LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisco Renato; Faculdade Santo Agostinho (FSA) Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Jovina da; Faculdade Santo Agostinho (FSA), Carvalho, Maria Angélica Freire de; Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista FSA
Texto Completo: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/613
Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma experiência de práticas de leitura, intitulada: “Leitura em espaços extraescolares: uma proposta para expansão de práticas de leitura em praças públicas”, vivenciada em uma praça pública do bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina (PI), com o objetivo de ampliar os espaços de leitura, para além dos limites da escola e, principalmente, provocar nas crianças a curiosidade e a prática de leitura como forma de “gostar de ler” e "querer ler". Os dados da pesquisa de campo são organizados neste estudo qualitativo, a partir da orientação bibliográfica de autores, como: Baldi (2009), Kleiman (1993/2005), Solé (1998) e Vargas (2000), que tratam da formação de leitores; Cervetti; Pardales; Damico (2001), Cook-Gumperz (1991), McLaughlin; DeVoogd (2004), Costa (2003), Marcuschi (2007), que discutem letramento crítico e oralidade; e Freire (1996), que enfatiza a questão dos saberes docentes; dentre outros, que dialogam reconhecendo os limites e ultrapassando os entraves, subsidiando o que interessa na observação prática. Apoia-se na relação entre oralidade e letramento, como práticas sociais articuladas, que assumem papeis preponderantes na construção sociocultural dos diferentes falares da língua e nos níveis e variáveis de letramento. As atividades aconteceram em momentos alternados, envolvendo crianças entre sete e dez anos de idade, que foram conquistadas a integrarem-se às atividades propostas. Diante dos resultados esperados e daqueles alcançados, é possível apontar que há alarmantes descompassos entre a leitura apresentada na escola e a leitura que se propõe durante as atividades do projeto, o que suscita, portanto, a urgência em investimentos de aberturas de espaços de leitura cada vez mais diversificados, em que o ato de ler seja apresentado como possibilidade de desenvolver a criticidade do sujeito, em sua relação com o contexto no qual está inserido e permitir o exercício da cidadania em sentido pleno. Palavras chave: Leitura. Eventos de oralidade e letramento. Espaços extraescolares.   ABSTRACT   This reasearch show the results of an experience of reading practices, entitled " Reading in areas out of school: a proposal for the expansion of reading practices in public squares," lived in a public square in the neighborhood Lourival Parente, South zone of Teresina (PI), aiming to enlarge the area of reading, to beyond the school, and especially in children cause curiosity and reading practice as a way to "like to read" and "want to read". The components analyzed in the research are organized in this qualitative study from the bibliographic guidance of authors such as: Baldi (2009), Kleiman (1993/2005), Solé (1998) and Vargas (2000), dealing with the formation of readers; Cervetti; Pardales; Damico (2001), Cook-Gumperz (1991), McLaughlin; DeVoogd (2004) , Costa (2003), Marcuschi (2007) discuss critical literacy and orality; and Freire (1996) stress the issue of teacher knowledge; among others, that dialogue recognizing the limits and overcoming dificults, supporting the observation that matters in practice. It rests on the relationship between orality and literacy, as articulated social practices, which assume preponderant roles in sociocultural construction of different dialects of the language and literacy levels and variables. The activities took place in alternating moments involving children between seven and ten years of age, who were conquered to become integrated into the activities proposed. Given the expected results and those achieved, it is possible to point out that there are alarming imbalances between the displayed reading in school and reading what is proposed for the project activities, which thus raises the urgency of investment openings reading spaces increasingly more diversified, in which the act of reading is presented as a possibility to develop the criticality of the subject in its relation to the context in which it is inserted and allow the exercise of citizenship in the full sense. Keywords: Reading. Orality and Literacy Events. Areas Out of School.
