DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS: PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS E UMA EPISTEMOLOGIA AFROBRASILEIRA NA FORMAÇÃO DOCENTE E GESTORA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO / PRACTICES OF EDUCOMMUNICATION, AFRO-BRAZILIAN EPISTEMOLOGY AND PEDAGOGICAL DIALOGUES AT TRAINING COURSES OF MANAGE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malachias, Rosangela; Cátedra UNESCO de Comunicação e Desenvolvimento Universidade Metodista de São Paulo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/623
Resumo: RESUMO Mais do que analisar encontros de formação continuada de Educadoras/es  pertencentes a Unidades Escolares (UEs) vinculadas à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), este artigo objetiva frisar a relevância do tema central que os propiciou: a Educação para as Relações Étnico-raciais sob uma ótica reflexiva. Neste sentido, a narrativa dialoga com as práticas cotidianas da escola, sempre sintonizadas aos eventos da sociedade no âmbito da família e, numa perspectiva mais ampla, da esfera pública representada nas mídias. A metodologia foi alicerçada nos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais, que orientam a Educação para as Relações Étnico-raciais Ensino de Cultura e História Afrobrasileira e Africana (BRASIL: 2005), a saber: (1) Consciência Histórica e Política da Diversidade; (2) Fortalecimento das Identidades e Direitos e (3) Ações Educativas de Combate ao Racismo e a Discriminações. Tal opção explica-se na interface entre Educação e Comunicação, campos que - aliados à História e demais Ciências Sociais  - estruturam a elaboração didático-pedagógica formativa. A escuta avaliativa dos cursistas permite contabilizar: (1) a crescente demanda que o tema desperta e o reduzido número de vagas oferecidas; (2) as dificuldades individuais e institucionais para o enfrentamento cotidiano dos estereótipos, preconceito, discriminação e racismo manifestados na escola. (3) A necessidade do acompanhamento crítico das práticas e a ampliação das redes/networks para o seu compartilhamento; (4) no âmbito acadêmico, de propiciar o (re)conhecimento das teorias e práticas críticas afrobrasileiras, que têm contribuído para o  que chamamos de despertar educomunicativo da consciência negra. Palavras-chave: formação. Educação. relações étnico-raciais. Comunicação. consciência ABSTRACT More than promoting analysis about continous training of teachers and educators, who are workers in schools from the  Municipal Secretary of Education from São Paulo, this article aims to stress a reflection about a central issue that is the Education for Ethnic and Racial Relations. In addition, in a wide perspective,  this reflection is also a dialog with daily practices from schools that are linked with events of society, family and the public sphere of media.The methodology is structured for principles from the National Guidelines about the Education for Ethnic and Racial Education. The first is the Political and Historical Consciousness of Diversity; the second is the Strenghtening of Rights and Identities and the third is the Educacional Actions against Discrimination and Racism. This methodological option can be explained by the Education and Communication approach, which are fields linked to Social Sciences and History. Together, these fields can support the didatic activities of training courses. As partial results from an evaluative listening of Educators, it is possible to mention: (1) a growing interest about the issue and, in opposition to the few number of vacancies; (2) daily difficulties to face the institutional and individual manifestation of racism, discrimination and stereotypes at school; (3) the need of a critical monitoring of practices and the enlargement of networks, in order to broadcast and share them (4) to promote, in the academic sphere, studies for the recognition of Afro-Brazilian critical and practices theories about what we are calling the awakening of black consciousness made by educommunication. Keywords: training courses. Education. ethnic and racial relations. Communication. black consciousness. 
