LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista FSA |
Texto Completo: | http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/613 |
Resumo: | Este estudo apresenta os resultados de uma experiência de práticas de leitura, intitulada: “Leitura em espaços extraescolares: uma proposta para expansão de práticas de leitura em praças públicas”, vivenciada em uma praça pública do bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina (PI), com o objetivo de ampliar os espaços de leitura, para além dos limites da escola e, principalmente, provocar nas crianças a curiosidade e a prática de leitura como forma de “gostar de ler” e "querer ler". Os dados da pesquisa de campo são organizados neste estudo qualitativo, a partir da orientação bibliográfica de autores, como: Baldi (2009), Kleiman (1993/2005), Solé (1998) e Vargas (2000), que tratam da formação de leitores; Cervetti; Pardales; Damico (2001), Cook-Gumperz (1991), McLaughlin; DeVoogd (2004), Costa (2003), Marcuschi (2007), que discutem letramento crítico e oralidade; e Freire (1996), que enfatiza a questão dos saberes docentes; dentre outros, que dialogam reconhecendo os limites e ultrapassando os entraves, subsidiando o que interessa na observação prática. Apoia-se na relação entre oralidade e letramento, como práticas sociais articuladas, que assumem papeis preponderantes na construção sociocultural dos diferentes falares da língua e nos níveis e variáveis de letramento. As atividades aconteceram em momentos alternados, envolvendo crianças entre sete e dez anos de idade, que foram conquistadas a integrarem-se às atividades propostas. Diante dos resultados esperados e daqueles alcançados, é possível apontar que há alarmantes descompassos entre a leitura apresentada na escola e a leitura que se propõe durante as atividades do projeto, o que suscita, portanto, a urgência em investimentos de aberturas de espaços de leitura cada vez mais diversificados, em que o ato de ler seja apresentado como possibilidade de desenvolver a criticidade do sujeito, em sua relação com o contexto no qual está inserido e permitir o exercício da cidadania em sentido pleno. Palavras chave: Leitura. Eventos de oralidade e letramento. Espaços extraescolares. ABSTRACT This reasearch show the results of an experience of reading practices, entitled " Reading in areas out of school: a proposal for the expansion of reading practices in public squares," lived in a public square in the neighborhood Lourival Parente, South zone of Teresina (PI), aiming to enlarge the area of reading, to beyond the school, and especially in children cause curiosity and reading practice as a way to "like to read" and "want to read". The components analyzed in the research are organized in this qualitative study from the bibliographic guidance of authors such as: Baldi (2009), Kleiman (1993/2005), Solé (1998) and Vargas (2000), dealing with the formation of readers; Cervetti; Pardales; Damico (2001), Cook-Gumperz (1991), McLaughlin; DeVoogd (2004) , Costa (2003), Marcuschi (2007) discuss critical literacy and orality; and Freire (1996) stress the issue of teacher knowledge; among others, that dialogue recognizing the limits and overcoming dificults, supporting the observation that matters in practice. It rests on the relationship between orality and literacy, as articulated social practices, which assume preponderant roles in sociocultural construction of different dialects of the language and literacy levels and variables. The activities took place in alternating moments involving children between seven and ten years of age, who were conquered to become integrated into the activities proposed. Given the expected results and those achieved, it is possible to point out that there are alarming imbalances between the displayed reading in school and reading what is proposed for the project activities, which thus raises the urgency of investment openings reading spaces increasingly more diversified, in which the act of reading is presented as a possibility to develop the criticality of the subject in its relation to the context in which it is inserted and allow the exercise of citizenship in the full sense. Keywords: Reading. Orality and Literacy Events. Areas Out of School. |
id |
FSA-3_feb1123b28be7777a6790fefc70f3d58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/613 |
network_acronym_str |
FSA-3 |
network_name_str |
Revista FSA |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOLEducaçãoEste estudo apresenta os resultados de uma experiência de práticas de leitura, intitulada: “Leitura em espaços extraescolares: uma proposta para expansão de práticas de leitura em praças públicas”, vivenciada em uma praça pública do bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina (PI), com o objetivo de ampliar os espaços de leitura, para além dos limites da escola e, principalmente, provocar nas crianças a curiosidade e a prática de leitura como forma de “gostar de ler” e "querer ler". Os dados da pesquisa de campo são organizados neste estudo qualitativo, a partir da orientação bibliográfica de autores, como: Baldi (2009), Kleiman (1993/2005), Solé (1998) e Vargas (2000), que tratam da formação de leitores; Cervetti; Pardales; Damico (2001), Cook-Gumperz (1991), McLaughlin; DeVoogd (2004), Costa (2003), Marcuschi (2007), que discutem letramento crítico e oralidade; e Freire (1996), que enfatiza a questão dos saberes