id FSA-3_feb1123b28be7777a6790fefc70f3d58
oai_identifier_str oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/613
network_acronym_str FSA-3
network_name_str Revista FSA
repository_id_str
spelling LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOLEducaçãoEste estudo apresenta os resultados de uma experiência de práticas de leitura, intitulada: “Leitura em espaços extraescolares: uma proposta para expansão de práticas de leitura em praças públicas”, vivenciada em uma praça pública do bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina (PI), com o objetivo de ampliar os espaços de leitura, para além dos limites da escola e, principalmente, provocar nas crianças a curiosidade e a prática de leitura como forma de “gostar de ler” e "querer ler". Os dados da pesquisa de campo são organizados neste estudo qualitativo, a partir da orientação bibliográfica de autores, como: Baldi (2009), Kleiman (1993/2005), Solé (1998) e Vargas (2000), que tratam da formação de leitores; Cervetti; Pardales; Damico (2001), Cook-Gumperz (1991), McLaughlin; DeVoogd (2004), Costa (2003), Marcuschi (2007), que discutem letramento crítico e oralidade; e Freire (1996), que enfatiza a questão dos saberes docentes; dentre outros, que dialogam reconhecendo os limites e ultrapassando os entraves, subsidiando o que interessa na observação prática. Apoia-se na relação entre oralidade e letramento, como práticas sociais articuladas, que assumem papeis preponderantes na construção sociocultural dos diferentes falares da língua e nos níveis e variáveis de letramento. As atividades aconteceram em momentos alternados, envolvendo crianças entre sete e dez anos de idade, que foram conquistadas a integrarem-se às atividades propostas. Diante dos resultados esperados e daqueles alcançados, é possível apontar que há alarmantes descompassos entre a leitura apresentada na escola e a leitura que se propõe durante as atividades do projeto, o que suscita, portanto, a urgência em investimentos de aberturas de espaços de leitura cada vez mais diversificados, em que o ato de ler seja apresentado como possibilidade de desenvolver a criticidade do sujeito, em sua relação com o contexto no qual está inserido e permitir o exercício da cidadania em sentido pleno. Palavras chave: Leitura. Eventos de oralidade e letramento. Espaços extraescolares.   ABSTRACT   This reasearch show the results of an experience of reading practices, entitled " Reading in areas out of school: a proposal for the expansion of reading practices in public squares," lived in a public square in the neighborhood Lourival Parente, South zone of Teresina (PI), aiming to enlarge the area of reading, to beyond the school, and especially in children cause curiosity and reading practice as a way to "like to read" and "want to read". The components analyzed in the research are organized in this qualitative study from the bibliographic guidance of authors such as: Baldi (2009), Kleiman (1993/2005), Solé (1998) and Vargas (2000), dealing with the formation of readers; Cervetti; Pardales; Damico (2001), Cook-Gumperz (1991), McLaughlin; DeVoogd (2004) , Costa (2003), Marcuschi (2007) discuss critical literacy and orality; and Freire (1996) stress the issue of teacher knowledge; among others, that dialogue recognizing the limits and overcoming dificults, supporting the observation that matters in practice. It rests on the relationship between orality and literacy, as articulated social practices, which assume preponderant roles in sociocultural construction of different dialects of the language and literacy levels and variables. The activities took place in alternating moments involving children between seven and ten years of age, who were conquered to become integrated into the activities proposed. Given the expected results and those achieved, it is possible to point out that there are alarming imbalances between the displayed reading in school and reading what is proposed for the project activities, which thus raises the urgency of investment openings reading spaces increasingly more diversified, in which the act of reading is presented as a possibility to develop the criticality of the subject in its relation to the context in which it is inserted and allow the exercise of citizenship in the full sense. Keywords: Reading. Orality and Literacy Events. Areas Out of School.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Lima, Francisco Renato; Faculdade Santo Agostinho (FSA) Universidade Federal do Piauí (UFPI)Silva, Jovina da; Faculdade Santo Agostinho (FSA)Carvalho, Maria Angélica Freire de; Universidade Federal do Piauí (UFPI)2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/613Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 287-306Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 287-3062317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/613/359Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-16T16:46:57Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/613Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2014-07-16T16:46:57Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL
title LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL
spellingShingle LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL
Lima, Francisco Renato; Faculdade Santo Agostinho (FSA) Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Educação
title_short LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL
title_full LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL
title_fullStr LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL
title_full_unstemmed LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL
title_sort LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL
author Lima, Francisco Renato; Faculdade Santo Agostinho (FSA) Universidade Federal do Piauí (UFPI)