id FSA-3_ca2c63014c8e84331c73425d49152c44
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/623
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS: PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS E UMA EPISTEMOLOGIA AFROBRASILEIRA NA FORMAÇÃO DOCENTE E GESTORA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO / PRACTICES OF EDUCOMMUNICATION, AFRO-BRAZILIAN EPISTEMOLOGY AND PEDAGOGICAL DIALOGUES AT TRAINING COURSES OF MANAGEEducação; Comunicação SocialRESUMO Mais do que analisar encontros de formação continuada de Educadoras/es  pertencentes a Unidades Escolares (UEs) vinculadas à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), este artigo objetiva frisar a relevância do tema central que os propiciou: a Educação para as Relações Étnico-raciais sob uma ótica reflexiva. Neste sentido, a narrativa dialoga com as práticas cotidianas da escola, sempre sintonizadas aos eventos da sociedade no âmbito da família e, numa perspectiva mais ampla, da esfera pública representada nas mídias. A metodologia foi alicerçada nos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais, que orientam a Educação para as Relações Étnico-raciais Ensino de Cultura e História Afrobrasileira e Africana (BRASIL: 2005), a saber: (1) Consciência Histórica e Política da Diversidade; (2) Fortalecimento das Identidades e Direitos e (3) Ações Educativas de Combate ao Racismo e a Discriminações. Tal opção explica-se na interface entre Educação e Comunicação, campos que - aliados à História e demais Ciências Sociais  - estruturam a elaboração didático-pedagógica formativa. A escuta avaliativa dos cursistas permite contabilizar: (1) a crescente demanda que o tema desperta e o reduzido número de vagas oferecidas; (2) as dificuldades individuais e institucionais para o enfrentamento cotidiano dos estereótipos, preconceito, discriminação e racismo manifestados na escola. (3) A necessidade do acompanhamento crítico das práticas e a ampliação das redes/networks para o seu compartilhamento; (4) no âmbito acadêmico, de propiciar o (re)conhecimento das teorias e práticas críticas afrobrasileiras, que têm contribuído para o  que chamamos de despertar educomunicativo da consciência negra. Palavras-chave: formação. Educação. relações étnico-raciais. Comunicação. consciência ABSTRACT More than promoting analysis about continous training of teachers and educators, who are workers in schools from the  Municipal Secretary of Education from São Paulo, this article aims to stress a reflection about a central issue that is the Education for Ethnic and Racial Relations. In addition, in a wide perspective,  this reflection is also a dialog with daily practices from schools that are linked with events of society, family and the public sphere of media.The methodology is structured for principles from the National Guidelines about the Education for Ethnic and Racial Education. The first is the Political and Historical Consciousness of Diversity; the second is the Strenghtening of Rights and Identities and the third is the Educacional Actions against Discrimination and Racism. This methodological option can be explained by the Education and Communication approach, which are fields linked to Social Sciences and History. Together, these fields can support the didatic activities of training courses. As partial results from an evaluative listening of Educators, it is possible to mention: (1) a growing interest about the issue and, in opposition to the few number of vacancies; (2) daily difficulties to face the institutional and individual manifestation of racism, discrimination and stereotypes at school; (3) the need of a critical monitoring of practices and the enlargement of networks, in order to broadcast and share them (4) to promote, in the academic sphere, studies for the recognition of Afro-Brazilian critical and practices theories about what we are calling the awakening of black consciousness made by educommunication. Keywords: training courses. Education. ethnic and racial relations. Communication. black consciousness. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Malachias, Rosangela; Cátedra UNESCO de Comunicação e Desenvolvimento Universidade Metodista de São Paulo2014-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/623Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.4, out./dez. 2014; 39-64Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.4, out./dez. 2014; 39-642317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/623/373Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-01T01:26:24Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/623Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2014-10-01T01:26:24Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS: PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS E UMA EPISTEMOLOGIA AFROBRASILEIRA NA FORMAÇÃO DOCENTE E GESTORA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO / PRACTICES OF EDUCOMMUNICATION, AFRO-BRAZILIAN EPISTEMOLOGY AND PEDAGOGICAL DIALOGUES AT TRAINING COURSES OF MANAGE
title DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS: PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS E UMA EPISTEMOLOGIA AFROBRASILEIRA NA FORMAÇÃO DOCENTE E GESTORA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO / PRACTICES OF EDUCOMMUNICATION, AFRO-BRAZILIAN EPISTEMOLOGY AND PEDAGOGICAL DIALOGUES AT TRAINING COURSES OF MANAGE
spellingShingle DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS: PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS E UMA EPISTEMOLOGIA AFROBRASILEIRA NA FORMAÇÃO DOCENTE E GESTORA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO / PRACTICES OF EDUCOMMUNICATION, AFRO-BRAZILIAN EPISTEMOLOGY AND PEDAGOGICAL DIALOGUES AT TRAINING COURSES OF MANAGE
Malachias, Rosangela; Cátedra UNESCO de Comunicação e Desenvolvimento Universidade Metodista de São Paulo
Educação; Comunicação Social