docentes; dentre outros, que dialogam reconhecendo os limites e ultrapassando os entraves, subsidiando o que interessa na observação prática. Apoia-se na relação entre oralidade e letramento, como práticas sociais articuladas, que assumem papeis preponderantes na construção sociocultural dos diferentes falares da língua e nos níveis e variáveis de letramento. As atividades aconteceram em momentos alternados, envolvendo crianças entre sete e dez anos de idade, que foram conquistadas a integrarem-se às atividades propostas. Diante dos resultados esperados e daqueles alcançados, é possível apontar que há alarmantes descompassos entre a leitura apresentada na escola e a leitura que se propõe durante as atividades do projeto, o que suscita, portanto, a urgência em investimentos de aberturas de espaços de leitura cada vez mais diversificados, em que o ato de ler seja apresentado como possibilidade de desenvolver a criticidade do sujeito, em sua relação com o contexto no qual está inserido e permitir o exercício da cidadania em sentido pleno. Palavras chave: Leitura. Eventos de oralidade e letramento. Espaços extraescolares. ABSTRACT This reasearch show the results of an experience of reading practices, entitled " Reading in areas out of school: a proposal for the expansion of reading practices in public squares," lived in a public square in the neighborhood Lourival Parente, South zone of Teresina (PI), aiming to enlarge the area of reading, to beyond the school, and especially in children cause curiosity and reading practice as a way to "like to read" and "want to read". The components analyzed in the research are organized in this qualitative study from the bibliographic guidance of authors such as: Baldi (2009), Kleiman (1993/2005), Solé (1998) and Vargas (2000), dealing with the formation of readers; Cervetti; Pardales; Damico (2001), Cook-Gumperz (1991), McLaughlin; DeVoogd (2004) , Costa (2003), Marcuschi (2007) discuss critical literacy and orality; and Freire (1996) stress the issue of teacher knowledge; among others, that dialogue recognizing the limits and overcoming dificults, supporting the observation that matters in practice. It rests on the relationship between orality and literacy, as articulated social practices, which assume preponderant roles in sociocultural construction of different dialects of the language and literacy levels and variables. The activities took place in alternating moments involving children between seven and ten years of age, who were conquered to become integrated into the activities proposed. Given the expected results and those achieved, it is possible to point out that there are alarming imbalances between the displayed reading in school and reading what is proposed for the project activities, which thus raises the urgency of investment openings reading spaces increasingly more diversified, in which the act of reading is presented as a possibility to develop the criticality of the subject in its relation to the context in which it is inserted and allow the exercise of citizenship in the full sense. Keywords: Reading. Orality and Literacy Events. Areas Out of School.Revista FSA (St. Augustine College Journal)Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho)Lima, Francisco Renato; Faculdade Santo Agostinho (FSA) Universidade Federal do Piauí (UFPI)Silva, Jovina da; Faculdade Santo Agostinho (FSA)Carvalho, Maria Angélica Freire de; Universidade Federal do Piauí (UFPI)2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/613Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 287-306Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 287-3062317-29831806-6356reponame:Revista FSAinstname:Faculdade Santo Agostinho (FSA)instacron:FSAporhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/613/359Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho)https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.pnginfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-16T16:46:57Zoai:ojs.projetos.polarisweb.com.br:article/613Revistahttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsaPRIhttp://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/oairevistafsa@unifsa.com.br2317-29831806-6356opendoar:2014-07-16T16:46:57Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL |
title |
LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL |
spellingShingle |
LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL Lima, Francisco Renato; Faculdade Santo Agostinho (FSA) Universidade Federal do Piauí (UFPI) Educação |
title_short |
LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL |
title_full |
LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL |
title_fullStr |
LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL |
title_full_unstemmed |
LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL |
title_sort |
LEITURA EM PRAÇAS PÚBLICAS: UMA PROPOSTA PARA A EXPANSÃO DE EVENTOS DE ORALIDADE E LETRAMENTO EM ESPAÇOS EXTRAESCOLARES / READING IN PUBLIC SQUARES: A PROPOSAL FOR THE EXPANSION OF EVENTS AND ORALITY LITERACY IN AREAS OUT OF SCHOOL |
author |
Lima, Francisco Renato; Faculdade Santo Agostinho (FSA) Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
author_facet |
