A Comunicação em Cursos de Licenciatura Ofertados na Modalidade de Educação a Distância: Percepção dos Docentes / The Communication in Licensee Courses Offered in the Distance Education Mode: Teachers Perception

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espíndola, Marina Bazzo de; Universidade Federal de Santa Catarina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes, Diego Eller; Universidade Federal de Santa Catarina, Andrade, Dalton Francisco de; Universidade Federal de Santa Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1611
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as percepções dos professores acerca da comunicação estabelecida com os estudantes e profissionais dos cursos de licenciatura em Biologia, Física e Matemática ofertados na modalidade de educação a distância (EaD) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cujos projetos são financiados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário elaborado pelo Núcleo de Avaliação do Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec) da UFSC, aos docentes que estavam atuando ou que já haviam atuado nesses cursos. Os resultados do estudo indicaram a necessidade de aprimoramentos no que se refere a aspectos técnicos, como conexão de internet e videoconferências, os quais impactaram negativamente nas ações pedagógicas planejadas pelos docentes. A comunicação dos professores com as demais equipes dos cursos e com os estudantes foi avaliada, de forma geral, como positiva. Palavras-chave: Comunicação. Formação de professors. Educação a distância. ABSTRACT This study aims to analyze the teachers' perceptions about the communication established with the students and professionals of the degree courses in Biology, Physics and Mathematics offered in the modality of distance education by the Federal University of Santa Catarina and the projects are funded by the Open University of Brazil. The data were collected through the application of a questionnaire prepared by the Nucleus of Evaluation of the Laboratory of New Technologies of the UFSC, to the teachers who were acting or who had already acted in these courses. The results of the study indicated the need for improvements in technical aspects, such as internet connection and videoconferences, which had a negative impact on the pedagogical actions planned by the teachers. The communication of the teachers with the other teams of the courses and with the students was generally evaluated as positive. Keywords: Communication. Teacher training. Distance education.
id FSA-3_b5fd397a470398456426e203a753c8cb
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1611
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling A Comunicação em Cursos de Licenciatura Ofertados na Modalidade de Educação a Distância: Percepção dos Docentes / The Communication in Licensee Courses Offered in the Distance Education Mode: Teachers PerceptionComunicação Social; Educação; AdministraçãoEste estudo tem como objetivo analisar as percepções dos professores acerca da comunicação estabelecida com os estudantes e profissionais dos cursos de licenciatura em Biologia, Física e Matemática ofertados na modalidade de educação a distância (EaD) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cujos projetos são financiados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário elaborado pelo Núcleo de Avaliação do Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec) da UFSC, aos docentes que estavam atuando ou que já haviam atuado nesses cursos. Os resultados do estudo indicaram a necessidade de aprimoramentos no que se refere a aspectos técnicos, como conexão de internet e videoconferências, os quais impactaram negativamente nas ações pedagógicas planejadas pelos docentes. A comunicação dos professores com as demais equipes dos cursos e com os estudantes foi avaliada, de forma geral, como positiva. Palavras-chave: Comunicação. Formação de professors. Educação a distância. ABSTRACT This study aims to analyze the teachers' perceptions about the communication established with the students and professionals of the degree courses in Biology, Physics and Mathematics offered in the modality of distance education by the Federal University of Santa Catarina and the projects are funded by the Open University of Brazil. The data were collected through the application of a questionnaire prepared by the Nucleus of Evaluation of the Laboratory of New Technologies of the UFSC, to the teachers who were acting or who had already acted in these courses. The results of the study indicated the need for improvements in technical aspects, such as internet connection and videoconferences, which had a negative impact on the pedagogical actions planned by the teachers. The communication of the teachers with the other teams of the courses and with the students was generally evaluated as positive. Keywords: Communication. Teacher training. Distance education.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Espíndola, Marina Bazzo de; Universidade Federal de Santa CatarinaGomes, Diego Eller; Universidade Federal de Santa CatarinaAndrade, Dalton Francisco de; Universidade Federal de Santa Catarina2018-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/161110.12819/2018.15.5.3Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 5, set./out. 2018; 54-68Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 5, set./out. 2018; 54-682317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1611/491491613http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1611/491491614http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1611/491491615http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1611/782http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1611/783Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-14T12:01:45Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1611Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2018-08-14T12:01:45Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Comunicação em Cursos de Licenciatura Ofertados na Modalidade de Educação a Distância: Percepção dos Docentes / The Communication in Licensee Courses Offered in the Distance Education Mode: Teachers Perception
