O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088 |
Resumo: | O jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade em diferentes setores, incluindo a escola. Objetivou-se, na pesquisa, identificar os sentidos que jovens do ensino médio atribuem a sua escola e como compreendem seu processo educacional. Para atingir os objetivos propostos, montou-se questionário de pesquisa que foi aplicado em turmas concluintes no ensino médio do espaço de pesquisa e, posteriormente, analisado, com o texto final de pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem contemporâneo percebe sua escola e, ao mesmo tempo, aponta possíveis falhas na mesma. Verificou-se que o jovem aprecia muito os diferentes espaços da escola, como pátios e corredores, mas não houve inferência na sala de aula como um espaço aprazível. Palavras-chave: Jovens. Juventude. Ensino. Escola. ABSTRACT Contemporary youth is surprising society in different sectors, including school. The objective of the research, identify the ways that high school students attribute their school and how to understand their educational process. To achieve the goals, set up a questionnaire survey that was administered to graduating high school classes in the search space, and subsequently analyzed, with the final text search. The survey results indicate that the contemporary young man realizes his school and at the same time, points to possible flaws in it. It was found that the young greatly appreciates the different school spaces such as courtyards and corridors, but there was no inference in the classroom as a pleasant space. Keywords: Young. Youth. Teaching. School |
id |
FSA-3_d2e9e1ac981edcd42011e8db0afa9eee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1088 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and DislikesEducação, Juventudes, Culturas Juvenis, EscolaO jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade em diferentes setores, incluindo a escola. Objetivou-se, na pesquisa, identificar os sentidos que jovens do ensino médio atribuem a sua escola e como compreendem seu processo educacional. Para atingir os objetivos propostos, montou-se questionário de pesquisa que foi aplicado em turmas concluintes no ensino médio do espaço de pesquisa e, posteriormente, analisado, com o texto final de pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem contemporâneo percebe sua escola e, ao mesmo tempo, aponta possíveis falhas na mesma. Verificou-se que o jovem aprecia muito os diferentes espaços da escola, como pátios e corredores, mas não houve inferência na sala de aula como um espaço aprazível. Palavras-chave: Jovens. Juventude. Ensino. Escola. ABSTRACT Contemporary youth is surprising society in different sectors, including school. The objective of the research, identify the ways that high school students attribute their school and how to understand their educational process. To achieve the goals, set up a questionnaire survey that was administered to graduating high school classes in the search space, and subsequently analyzed, with the final text search. The survey results indicate that the contemporary young man realizes his school and at the same time, points to possible flaws in it. It was found that the young greatly appreciates the different school spaces such as courtyards and corridors, but there was no inference in the classroom as a pleasant space. Keywords: Young. Youth. Teaching. SchoolRevista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RSKaercher, Nestor André; Faculdade de Educação - UFRGS2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/108810.12819/2016.13.4.8Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 4, jul./ago. 2016; 134-159Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 4, jul./ago. 2016; 134-1592317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088/965http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088/966http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088/967http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1088/301http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1088/303Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-30T17:28:20Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/1088Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2016-06-30T17:28:20Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes |
title |
O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes |
spellingShingle |
O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS Educação, Juventudes, Culturas Juvenis, Escola |
title_short |
O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes |
title_full |
O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes |
title_fullStr |
O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes |
title_full_unstemmed |
O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes |
title_sort |
O Jovem Contemporâneo e Sua Escola: Uma Relação Entre Afeições e Desafetos / Young Contemporary and Your School: A Relationship Between Affections and Dislikes |
author |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS |
author_facet |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS Kaercher, Nestor André; Faculdade de Educação - UFRGS |
author_role |
author |
author2 |
Kaercher, Nestor André; Faculdade de Educação - UFRGS |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Universidade Federal do RS Kaercher, Nestor André; Faculdade de Educação - UFRGS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, Juventudes, Culturas Juvenis, Escola |
topic |
Educação, Juventudes, Culturas Juvenis, Escola |
description |
O jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade em diferentes setores, incluindo a escola. Objetivou-se, na pesquisa, identificar os sentidos que jovens do ensino médio atribuem a sua escola e como compreendem seu processo educacional. Para atingir os objetivos propostos, montou-se questionário de pesquisa que foi aplicado em turmas concluintes no ensino médio do espaço de pesquisa e, posteriormente, analisado, com o texto final de pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem contemporâneo percebe sua escola e, ao mesmo tempo, aponta possíveis falhas na mesma. Verificou-se que o jovem aprecia muito os diferentes espaços da escola, como pátios e corredores, mas não houve inferência na sala de aula como um espaço aprazível. Palavras-chave: Jovens. Juventude. Ensino. Escola. ABSTRACT Contemporary youth is surprising society in different sectors, including school. The objective of the research, identify the ways that high school students attribute their school and how to understand their educational process. To achieve the goals, set up a questionnaire survey that was administered to graduating high school classes in the search space, and subsequently analyzed, with the final text search. The survey results indicate that the contemporary young man realizes his school and at the same time, points to possible flaws in it. It was found that the young greatly appreciates the different school spaces such as courtyards and corridors, but there was no inference in the classroom as a pleasant space. Keywords: Young. Youth. Teaching. School |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088 10.12819/2016.13.4.8 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088 |
identifier_str_mv |
10.12819/2016.13.4.8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088/965 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088/966 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1088/967 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1088/301 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/1088/303 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 4, jul./ago. 2016; 134-159 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 4, jul./ago. 2016; 134-159 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944907721703424 |