Lima, Francisco Renato; Faculdade Santo Agostinho (FSA) Universidade Federal do Piauí (UFPI) Silva, Jovina da; Faculdade Santo Agostinho (FSA) Carvalho, Maria Angélica Freire de; Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jovina da; Faculdade Santo Agostinho (FSA) Carvalho, Maria Angélica Freire de; Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Francisco Renato; Faculdade Santo Agostinho (FSA) Universidade Federal do Piauí (UFPI) Silva, Jovina da; Faculdade Santo Agostinho (FSA) Carvalho, Maria Angélica Freire de; Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
Este estudo apresenta os resultados de uma experiência de práticas de leitura, intitulada: “Leitura em espaços extraescolares: uma proposta para expansão de práticas de leitura em praças públicas”, vivenciada em uma praça pública do bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina (PI), com o objetivo de ampliar os espaços de leitura, para além dos limites da escola e, principalmente, provocar nas crianças a curiosidade e a prática de leitura como forma de “gostar de ler” e "querer ler". Os dados da pesquisa de campo são organizados neste estudo qualitativo, a partir da orientação bibliográfica de autores, como: Baldi (2009), Kleiman (1993/2005), Solé (1998) e Vargas (2000), que tratam da formação de leitores; Cervetti; Pardales; Damico (2001), Cook-Gumperz (1991), McLaughlin; DeVoogd (2004), Costa (2003), Marcuschi (2007), que discutem letramento crítico e oralidade; e Freire (1996), que enfatiza a questão dos saberes docentes; dentre outros, que dialogam reconhecendo os limites e ultrapassando os entraves, subsidiando o que interessa na observação prática. Apoia-se na relação entre oralidade e letramento, como práticas sociais articuladas, que assumem papeis preponderantes na construção sociocultural dos diferentes falares da língua e nos níveis e variáveis de letramento. As atividades aconteceram em momentos alternados, envolvendo crianças entre sete e dez anos de idade, que foram conquistadas a integrarem-se às atividades propostas. Diante dos resultados esperados e daqueles alcançados, é possível apontar que há alarmantes descompassos entre a leitura apresentada na escola e a leitura que se propõe durante as atividades do projeto, o que suscita, portanto, a urgência em investimentos de aberturas de espaços de leitura cada vez mais diversificados, em que o ato de ler seja apresentado como possibilidade de desenvolver a criticidade do sujeito, em sua relação com o contexto no qual está inserido e permitir o exercício da cidadania em sentido pleno. Palavras chave: Leitura. Eventos de oralidade e letramento. Espaços extraescolares. ABSTRACT This reasearch show the results of an experience of reading practices, entitled " Reading in areas out of school: a proposal for the expansion of reading practices in public squares," lived in a public square in the neighborhood Lourival Parente, South zone of Teresina (PI), aiming to enlarge the area of reading, to beyond the school, and especially in children cause curiosity and reading practice as a way to "like to read" and "want to read". The components analyzed in the research are organized in this qualitative study from the bibliographic guidance of authors such as: Baldi (2009), Kleiman (1993/2005), Solé (1998) and Vargas (2000), dealing with the formation of readers; Cervetti; Pardales; Damico (2001), Cook-Gumperz (1991), McLaughlin; DeVoogd (2004) , Costa (2003), Marcuschi (2007) discuss critical literacy and orality; and Freire (1996) stress the issue of teacher knowledge; among others, that dialogue recognizing the limits and overcoming dificults, supporting the observation that matters in practice. It rests on the relationship between orality and literacy, as articulated social practices, which assume preponderant roles in sociocultural construction of different dialects of the language and literacy levels and variables. The activities took place in alternating moments involving children between seven and ten years of age, who were conquered to become integrated into the activities proposed. Given the expected results and those achieved, it is possible to point out that there are alarming imbalances between the displayed reading in school and reading what is proposed for the project activities, which thus raises the urgency of investment openings reading spaces increasingly more diversified, in which the act of reading is presented as a possibility to develop the criticality of the subject in its relation to the context in which it is inserted and allow the exercise of citizenship in the full sense. Keywords: Reading. Orality and Literacy Events. Areas Out of School. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/613 |
url |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/613/359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) https://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal) Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista FSA (St. Augustine College Journal); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 287-306 Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho); Rev. FSA, Teresina, v.11, n.3, jul./set. 2014; 287-306 2317-2983 1806-6356 reponame:Revista FSA instname:Faculdade Santo Agostinho (FSA) instacron:FSA |
instname_str |
Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
instacron_str |
FSA |
institution |
FSA |
reponame_str |
Revista FSA |
collection |
Revista FSA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista FSA - Faculdade Santo Agostinho (FSA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafsa@unifsa.com.br |
_version_ |
1798944905346678784 |