Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grings, Ana Francisca Schneider; Universidade federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar a percepção da equipe diretiva de uma escola sobre a formação continuada e o uso das tecnologias de informação e comunicação e suas contribuições na prática educativa da escola. Foram aplicados questionários com a equipe diretiva, composta pelo diretor e pela coordenadora do núcleo de orientação educacional de uma escola pública federal, localizada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Dentro deste estudo, ficou evidente nas respostas dos pesquisados que a formação continuada produz diferenças na prática pedagógica dos professores. Palavras-chave: TICs. Formação Continuada. Gestão Escolar ABSTRACT This research aimed to identify and analyze the perception of the management team of a school of continuing education and the use of information and communication technologies and their contributions in the educational practices of the school. Were applied questionnaires with the management team, composed by the director and coordinator of the core educational guidance of a federal public school located in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul Within this study was evident in the responses of respondents who continuing education produces differences in pedagogical practice of teachers. Keywords: ICT. Continuing Education. School Management. 
id FSA-3_d62d66935d8c14d2f46e2a4ed345a597
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2543
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic EducationFormação Continuada; TICs; Gestão EscolarEsta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar a percepção da equipe diretiva de uma escola sobre a formação continuada e o uso das tecnologias de informação e comunicação e suas contribuições na prática educativa da escola. Foram aplicados questionários com a equipe diretiva, composta pelo diretor e pela coordenadora do núcleo de orientação educacional de uma escola pública federal, localizada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Dentro deste estudo, ficou evidente nas respostas dos pesquisados que a formação continuada produz diferenças na prática pedagógica dos professores. Palavras-chave: TICs. Formação Continuada. Gestão Escolar ABSTRACT This research aimed to identify and analyze the perception of the management team of a school of continuing education and the use of information and communication technologies and their contributions in the educational practices of the school. Were applied questionnaires with the management team, composed by the director and coordinator of the core educational guidance of a federal public school located in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul Within this study was evident in the responses of respondents who continuing education produces differences in pedagogical practice of teachers. Keywords: ICT. Continuing Education. School Management. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Grings, Ana Francisca Schneider; Universidade federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação2022-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/254310.12819/2022.19.8.11Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 232-251Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 232-2512317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543/491493399http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543/491493400http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543/491493401http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2543/1940Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-03T18:50:19Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2543Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-08-03T18:50:19Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education
title Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education
spellingShingle Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education
Grings, Ana Francisca Schneider; Universidade federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação
Formação Continuada; TICs; Gestão Escolar
title_short Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education
title_full Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education
title_fullStr Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education
title_full_unstemmed Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education
title_sort Formação Continuada e Novas Tecnologias na Educação Básica / Continuing Education and new Technologies in Basic Education
author Grings, Ana Francisca Schneider; Universidade federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação
author_facet Grings, Ana Francisca Schneider; Universidade federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Grings, Ana Francisca Schneider; Universidade federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada; TICs; Gestão Escolar
topic Formação Continuada; TICs; Gestão Escolar
description Esta pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar a percepção da equipe diretiva de uma escola sobre a formação continuada e o uso das tecnologias de informação e comunicação e suas contribuições na prática educativa da escola. Foram aplicados questionários com a equipe diretiva, composta pelo diretor e pela coordenadora do núcleo de orientação educacional de uma escola pública federal, localizada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Dentro deste estudo, ficou evidente nas respostas dos pesquisados que a formação continuada produz diferenças na prática pedagógica dos professores. Palavras-chave: TICs. Formação Continuada. Gestão Escolar ABSTRACT This research aimed to identify and analyze the perception of the management team of a school of continuing education and the use of information and communication technologies and their contributions in the educational practices of the school. Were applied questionnaires with the management team, composed by the director and coordinator of the core educational guidance of a federal public school located in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul Within this study was evident in the responses of respondents who continuing education produces differences in pedagogical practice of teachers. Keywords: ICT. Continuing Education. School Management. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543
10.12819/2022.19.8.11
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.8.11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543/491493399
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543/491493400
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2543/491493401
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2543/1940
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 232-251
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 232-251
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944909599703040