Análise do Processo de Obtenção de Embalagens e da Alternativa de Integração Vertical: Estudo de Caso Numa Empresa de Cosméticos / Analysis of The Packaging Obtention Process and the Vertical Integration Alternative: Case Study in a Cosmetics Company

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme, Claudio Oliveira Paes; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, Marcelo Sales; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1707
Resumo: O objetivo da pesquisa consistiu em identificar oportunidades de melhoria de desempenho em uma empresa de cosméticos por meio de análise comparativa entre o processo atual de obtenção de embalagens efetuado por compra, e o processo alternativo, que propõe sua produção interna. Foram consideradas as percepções dos gestores da empresa sobre aspectos propulsores e restritivos pertinentes aos modelos. A análise do atual processo de obtenção de embalagens de polietileno e a elaboração de modelos de integração vertical (ou produção interna), como alternativa para sua obtenção, constituíram etapas preliminares do estudo. A interação entre o referencial teórico e as considerações dos gestores quanto à aplicação prática da estratégia alternativa apresentou a integração vertical parcial ou híbrida como o modelo potencialmente capaz de proporcionar a melhoria de desempenho organizacional. As percepções dos gestores foram altamente favoráveis à fabricação própria de embalagens de polietileno. Dentre os autores abordados na literatura, a integração vertical híbrida emerge como modelo capaz de otimizar os recursos organizacionais, por combinar os benefícios que cada estratégia oferece. Portanto, a conclusão do estudo foi de que a estratégia de integração vertical parcial ou híbrida se apresenta como uma oportunidade de inovação incremental, potencialmente capaz de promover a melhoria dos objetivos de desempenho (confiabilidade, custo, flexibilidade, qualidade e rapidez) da empresa objeto de estudo, no que consiste à obtenção de embalagens de polietileno. Palavras-Chave: Estratégia. Embalagem. Integração Vertical. SUMMARY The objective of the research was to identify opportunities for performance improvement in a cosmetics company, through a comparative analysis of the current process of obtaining packaging, made by purchase and the alternative process that proposes its internal production. The perceptions of the managers about propelling and restrictive aspects relevant to the models were considered. The analysis of the current process of obtaining polyethylene packages and the elaboration of vertical integration models (or internal production), as an alternative to obtain them, were preliminary stages of the study. The interaction between the theoretical reference and the managers' considerations about practical application of the alternative strategy presented partial or hybrid vertical integration as the model potentially capable of improving organizational performance. Managers' perceptions were highly favorable to more own polyethylene packaging. Among the authors discussed in the literature, hybrid vertical integration emerges as a model capable of optimizing organizational resources by combining the benefits that each strategy offers. Therefore, the conclusion of the study was that the strategy of partial or hybrid vertical integration presents itself as an incremental innovation opportunity potentially able to promote the improvement of the performance objectives (reliability, cost, flexibility, quality and speed) of the target company polyethylene packaging supply. Key words: Strategy. Packing. Vertical Integration.
