Análise de Marketing Digital na Alfa Calçados: Estudo de Caso em Mídias Sociais / Digital Marketing Analysis at Alfa Footwear: A Case Study on Social Media

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rodrigo Gabriel; Universidade Franciscana - UFN
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Hollveg, Scheila Daiana Severo; Universidade Franciscana - UFN, Zonatto, Patrinês Aparecida França
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2791
Resumo: Devido às mudanças que a internet trouxe para o mundo em termos de comunicação, é fundamental que todas as empresas estejam presentes nesse meio. Uma estratégia de marketing digital possui os mesmos objetivos do marketing tradicional, mas utiliza meios como websites, blogs, redes sociais, entre outros, para sua promoção. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar o desenvolvimento do marketing digital nas mídias sociais da empresa Alfa Calçados, região central do estado do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais, a fim de compreender o comportamento da empresa. Os resultados obtidos demonstram como a empresa Alfa Calçados utiliza plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, WhatsApp e um blog próprio, além do site da empresa, para realizar seu marketing digital, promovendo campanhas e vendas de produtos. A empresa possui uma integração entre os setores de marketing e comunicação, com planejamentos estratégicos iniciados bem antes de qualquer atividade nas redes sociais. Além disso, a empresa também utiliza o marketing de experiência e o marketing de encantamento como forma de fidelizar sua clientela. Com base nos resultados encontrados, foram feitas sugestões para a gestão da empresa, como a utilização da estratégia conhecida como Search Engine Optimization (SEO) e a implementação do e-mail marketing. Palavras-chave: Marketing Digital, Marketing, Redes sociais. ABSTRACT  Due to the changes that the internet has brought to the world in terms of communication, it is essential for all companies to be present in this medium. A digital marketing strategy has the same objectives as traditional marketing, but it utilizes means such as websites, blogs, social media, among others, for its promotion. In this context, the objective of this study was to analyze the development of digital marketing on social media platforms for Alfa Footwear, central region of Rio Grande do Sul state. The methodology employed was qualitative, and data collection was done through individual interviews to understand the company's behavior. The results obtained demonstrate how Alfa Footwear utilizes platforms such as Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, WhatsApp, and a company blog, in addition to their website, to carry out their digital marketing for campaign promotion and product sales. The company has an integration of the marketing and communication departments, with strategic planning initiated well before any activity on social media. Furthermore, the company also employs experiential marketing and enchantment marketing as a means of customer loyalty. Based on the findings, suggestions were made to the company's management, such as the utilization of the strategy known as Search Engine Optimization (SEO) and the implementation of email marketing. Keywords: Digital Marketing, Marketing, Social Media.  
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