title_short DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS: PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS E UMA EPISTEMOLOGIA AFROBRASILEIRA NA FORMAÇÃO DOCENTE E GESTORA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO / PRACTICES OF EDUCOMMUNICATION, AFRO-BRAZILIAN EPISTEMOLOGY AND PEDAGOGICAL DIALOGUES AT TRAINING COURSES OF MANAGE
title_full DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS: PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS E UMA EPISTEMOLOGIA AFROBRASILEIRA NA FORMAÇÃO DOCENTE E GESTORA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO / PRACTICES OF EDUCOMMUNICATION, AFRO-BRAZILIAN EPISTEMOLOGY AND PEDAGOGICAL DIALOGUES AT TRAINING COURSES OF MANAGE
title_fullStr DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS: PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS E UMA EPISTEMOLOGIA AFROBRASILEIRA NA FORMAÇÃO DOCENTE E GESTORA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO / PRACTICES OF EDUCOMMUNICATION, AFRO-BRAZILIAN EPISTEMOLOGY AND PEDAGOGICAL DIALOGUES AT TRAINING COURSES OF MANAGE
title_full_unstemmed DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS: PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS E UMA EPISTEMOLOGIA AFROBRASILEIRA NA FORMAÇÃO DOCENTE E GESTORA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO / PRACTICES OF EDUCOMMUNICATION, AFRO-BRAZILIAN EPISTEMOLOGY AND PEDAGOGICAL DIALOGUES AT TRAINING COURSES OF MANAGE
title_sort DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS: PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS E UMA EPISTEMOLOGIA AFROBRASILEIRA NA FORMAÇÃO DOCENTE E GESTORA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO / PRACTICES OF EDUCOMMUNICATION, AFRO-BRAZILIAN EPISTEMOLOGY AND PEDAGOGICAL DIALOGUES AT TRAINING COURSES OF MANAGE
author Malachias, Rosangela; Cátedra UNESCO de Comunicação e Desenvolvimento Universidade Metodista de São Paulo
author_facet Malachias, Rosangela; Cátedra UNESCO de Comunicação e Desenvolvimento Universidade Metodista de São Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Malachias, Rosangela; Cátedra UNESCO de Comunicação e Desenvolvimento Universidade Metodista de São Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Comunicação Social
topic Educação; Comunicação Social
description RESUMO Mais do que analisar encontros de formação continuada de Educadoras/es  pertencentes a Unidades Escolares (UEs) vinculadas à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), este artigo objetiva frisar a relevância do tema central que os propiciou: a Educação para as Relações Étnico-raciais sob uma ótica reflexiva. Neste sentido, a narrativa dialoga com as práticas cotidianas da escola, sempre sintonizadas aos eventos da sociedade no âmbito da família e, numa perspectiva mais ampla, da esfera pública representada nas mídias. A metodologia foi alicerçada nos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais, que orientam a Educação para as Relações Étnico-raciais Ensino de Cultura e História Afrobrasileira e Africana (BRASIL: 2005), a saber: (1) Consciência Histórica e Política da Diversidade; (2) Fortalecimento das Identidades e Direitos e (3) Ações Educativas de Combate ao Racismo e a Discriminações. Tal opção explica-se na interface entre Educação e Comunicação, campos que - aliados à História e demais Ciências Sociais  - estruturam a elaboração didático-pedagógica formativa. A escuta avaliativa dos cursistas permite contabilizar: (1) a crescente demanda que o tema desperta e o reduzido número de vagas oferecidas; (2) as dificuldades individuais e institucionais para o enfrentamento cotidiano dos estereótipos, preconceito, discriminação e racismo manifestados na escola. (3) A necessidade do acompanhamento crítico das práticas e a ampliação das redes/networks para o seu compartilhamento; (4) no âmbito acadêmico, de propiciar o (re)conhecimento das teorias e práticas críticas afrobrasileiras, que têm contribuído para o  que chamamos de despertar educomunicativo da consciência negra. Palavras-chave: formação. Educação. relações étnico-raciais. Comunicação. consciência ABSTRACT More than promoting analysis about continous training of teachers and educators, who are workers in schools from the  Municipal Secretary of Education from São Paulo, this article aims to stress a reflection about a central issue that is the Education for Ethnic and Racial Relations. In addition, in a wide perspective,  this reflection is also a dialog with daily practices from schools that are linked with events of society, family and the public sphere of media.The methodology is structured for principles from the National Guidelines about the Education for Ethnic and Racial Education. The first is the Political and Historical Consciousness of Diversity; the second is the Strenghtening of Rights and Identities and the third is the Educacional Actions against Discrimination and Racism. This methodological option can be explained by the Education and Communication approach, which are fields linked to Social Sciences and History. Together, these fields can support the didatic activities of training courses. As partial results from an evaluative listening of Educators, it is possible to mention: (1) a growing interest about the issue and, in opposition to the few number of vacancies; (2) daily difficulties to face the institutional and individual manifestation of racism, discrimination and stereotypes at school; (3) the need of a critical monitoring of practices and the enlargement of networks, in order to broadcast and share them (4) to promote, in the academic sphere, studies for the recognition of Afro-Brazilian critical and practices theories about what we are calling the awakening of black consciousness made by educommunication. Keywords: training courses. Education. ethnic and racial relations. Communication. black consciousness. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/623
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/623/373
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.4, out./dez. 2014; 39-64
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.4, out./dez. 2014; 39-64
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944911773401088