title A Comunicação em Cursos de Licenciatura Ofertados na Modalidade de Educação a Distância: Percepção dos Docentes / The Communication in Licensee Courses Offered in the Distance Education Mode: Teachers Perception
spellingShingle A Comunicação em Cursos de Licenciatura Ofertados na Modalidade de Educação a Distância: Percepção dos Docentes / The Communication in Licensee Courses Offered in the Distance Education Mode: Teachers Perception
Espíndola, Marina Bazzo de; Universidade Federal de Santa Catarina
Comunicação Social; Educação; Administração
title_short A Comunicação em Cursos de Licenciatura Ofertados na Modalidade de Educação a Distância: Percepção dos Docentes / The Communication in Licensee Courses Offered in the Distance Education Mode: Teachers Perception
title_full A Comunicação em Cursos de Licenciatura Ofertados na Modalidade de Educação a Distância: Percepção dos Docentes / The Communication in Licensee Courses Offered in the Distance Education Mode: Teachers Perception
title_fullStr A Comunicação em Cursos de Licenciatura Ofertados na Modalidade de Educação a Distância: Percepção dos Docentes / The Communication in Licensee Courses Offered in the Distance Education Mode: Teachers Perception
title_full_unstemmed A Comunicação em Cursos de Licenciatura Ofertados na Modalidade de Educação a Distância: Percepção dos Docentes / The Communication in Licensee Courses Offered in the Distance Education Mode: Teachers Perception
title_sort A Comunicação em Cursos de Licenciatura Ofertados na Modalidade de Educação a Distância: Percepção dos Docentes / The Communication in Licensee Courses Offered in the Distance Education Mode: Teachers Perception
author Espíndola, Marina Bazzo de; Universidade Federal de Santa Catarina
author_facet Espíndola, Marina Bazzo de; Universidade Federal de Santa Catarina
Gomes, Diego Eller; Universidade Federal de Santa Catarina
Andrade, Dalton Francisco de; Universidade Federal de Santa Catarina
author_role author
author2 Gomes, Diego Eller; Universidade Federal de Santa Catarina
Andrade, Dalton Francisco de; Universidade Federal de Santa Catarina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Espíndola, Marina Bazzo de; Universidade Federal de Santa Catarina
Gomes, Diego Eller; Universidade Federal de Santa Catarina
Andrade, Dalton Francisco de; Universidade Federal de Santa Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Social; Educação; Administração
topic Comunicação Social; Educação; Administração
description Este estudo tem como objetivo analisar as percepções dos professores acerca da comunicação estabelecida com os estudantes e profissionais dos cursos de licenciatura em Biologia, Física e Matemática ofertados na modalidade de educação a distância (EaD) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cujos projetos são financiados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário elaborado pelo Núcleo de Avaliação do Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec) da UFSC, aos docentes que estavam atuando ou que já haviam atuado nesses cursos. Os resultados do estudo indicaram a necessidade de aprimoramentos no que se refere a aspectos técnicos, como conexão de internet e videoconferências, os quais impactaram negativamente nas ações pedagógicas planejadas pelos docentes. A comunicação dos professores com as demais equipes dos cursos e com os estudantes foi avaliada, de forma geral, como positiva. Palavras-chave: Comunicação. Formação de professors. Educação a distância. ABSTRACT This study aims to analyze the teachers' perceptions about the communication established with the students and professionals of the degree courses in Biology, Physics and Mathematics offered in the modality of distance education by the Federal University of Santa Catarina and the projects are funded by the Open University of Brazil. The data were collected through the application of a questionnaire prepared by the Nucleus of Evaluation of the Laboratory of New Technologies of the UFSC, to the teachers who were acting or who had already acted in these courses. The results of the study indicated the need for improvements in technical aspects, such as internet connection and videoconferences, which had a negative impact on the pedagogical actions planned by the teachers. The communication of the teachers with the other teams of the courses and with the students was generally evaluated as positive. Keywords: Communication. Teacher training. Distance education.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1611
10.12819/2018.15.5.3
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1611
identifier_str_mv 10.12819/2018.15.5.3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1611/491491613
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1611/491491614
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1611/491491615
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1611/782
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1611/783
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 5, set./out. 2018; 54-68
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 5, set./out. 2018; 54-68
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944904849653760