author_facet Lima, Francisco Renato; Faculdade Santo Agostinho (FSA) Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Silva, Jovina da; Faculdade Santo Agostinho (FSA)
Carvalho, Maria Angélica Freire de; Universidade Federal do Piauí (UFPI)
author_role author
author2 Silva, Jovina da; Faculdade Santo Agostinho (FSA)
Carvalho, Maria Angélica Freire de; Universidade Federal do Piauí (UFPI)
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Francisco Renato; Faculdade Santo Agostinho (FSA) Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Silva, Jovina da; Faculdade Santo Agostinho (FSA)
Carvalho, Maria Angélica Freire de; Universidade Federal do Piauí (UFPI)
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Este estudo apresenta os resultados de uma experiência de práticas de leitura, intitulada: “Leitura em espaços extraescolares: uma proposta para expansão de práticas de leitura em praças públicas”, vivenciada em uma praça pública do bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina (PI), com o objetivo de ampliar os espaços de leitura, para além dos limites da escola e, principalmente, provocar nas crianças a curiosidade e a prática de leitura como forma de “gostar de ler” e "querer ler". Os dados da pesquisa de campo são organizados neste estudo qualitativo, a partir da orientação bibliográfica de autores, como: Baldi (2009), Kleiman (1993/2005), Solé (1998) e Vargas (2000), que tratam da formação de leitores; Cervetti; Pardales; Damico (2001), Cook-Gumperz (1991), McLaughlin; DeVoogd (2004), Costa (2003), Marcuschi (2007), que discutem letramento crítico e oralidade; e Freire (1996), que enfatiza a questão dos saberes docentes; dentre outros, que dialogam reconhecendo os limites e ultrapassando os entraves, subsidiando o que interessa na observação prática. Apoia-se na relação entre oralidade e letramento, como práticas sociais articuladas, que assumem papeis preponderantes na construção sociocultural dos diferentes falares da língua e nos níveis e variáveis de letramento. As atividades aconteceram em momentos alternados, envolvendo crianças entre sete e dez anos de idade, que foram conquistadas a integrarem-se às atividades propostas. Diante dos resultados esperados e daqueles alcançados, é possível apontar que há alarmantes descompassos entre a leitura apresentada na escola e a leitura que se propõe durante as atividades do projeto, o que suscita, portanto, a urgência em investimentos de aberturas de espaços de leitura cada vez mais diversificados, em que o ato de ler seja apresentado como possibilidade de desenvolver a criticidade do sujeito, em sua relação com o contexto no qual está inserido e permitir o exercício da cidadania em sentido pleno. Palavras chave: Leitura. Eventos de oralidade e letramento. Espaços extraescolares.   ABSTRACT   This reasearch show the results of an experience of reading practices, entitled " Reading in areas out of school: a proposal for the expansion of reading practices in public squares," lived in a public square in the neighborhood Lourival Parente, South zone of Teresina (PI), aiming to enlarge the area of reading, to beyond the school, and especially in children cause curiosity and reading practice as a way to "like to read" and "want to read". The components analyzed in the research are organized in this qualitative study from the bibliographic guidance of authors such as: Baldi (2009), Kleiman (1993/2005), Solé (1998) and Vargas (2000), dealing with the formation of readers; Cervetti; Pardales; Damico (2001), Cook-Gumperz (1991), McLaughlin; DeVoogd (2004) , Costa (2003), Marcuschi (2007) discuss critical literacy and orality; and Freire (1996) stress the issue of teacher knowledge; among others, that dialogue recognizing the limits and overcoming dificults, supporting the observation that matters in practice. It rests on the relationship between orality and literacy, as articulated social practices, which assume preponderant roles in sociocultural construction of different dialects of the language and literacy levels and variables. The activities took place in alternating moments involving children between seven and ten years of age, who were conquered to become integrated into the activities proposed. Given the expected results and those achieved, it is possible to point out that there are alarming imbalances between the displayed reading in school and reading what is proposed for the project activities, which thus raises the urgency of investment openings reading spaces increasingly more diversified, in which the act of reading is presented as a possibility to develop the criticality of the subject in its relation to the context in which it is inserted and allow the exercise of citizenship in the full sense. Keywords: Reading. Orality and Literacy Events. Areas Out of School.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/613
url http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/613/359
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)
https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
publisher.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal)
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)
dc.source.none.fl_str_mv Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 287-306
Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 287-306
2317-2983
1806-6356
reponame:Revista FSA
instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron:FSA
instname_str Faculdade Santo Agostinho (FSA)
instacron_str FSA
institution FSA
reponame_str Revista FSA
collection Revista FSA
repository.name.fl_str_mv Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)
repository.mail.fl_str_mv revistafsa@unifsa.com.br
_version_ 1798944905346678784