id FSA-3_b0b0a1d7ddf71eb66ff2107057e804c5
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1707
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Análise do Processo de Obtenção de Embalagens e da Alternativa de Integração Vertical: Estudo de Caso Numa Empresa de Cosméticos / Analysis of The Packaging Obtention Process and the Vertical Integration Alternative: Case Study in a Cosmetics CompanyAdministração/Gestão EstratégicaO objetivo da pesquisa consistiu em identificar oportunidades de melhoria de desempenho em uma empresa de cosméticos por meio de análise comparativa entre o processo atual de obtenção de embalagens efetuado por compra, e o processo alternativo, que propõe sua produção interna. Foram consideradas as percepções dos gestores da empresa sobre aspectos propulsores e restritivos pertinentes aos modelos. A análise do atual processo de obtenção de embalagens de polietileno e a elaboração de modelos de integração vertical (ou produção interna), como alternativa para sua obtenção, constituíram etapas preliminares do estudo. A interação entre o referencial teórico e as considerações dos gestores quanto à aplicação prática da estratégia alternativa apresentou a integração vertical parcial ou híbrida como o modelo potencialmente capaz de proporcionar a melhoria de desempenho organizacional. As percepções dos gestores foram altamente favoráveis à fabricação própria de embalagens de polietileno. Dentre os autores abordados na literatura, a integração vertical híbrida emerge como modelo capaz de otimizar os recursos organizacionais, por combinar os benefícios que cada estratégia oferece. Portanto, a conclusão do estudo foi de que a estratégia de integração vertical parcial ou híbrida se apresenta como uma oportunidade de inovação incremental, potencialmente capaz de promover a melhoria dos objetivos de desempenho (confiabilidade, custo, flexibilidade, qualidade e rapidez) da empresa objeto de estudo, no que consiste à obtenção de embalagens de polietileno. Palavras-Chave: Estratégia. Embalagem. Integração Vertical. SUMMARY The objective of the research was to identify opportunities for performance improvement in a cosmetics company, through a comparative analysis of the current process of obtaining packaging, made by purchase and the alternative process that proposes its internal production. The perceptions of the managers about propelling and restrictive aspects relevant to the models were considered. The analysis of the current process of obtaining polyethylene packages and the elaboration of vertical integration models (or internal production), as an alternative to obtain them, were preliminary stages of the study. The interaction between the theoretical reference and the managers' considerations about practical application of the alternative strategy presented partial or hybrid vertical integration as the model potentially capable of improving organizational performance. Managers' perceptions were highly favorable to more own polyethylene packaging. Among the authors discussed in the literature, hybrid vertical integration emerges as a model capable of optimizing organizational resources by combining the benefits that each strategy offers. Therefore, the conclusion of the study was that the strategy of partial or hybrid vertical integration presents itself as an incremental innovation opportunity potentially able to promote the improvement of the performance objectives (reliability, cost, flexibility, quality and speed) of the target company polyethylene packaging supply. Key words: Strategy. Packing. Vertical Integration.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Leme, Claudio Oliveira Paes; Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroFerreira, Marcelo Sales; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/170710.12819/2019.16.2.3Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, mar./abr. 2019; 32-58Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, mar./abr. 2019; 32-582317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1707/491491763http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1707/491491764http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1707/491491765http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1707/892http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1707/893Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-01T20:32:21Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1707Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2019-03-01T20:32:21Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do Processo de Obtenção de Embalagens e da Alternativa de Integração Vertical: Estudo de Caso Numa Empresa de Cosméticos / Analysis of The Packaging Obtention Process and the Vertical Integration Alternative: Case Study in a Cosmetics Company
title Análise do Processo de Obtenção de Embalagens e da Alternativa de Integração Vertical: Estudo de Caso Numa Empresa de Cosméticos / Analysis of The Packaging Obtention Process and the Vertical Integration Alternative: Case Study in a Cosmetics Company
spellingShingle Análise do Processo de Obtenção de Embalagens e da Alternativa de Integração Vertical: Estudo de Caso Numa Empresa de Cosméticos / Analysis of The Packaging Obtention Process and the Vertical Integration Alternative: Case Study in a Cosmetics Company
Leme, Claudio Oliveira Paes; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Administração/Gestão Estratégica
title_short Análise do Processo de Obtenção de Embalagens e da Alternativa de Integração Vertical: Estudo de Caso Numa Empresa de Cosméticos / Analysis of The Packaging Obtention Process and the Vertical Integration Alternative: Case Study in a Cosmetics Company
