As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547 |
Resumo: | As juventudes contemporâneas são caracterizadas por suas múltiplas formas de ser e estar apresentando diversos elementos que as compõem e caracterizam como sujeitos únicos. O principal objetivo do presente texto foi analisar quem são os jovens estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e suas vivências urbanas, na cidade de Porto Alegre. Para tanto, efetuou-se pesquisa quantitativa a partir da aplicação de um questionário dividido em três principais partes: caracterização da amostra da pesquisa; sociabilidades juvenis e espaços de trânsito dos jovens. Os resultados evidenciaram que a situação juvenil encontrada difere a partir de elementos como etnia, gênero e renda. As perspectivas acerca dos espaços apresentados através de imagens são múltiplas, na medida em que desenvolvem diversas relações com os espaços urbanos que lhes foram evidenciados. Em relação às percepções sobre sua escola, ficou evidenciada a relação de abertura e acolhida com a maioria dos jovens estudantes. É possível considerar, dessa forma, que os elementos encontrados entre os jovens que participaram da investigação refletem sua visão de mundo, de maneira a experimentar seus olhares sobre os espaços da cidade. Palavras-chave: Juventudes. Jovens. Cidade. Escola. Porto Alegre. ABSTRACT Contemporary youth are characteristic for their multiple ways of being, presenting several elements that compose and characterize them as unique subjects. The main objective of this text was to analyze who are the young high school students of the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul and their urban experiences in the city of Porto Alegre. Therefore, a quantitative research was carried out, based on the application of a questionnaire, divided into three main parts: characterization of the research sample; youth sociability; and transit spaces for young people. The results showed that the juvenile situations found differ based on elements such as ethnicity, gender and income. The perspectives about the spaces presented through images are multiple, insofar as they develop different relationships with the urban spaces that were highlighted to them. Regarding perceptions about their school, the relationship of openness and acceptance with most young students was evident. It is possible to consider, therefore, that the elements found among the young people who participated in the investigation reflect their worldviews, in order to experience their views on the spaces of the city. Keywords: Youth. Young. City. School. Porto Alegre. |
id |
FSA-3_f865086074391df21f65181d142f758d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2547 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case StudyEducação; Geografia; Sociologia; EscolaAs juventudes contemporâneas são caracterizadas por suas múltiplas formas de ser e estar apresentando diversos elementos que as compõem e caracterizam como sujeitos únicos. O principal objetivo do presente texto foi analisar quem são os jovens estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e suas vivências urbanas, na cidade de Porto Alegre. Para tanto, efetuou-se pesquisa quantitativa a partir da aplicação de um questionário dividido em três principais partes: caracterização da amostra da pesquisa; sociabilidades juvenis e espaços de trânsito dos jovens. Os resultados evidenciaram que a situação juvenil encontrada difere a partir de elementos como etnia, gênero e renda. As perspectivas acerca dos espaços apresentados através de imagens são múltiplas, na medida em que desenvolvem diversas relações com os espaços urbanos que lhes foram evidenciados. Em relação às percepções sobre sua escola, ficou evidenciada a relação de abertura e acolhida com a maioria dos jovens estudantes. É possível considerar, dessa forma, que os elementos encontrados entre os jovens que participaram da investigação refletem sua visão de mundo, de maneira a experimentar seus olhares sobre os espaços da cidade. Palavras-chave: Juventudes. Jovens. Cidade. Escola. Porto Alegre. ABSTRACT Contemporary youth are characteristic for their multiple ways of being, presenting several elements that compose and characterize them as unique subjects. The main objective of this text was to analyze who are the young high school students of the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul and their urban experiences in the city of Porto Alegre. Therefore, a quantitative research was carried out, based on the application of a questionnaire, divided into three main parts: characterization of the research sample; youth sociability; and transit spaces for young people. The results showed that the juvenile situations found differ based on elements such as ethnicity, gender and income. The perspectives about the spaces presented through images are multiple, insofar as they develop different relationships with the urban spaces that were highlighted to them. Regarding perceptions about their school, the relationship of openness and acceptance with most young students was evident. It is possible to consider, therefore, that the elements found among the young people who participated in the investigation reflect their worldviews, in order to experience their views on the spaces of the city. Keywords: Youth. Young. City. School. Porto Alegre. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESq) da UFRGSOliveira, Victor Hugo Nedel; Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do SulOliveira, Leonardo Brião de; Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/254710.12819/2022.19.8.13Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 267-288Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 267-2882317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547/491493405http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547/491493406http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547/491493407http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2547/1943http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2547/1944Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-03T18:50:19Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2547Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-08-03T18:50:19Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study |
title |
As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study |
spellingShingle |
As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study Oliveira, Victor Hugo Nedel; Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Educação; Geografia; Sociologia; Escola |
title_short |
As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study |
title_full |
As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study |
title_fullStr |
As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study |
title_full_unstemmed |
As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study |
title_sort |
As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study |
author |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author_facet |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Oliveira, Leonardo Brião de; Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Leonardo Brião de; Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESq) da UFRGS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Oliveira, Leonardo Brião de; Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Geografia; Sociologia; Escola |
topic |
Educação; Geografia; Sociologia; Escola |
description |
As juventudes contemporâneas são caracterizadas por suas múltiplas formas de ser e estar apresentando diversos elementos que as compõem e caracterizam como sujeitos únicos. O principal objetivo do presente texto foi analisar quem são os jovens estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e suas vivências urbanas, na cidade de Porto Alegre. Para tanto, efetuou-se pesquisa quantitativa a partir da aplicação de um questionário dividido em três principais partes: caracterização da amostra da pesquisa; sociabilidades juvenis e espaços de trânsito dos jovens. Os resultados evidenciaram que a situação juvenil encontrada difere a partir de elementos como etnia, gênero e renda. As perspectivas acerca dos espaços apresentados através de imagens são múltiplas, na medida em que desenvolvem diversas relações com os espaços urbanos que lhes foram evidenciados. Em relação às percepções sobre sua escola, ficou evidenciada a relação de abertura e acolhida com a maioria dos jovens estudantes. É possível considerar, dessa forma, que os elementos encontrados entre os jovens que participaram da investigação refletem sua visão de mundo, de maneira a experimentar seus olhares sobre os espaços da cidade. Palavras-chave: Juventudes. Jovens. Cidade. Escola. Porto Alegre. ABSTRACT Contemporary youth are characteristic for their multiple ways of being, presenting several elements that compose and characterize them as unique subjects. The main objective of this text was to analyze who are the young high school students of the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul and their urban experiences in the city of Porto Alegre. Therefore, a quantitative research was carried out, based on the application of a questionnaire, divided into three main parts: characterization of the research sample; youth sociability; and transit spaces for young people. The results showed that the juvenile situations found differ based on elements such as ethnicity, gender and income. The perspectives about the spaces presented through images are multiple, insofar as they develop different relationships with the urban spaces that were highlighted to them. Regarding perceptions about their school, the relationship of openness and acceptance with most young students was evident. It is possible to consider, therefore, that the elements found among the young people who participated in the investigation reflect their worldviews, in order to experience their views on the spaces of the city. Keywords: Youth. Young. City. School. Porto Alegre. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547 10.12819/2022.19.8.13 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547 |
identifier_str_mv |
10.12819/2022.19.8.13 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547/491493405 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547/491493406 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547/491493407 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2547/1943 http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2547/1944 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-rar application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 267-288 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 267-288 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944905395961856 |