapping. Process Improvement. Process Management. Student Assistance.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Chaves, Jussara de Lourdes Ferreira; Universidade Federal da Paraíba - UFPBFarias, Maria da Salete Barboza de; Universidade Federal da ParaíbaLima-Nunes, Aline; Universidade Federal de Campina GrandeAraújo, Wagner Junqueira de; Universidade Federal da Paraíba - UFPB2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/222510.12819/2021.18.02.9Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 2, fev. 2021; 162-182Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 2, fev. 2021; 162-1822317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2225/491492674http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2225/491492675http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2225/491492676http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2225/1553http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2225/1554http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2225/1555Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T20:00:27Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2225Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2021-10-14T20:00:27Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise e Melhoria dos Processos Informacionais na Assistência Estudantil / Analysis and Improvement of Informational Processes in Student Assistance
title Análise e Melhoria dos Processos Informacionais na Assistência Estudantil / Analysis and Improvement of Informational Processes in Student Assistance
spellingShingle Análise e Melhoria dos Processos Informacionais na Assistência Estudantil / Analysis and Improvement of Informational Processes in Student Assistance
Chaves, Jussara de Lourdes Ferreira; Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Administração; Psicologia; Ciência da Informação.
title_short Análise e Melhoria dos Processos Informacionais na Assistência Estudantil / Analysis and Improvement of Informational Processes in Student Assistance
title_full Análise e Melhoria dos Processos Informacionais na Assistência Estudantil / Analysis and Improvement of Informational Processes in Student Assistance
title_fullStr Análise e Melhoria dos Processos Informacionais na Assistência Estudantil / Analysis and Improvement of Informational Processes in Student Assistance
title_full_unstemmed Análise e Melhoria dos Processos Informacionais na Assistência Estudantil / Analysis and Improvement of Informational Processes in Student Assistance
title_sort Análise e Melhoria dos Processos Informacionais na Assistência Estudantil / Analysis and Improvement of Informational Processes in Student Assistance
author Chaves, Jussara de Lourdes Ferreira; Universidade Federal da Paraíba - UFPB
author_facet Chaves, Jussara de Lourdes Ferreira; Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Farias, Maria da Salete Barboza de; Universidade Federal da Paraíba
Lima-Nunes, Aline; Universidade Federal de Campina Grande
Araújo, Wagner Junqueira de; Universidade Federal da Paraíba - UFPB
author_role author
author2 Farias, Maria da Salete Barboza de; Universidade Federal da Paraíba
Lima-Nunes, Aline; Universidade Federal de Campina Grande
Araújo, Wagner Junqueira de; Universidade Federal da Paraíba - UFPB
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Jussara de Lourdes Ferreira; Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Farias, Maria da Salete Barboza de; Universidade Federal da Paraíba
Lima-Nunes, Aline; Universidade Federal de Campina Grande
Araújo, Wagner Junqueira de; Universidade Federal da Paraíba - UFPB
dc.subject.por.fl_str_mv Administração; Psicologia; Ciência da Informação.
topic Administração; Psicologia; Ciência da Informação.
description O objetivo do estudo foi analisar o processo informacional de trabalho da Assistência Estudantil no acompanhamento ao discente, a fim de identificar possíveis pontos para melhorias, promovendo um fluxo informacional de trabalho mais coerente com as funções desenvolvidas pelos envolvidos. O elemento motivador deste trabalho foi a verificação de que as atividades apresentavam-se de maneira desarmônica e desconexa na execução das ações preconizadas pelo Regulamento da Política de Assistência Estudantil. Trata-se de uma pesquisa aplicada composta de uma primeira análise constituída por: mapeamento, modelagem e descrição do processo, através do BPMN e descrição da estrutura das atividades com base no SIPOC, em seguida a aplicação da ISO/TR 26122 adaptada. Com esse aporte metodológico foi identificado as necessidades de alterações nas atividades do Processo de Acompanhamento do Discente; com a aplicação da a Análise de Causa-raiz - Diagrama da Árvore verificou-se a necessidade de criar amparo legal, por meio de normativas institucionais, para a regulamentação do processo e promover ajustes no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os resultados apontam a implantação e execução de melhorias no processo e no sistema, sendo necessários desenvolver estudos futuros para validar os resultados promovidos. Palavras-chave: Mapeamento de Processos. Melhoria de Processos. Gestão de Processos. Assistência Estudantil. ABSTRACT The objective of the study was to analyze the informational work process of Student Assistance in monitoring the student, in order to identify possible points for improvement, promoting an information flow of work more coherent with the functions developed by those involved. The motivating element of this work was the verification that the activities were presented in a disharmonious and disconnected manner in the execution of the actions recommended by the Student Assistance Policy Regulation. It is an applied research composed of a first analysis consisting of: mapping, modeling and description of the process, through the BPMN and description of the structure of the activities based on the SIPOC, then the application of the adapted ISO / TR 26122. With this methodological contribution, the needs for changes in the activities of the Student Monitoring Process were identified; with the application of the Root Cause Analysis - Tree Diagram, there was a need to create legal support, through institutional regulations, for the regulation of the process and to promote adjustments in the Integrated Academic Activities Management System (SIGAA). The results point to the implantation and execution of improvements in the process and in the system, being necessary to develop future studies to validate the results promoted. Keywords: Process Mapping. Process Improvement. Process Management. Student Assistance.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2225
10.12819/2021.18.02.9
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2225
identifier_str_mv 10.12819/2021.18.02.9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2225/491492674
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2225/491492675
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2225/491492676
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2225/1553
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2225/1554
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2225/1555
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 2, fev. 2021; 162-182
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 2, fev. 2021; 162-182
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911196684288