O Marketing de Experiência dos Patrocinadores do Rock in Rio / The Experience Marketing of Rock in Rio Sponsors

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Larissa Compan de; UFF - Universidade Federal Fluminense
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Paula, Renata Céli Moreira da Silva; UFF - Universidade Federal Fluminense
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2427
Resumo: O Rock in Rio é um festival de música de grande porte que ocorre a cada dois anos no Brasil. Seu público de 2019 totalizou 700 mil pessoas durante os sete dias de evento, mostrando ser um evento interessante para as marcas criarem interações e experiências para os clientes. Nesse contexto, o estudo tem como objetivo analisar a percepção do público em relação às ações de marketing de experiência elaboradas pelos patrocinadores no Rock in Rio de 2019. Para isso, a coleta de dados foi feita por meio de entrevistas em profundidade com quinze pessoas que foram ao Rock in Rio de 2019. A pesquisadora também esteve presente no evento, tirou fotos e registrou as ações de marketing de experiência das marcas patrocinadoras. Os principais resultados mostraram que os entrevistados, durante o evento, tiveram experiências agradáveis e que as atividades proporcionadas pelas marcas no festival chamaram a atenção para participação da interação.  Após o término do evento, os entrevistados conseguiram recordar das marcas presentes no festival. As mais lembradas por eles foram: Itaú, Red Bull, Heineken, Natura, Doritos, Bob’s e Coca-Cola. Além disso, os entrevistados deram sugestões para o festival e para as marcas em futuros eventos. Palavras-chave: Marketing de Experiência. Eventos Musicais. Rock in Rio. ABSTRACT Rock in Rio is a major music festival that takes place every two years in Brazil. Its 2019 audience totaled 700 thousand people during the seven days of the event, proving to be an interesting place for brands to create customer interactions and experiences. In this context, the study aims to analyze the public perception regarding the experience marketing actions elaborated by the sponsors in the Rock in Rio of 2019. For this, the data collection was made through in-depth interviews with fifteen people who went to Rock in Rio 2019. The researcher was also present at the event, took photos, and recorded the marketing experiences of the sponsoring brands. The main results showed that the activities proposed by the brands at the festival were able to draw the public's attention. Besides that, we show that the interviewees had pleasant experiences during the event. After the event ended, the interviewees were able to remember the brands present at the festival. The most remembered were: Itaú, Red Bull, Heineken, Natura, Doritos, Bob's, and Coca-Cola. Also, respondents gave suggestions for the festival and brands for future events. Keywords: Experience Marketing. Music Events. Rock in Rio.  
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