DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS: PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS E UMA EPISTEMOLOGIA AFROBRASILEIRA NA FORMAÇÃO DOCENTE E GESTORA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO / PRACTICES OF EDUCOMMUNICATION, AFRO-BRAZILIAN EPISTEMOLOGY AND PEDAGOGICAL DIALOGUES AT TRAINING COURSES OF MANAGE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/623 |
Resumo: | RESUMO Mais do que analisar encontros de formação continuada de Educadoras/es pertencentes a Unidades Escolares (UEs) vinculadas à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), este artigo objetiva frisar a relevância do tema central que os propiciou: a Educação para as Relações Étnico-raciais sob uma ótica reflexiva. Neste sentido, a narrativa dialoga com as práticas cotidianas da escola, sempre sintonizadas aos eventos da sociedade no âmbito da família e, numa perspectiva mais ampla, da esfera pública representada nas mídias. A metodologia foi alicerçada nos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais, que orientam a Educação para as Relações Étnico-raciais Ensino de Cultura e História Afrobrasileira e Africana (BRASIL: 2005), a saber: (1) Consciência Histórica e Política da Diversidade; (2) Fortalecimento das Identidades e Direitos e (3) Ações Educativas de Combate ao Racismo e a Discriminações. Tal opção explica-se na interface entre Educação e Comunicação, campos que - aliados à História e demais Ciências Sociais - estruturam a elaboração didático-pedagógica formativa. A escuta avaliativa dos cursistas permite contabilizar: (1) a crescente demanda que o tema desperta e o reduzido número de vagas oferecidas; (2) as dificuldades individuais e institucionais para o enfrentamento cotidiano dos estereótipos, preconceito, discriminação e racismo manifestados na escola. (3) A necessidade do acompanhamento crítico das práticas e a ampliação das redes/networks para o seu compartilhamento; (4) no âmbito acadêmico, de propiciar o (re)conhecimento das teorias e práticas críticas afrobrasileiras, que têm contribuído para o que chamamos de despertar educomunicativo da consciência negra. Palavras-chave: formação. Educação. relações étnico-raciais. Comunicação. consciência ABSTRACT More than promoting analysis about continous training of teachers and educators, who are workers in schools from the Municipal Secretary of Education from São Paulo, this article aims to stress a reflection about a central issue that is the Education for Ethnic and Racial Relations. In addition, in a wide perspective, this reflection is also a dialog with daily practices from schools that are linked with events of society, family and the public sphere of media.The methodology is structured for principles from the National Guidelines about the Education for Ethnic and Racial Education. The first is the Political and Historical Consciousness of Diversity; the second is the Strenghtening of Rights and Identities and the third is the Educacional Actions against Discrimination and Racism. This methodological option can be explained by the Education and Communication approach, which are fields linked to Social Sciences and History. Together, these fields can support the didatic activities of training courses. As partial results from an evaluative listening of Educators, it is possible to mention: (1) a growing interest about the issue and, in opposition to the few number of vacancies; (2) daily difficulties to face the institutional and individual manifestation of racism, discrimination and stereotypes at school; (3) the need of a critical monitoring of practices and the enlargement of networks, in order to broadcast and share them (4) to promote, in the academic sphere, studies for the recognition of Afro-Brazilian critical and practices theories about what we are calling the awakening of black consciousness made by educommunication. Keywords: training courses. Education. ethnic and racial relations. Communication. black consciousness. |
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DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS: PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS E UMA EPISTEMOLOGIA AFROBRASILEIRA NA FORMAÇÃO DOCENTE E GESTORA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO / PRACTICES OF EDUCOMMUNICATION, AFRO-BRAZILIAN EPISTEMOLOGY AND PEDAGOGICAL DIALOGUES AT TRAINING COURSES OF MANAGEEducação; Comunicação SocialRESUMO Mais do que analisar encontros de formação continuada de Educadoras/es pertencentes a Unidades Escolares (UEs) vinculadas à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), este artigo objetiva frisar a relevância do tema central que os propiciou: a Educação para as Relações Étnico-raciais sob uma ótica reflexiva. Neste sentido, a narrativa dialoga com as práticas cotidianas da escola, sempre sintonizadas aos eventos da sociedade no âmbito da família e, numa perspectiva mais ampla, da esfera pública representada nas mídias. A metodologia foi alicerçada nos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais, que orientam a Educação para as Relações Étnico-raciais Ensino de Cultura e História Afrobrasileira e Africana (BRASIL: 2005), a saber: (1) Consciência Histórica e Política da Diversidade; (2) Fortalecimento das Identidades e Direitos e (3) Ações Educativas de Combate ao Racismo e a Discriminações. Tal opção explica-se na interface entre Educação e Comunicação, campos que - aliados à História e demais Ciências Sociais - estruturam a elaboração didático-pedagógica formativa. A escuta avaliativa dos cursistas permite contabilizar: (1) a crescente demanda que o tema desperta e o reduzido número de vagas oferecidas; (2) as dificuldades individuais e institucionais para o enfrentamento cotidiano dos estereótipos, preconceito, discriminação e racismo manifestados na escola. (3) A necessidade do acompanhamento crítico das práticas e a ampliação das redes/networks para o seu compartilhamento; (4) no âmbito acadêmico, de propiciar o (re)conhecimento das teorias e práticas críticas afrobrasileiras, que têm contribuído para o que chamamos de despertar educomunicativo da consciência negra. Palavras-chave: formação. Educação. relações étnico-raciais. Comunicação. consciência ABSTRACT More than promoting analysis about continous training of teachers and educators, who are workers in schools from the Municipal Secretary of Education from São Paulo, this article aims to stress a reflection about a central issue that is the Education for Ethnic and Racial Relations. In addition, in a wide perspective, this reflection is also a dialog with daily practices from schools that are linked with events of society, family and the public sphere of media.The methodology is structured for principles from the National Guidelines about the Education for Ethnic and Racial Education. The first is the Political and Historical Consciousness of Diversity; the second is the Strenghtening of Rights and Identities and the third is the Educacional Actions against Discrimination and Racism. This methodological option can be explained by the Education and Communication approach, which are fields linked to Social Sciences and History. Together, these fields can support the didatic activities of training courses. As partial results from an evaluative listening of Educators, it is possible to mention: (1) a growing interest about the issue and, in opposition to the few number of vacancies; (2) daily difficulties to face the institutional and individual manifestation of racism, discrimination and stereotypes at school; (3) the need of a critical monitoring of practices and the enlargement of networks, in order to broadcast and share them (4) to promote, in the academic sphere, studies for the recognition of Afro-Brazilian critical and practices theories about what we are calling the awakening of black consciousness made by educommunication. Keywords: training courses. Education. ethnic and racial relations. Communication. black consciousness. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Malachias, Rosangela; Cátedra UNESCO de Comunicação e Desenvolvimento Universidade Metodista de São Paulo2014-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/623Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.4, out./dez. 2014; 39-64Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.4, out./dez. 2014; 39-642317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/623/373Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-01T01:26:24Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/623Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2014-10-01T01:26:24Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
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