title_full Análise do Processo de Obtenção de Embalagens e da Alternativa de Integração Vertical: Estudo de Caso Numa Empresa de Cosméticos / Analysis of The Packaging Obtention Process and the Vertical Integration Alternative: Case Study in a Cosmetics Company
title_fullStr Análise do Processo de Obtenção de Embalagens e da Alternativa de Integração Vertical: Estudo de Caso Numa Empresa de Cosméticos / Analysis of The Packaging Obtention Process and the Vertical Integration Alternative: Case Study in a Cosmetics Company
title_full_unstemmed Análise do Processo de Obtenção de Embalagens e da Alternativa de Integração Vertical: Estudo de Caso Numa Empresa de Cosméticos / Analysis of The Packaging Obtention Process and the Vertical Integration Alternative: Case Study in a Cosmetics Company
title_sort Análise do Processo de Obtenção de Embalagens e da Alternativa de Integração Vertical: Estudo de Caso Numa Empresa de Cosméticos / Analysis of The Packaging Obtention Process and the Vertical Integration Alternative: Case Study in a Cosmetics Company
author Leme, Claudio Oliveira Paes; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
author_facet Leme, Claudio Oliveira Paes; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Ferreira, Marcelo Sales; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
author_role author
author2 Ferreira, Marcelo Sales; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme, Claudio Oliveira Paes; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Ferreira, Marcelo Sales; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Administração/Gestão Estratégica
topic Administração/Gestão Estratégica
description O objetivo da pesquisa consistiu em identificar oportunidades de melhoria de desempenho em uma empresa de cosméticos por meio de análise comparativa entre o processo atual de obtenção de embalagens efetuado por compra, e o processo alternativo, que propõe sua produção interna. Foram consideradas as percepções dos gestores da empresa sobre aspectos propulsores e restritivos pertinentes aos modelos. A análise do atual processo de obtenção de embalagens de polietileno e a elaboração de modelos de integração vertical (ou produção interna), como alternativa para sua obtenção, constituíram etapas preliminares do estudo. A interação entre o referencial teórico e as considerações dos gestores quanto à aplicação prática da estratégia alternativa apresentou a integração vertical parcial ou híbrida como o modelo potencialmente capaz de proporcionar a melhoria de desempenho organizacional. As percepções dos gestores foram altamente favoráveis à fabricação própria de embalagens de polietileno. Dentre os autores abordados na literatura, a integração vertical híbrida emerge como modelo capaz de otimizar os recursos organizacionais, por combinar os benefícios que cada estratégia oferece. Portanto, a conclusão do estudo foi de que a estratégia de integração vertical parcial ou híbrida se apresenta como uma oportunidade de inovação incremental, potencialmente capaz de promover a melhoria dos objetivos de desempenho (confiabilidade, custo, flexibilidade, qualidade e rapidez) da empresa objeto de estudo, no que consiste à obtenção de embalagens de polietileno. Palavras-Chave: Estratégia. Embalagem. Integração Vertical. SUMMARY The objective of the research was to identify opportunities for performance improvement in a cosmetics company, through a comparative analysis of the current process of obtaining packaging, made by purchase and the alternative process that proposes its internal production. The perceptions of the managers about propelling and restrictive aspects relevant to the models were considered. The analysis of the current process of obtaining polyethylene packages and the elaboration of vertical integration models (or internal production), as an alternative to obtain them, were preliminary stages of the study. The interaction between the theoretical reference and the managers' considerations about practical application of the alternative strategy presented partial or hybrid vertical integration as the model potentially capable of improving organizational performance. Managers' perceptions were highly favorable to more own polyethylene packaging. Among the authors discussed in the literature, hybrid vertical integration emerges as a model capable of optimizing organizational resources by combining the benefits that each strategy offers. Therefore, the conclusion of the study was that the strategy of partial or hybrid vertical integration presents itself as an incremental innovation opportunity potentially able to promote the improvement of the performance objectives (reliability, cost, flexibility, quality and speed) of the target company polyethylene packaging supply. Key words: Strategy. Packing. Vertical Integration.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-27
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1707
10.12819/2019.16.2.3
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1707
identifier_str_mv 10.12819/2019.16.2.3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1707/491491763
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1707/491491764
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1707/491491765
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1707/892
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1707/893
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, mar./abr. 2019; 32-58
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 2, mar./abr. 2019; 32-58
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911741943808