As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Victor Hugo Nedel; Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Leonardo Brião de; Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547
Resumo: As juventudes contemporâneas são caracterizadas por suas múltiplas formas de ser e estar apresentando diversos elementos que as compõem e caracterizam como sujeitos únicos. O principal objetivo do presente texto foi analisar quem são os jovens estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e suas vivências urbanas, na cidade de Porto Alegre. Para tanto, efetuou-se pesquisa quantitativa a partir da aplicação de um questionário dividido em três principais partes: caracterização da amostra da pesquisa; sociabilidades juvenis e espaços de trânsito dos jovens. Os resultados evidenciaram que a situação juvenil encontrada difere a partir de elementos como etnia, gênero e renda. As perspectivas acerca dos espaços apresentados através de imagens são múltiplas, na medida em que desenvolvem diversas relações com os espaços urbanos que lhes foram evidenciados. Em relação às percepções sobre sua escola, ficou evidenciada a relação de abertura e acolhida com a maioria dos jovens estudantes. É possível considerar, dessa forma, que os elementos encontrados entre os jovens que participaram da investigação refletem sua visão de mundo, de maneira a experimentar seus olhares sobre os espaços da cidade. Palavras-chave: Juventudes. Jovens. Cidade. Escola. Porto Alegre. ABSTRACT Contemporary youth are characteristic for their multiple ways of being, presenting several elements that compose and characterize them as unique subjects. The main objective of this text was to analyze who are the young high school students of the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul and their urban experiences in the city of Porto Alegre. Therefore, a quantitative research was carried out, based on the application of a questionnaire, divided into three main parts: characterization of the research sample; youth sociability; and transit spaces for young people. The results showed that the juvenile situations found differ based on elements such as ethnicity, gender and income. The perspectives about the spaces presented through images are multiple, insofar as they develop different relationships with the urban spaces that were highlighted to them. Regarding perceptions about their school, the relationship of openness and acceptance with most young students was evident. It is possible to consider, therefore, that the elements found among the young people who participated in the investigation reflect their worldviews, in order to experience their views on the spaces of the city. Keywords: Youth. Young. City. School. Porto Alegre. 
id FSA-3_f865086074391df21f65181d142f758d
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2547
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case StudyEducação; Geografia; Sociologia; EscolaAs juventudes contemporâneas são caracterizadas por suas múltiplas formas de ser e estar apresentando diversos elementos que as compõem e caracterizam como sujeitos únicos. O principal objetivo do presente texto foi analisar quem são os jovens estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e suas vivências urbanas, na cidade de Porto Alegre. Para tanto, efetuou-se pesquisa quantitativa a partir da aplicação de um questionário dividido em três principais partes: caracterização da amostra da pesquisa; sociabilidades juvenis e espaços de trânsito dos jovens. Os resultados evidenciaram que a situação juvenil encontrada difere a partir de elementos como etnia, gênero e renda. As perspectivas acerca dos espaços apresentados através de imagens são múltiplas, na medida em que desenvolvem diversas relações com os espaços urbanos que lhes foram evidenciados. Em relação às percepções sobre sua escola, ficou evidenciada a relação de abertura e acolhida com a maioria dos jovens estudantes. É possível considerar, dessa forma, que os elementos encontrados entre os jovens que participaram da investigação refletem sua visão de mundo, de maneira a experimentar seus olhares sobre os espaços da cidade. Palavras-chave: Juventudes. Jovens. Cidade. Escola. Porto Alegre. ABSTRACT Contemporary youth are characteristic for their multiple ways of being, presenting several elements that compose and characterize them as unique subjects. The main objective of this text was to analyze who are the young high school students of the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul and their urban experiences in the city of Porto Alegre. Therefore, a quantitative research was carried out, based on the application of a questionnaire, divided into three main parts: characterization of the research sample; youth sociability; and transit spaces for young people. The results showed that the juvenile situations found differ based on elements such as ethnicity, gender and income. The perspectives about the spaces presented through images are multiple, insofar as they develop different relationships with the urban spaces that were highlighted to them. Regarding perceptions about their school, the relationship of openness and acceptance with most young students was evident. It is possible to consider, therefore, that the elements found among the young people who participated in the investigation reflect their worldviews, in order to experience their views on the spaces of the city. Keywords: Youth. Young. City. School. Porto Alegre. Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESq) da UFRGSOliveira, Victor Hugo Nedel; Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do SulOliveira, Leonardo Brião de; Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-rarapplication/xmlhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/254710.12819/2022.19.8.13Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 267-288Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 267-2882317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547/491493405http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547/491493406http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547/491493407http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2547/1943http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2547/1944Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-03T18:50:19Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/2547Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2022-08-03T18:50:19Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study
title As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study
spellingShingle As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study
Oliveira, Victor Hugo Nedel; Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Educação; Geografia; Sociologia; Escola
title_short As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study
title_full As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study
title_fullStr As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study
title_full_unstemmed As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study
title_sort As Juventudes Escolarizadas e a Cidade: Um Estudo de Caso / Schooled Youths and the City: A Case Study
author Oliveira, Victor Hugo Nedel; Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author_facet Oliveira, Victor Hugo Nedel; Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Oliveira, Leonardo Brião de; Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author_role author
author2 Oliveira, Leonardo Brião de; Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESq) da UFRGS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Victor Hugo Nedel; Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Oliveira, Leonardo Brião de; Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Geografia; Sociologia; Escola
topic Educação; Geografia; Sociologia; Escola
description As juventudes contemporâneas são caracterizadas por suas múltiplas formas de ser e estar apresentando diversos elementos que as compõem e caracterizam como sujeitos únicos. O principal objetivo do presente texto foi analisar quem são os jovens estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e suas vivências urbanas, na cidade de Porto Alegre. Para tanto, efetuou-se pesquisa quantitativa a partir da aplicação de um questionário dividido em três principais partes: caracterização da amostra da pesquisa; sociabilidades juvenis e espaços de trânsito dos jovens. Os resultados evidenciaram que a situação juvenil encontrada difere a partir de elementos como etnia, gênero e renda. As perspectivas acerca dos espaços apresentados através de imagens são múltiplas, na medida em que desenvolvem diversas relações com os espaços urbanos que lhes foram evidenciados. Em relação às percepções sobre sua escola, ficou evidenciada a relação de abertura e acolhida com a maioria dos jovens estudantes. É possível considerar, dessa forma, que os elementos encontrados entre os jovens que participaram da investigação refletem sua visão de mundo, de maneira a experimentar seus olhares sobre os espaços da cidade. Palavras-chave: Juventudes. Jovens. Cidade. Escola. Porto Alegre. ABSTRACT Contemporary youth are characteristic for their multiple ways of being, presenting several elements that compose and characterize them as unique subjects. The main objective of this text was to analyze who are the young high school students of the Colégio de Aplicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul and their urban experiences in the city of Porto Alegre. Therefore, a quantitative research was carried out, based on the application of a questionnaire, divided into three main parts: characterization of the research sample; youth sociability; and transit spaces for young people. The results showed that the juvenile situations found differ based on elements such as ethnicity, gender and income. The perspectives about the spaces presented through images are multiple, insofar as they develop different relationships with the urban spaces that were highlighted to them. Regarding perceptions about their school, the relationship of openness and acceptance with most young students was evident. It is possible to consider, therefore, that the elements found among the young people who participated in the investigation reflect their worldviews, in order to experience their views on the spaces of the city. Keywords: Youth. Young. City. School. Porto Alegre. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547
10.12819/2022.19.8.13
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547
identifier_str_mv 10.12819/2022.19.8.13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547/491493405
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547/491493406
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/2547/491493407
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2547/1943
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/downloadSuppFile/2547/1944
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-rar
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 267-288
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. 8, ago. 2022; 267-288
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944905395961856