A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/305 |
Resumo: | Neste trabalho, fazemos uma análise contrastiva dos discursos dos veículos jornalísticos brasileiros Le Monde Diplomatique Brasil e Caros Amigos e do francês Le Monde Diplomatique. Procuramos não apenas entender como são construídos esses discursos jornalísticos, mas também como cada jornal desenvolve uma temática de grande importância nos dias de hoje: a crise econômica mundial. Neste breve artigo, concentramo-nos em uma estratégia persuasiva do discurso jornalístico: a seleção de personagens. Na temática escolhida, buscamos ver como são selecionados alguns grupos de personagens nela envolvidos, dentre eles os trabalhadores e o empresariado. Dessa forma, analisamos como os três media veem a crise e como tratam esses grupos de personagens, destacando-os ou preterindo-os. |
id |
FUMEC-2_122983b0fcfce40504a4b621878a4f44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fumec.br:article/305 |
network_acronym_str |
FUMEC-2 |
network_name_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOSAnálise do discurso. Discurso jornalístico. Persuasão. Crise econômica mundialNeste trabalho, fazemos uma análise contrastiva dos discursos dos veículos jornalísticos brasileiros Le Monde Diplomatique Brasil e Caros Amigos e do francês Le Monde Diplomatique. Procuramos não apenas entender como são construídos esses discursos jornalísticos, mas também como cada jornal desenvolve uma temática de grande importância nos dias de hoje: a crise econômica mundial. Neste breve artigo, concentramo-nos em uma estratégia persuasiva do discurso jornalístico: a seleção de personagens. Na temática escolhida, buscamos ver como são selecionados alguns grupos de personagens nela envolvidos, dentre eles os trabalhadores e o empresariado. Dessa forma, analisamos como os três media veem a crise e como tratam esses grupos de personagens, destacando-os ou preterindo-os.Revista Mediação2010-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/305Revista Mediação; Vol. 11, Nº 10 - janeiro/junho de 20102179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/305/302Soares, Maria Juliana Hortade Faria, Antônio Augusto Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-05T16:04:53Zoai:ojs.fumec.br:article/305Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2023-01-05T16:04:53Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS |
title |
A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS |
spellingShingle |
A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS Soares, Maria Juliana Horta Análise do discurso. Discurso jornalístico. Persuasão. Crise econômica mundial |
title_short |
A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS |
title_full |
A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS |
title_fullStr |
A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS |
title_full_unstemmed |
A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS |
title_sort |
A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS |
author |
Soares, Maria Juliana Horta |
author_facet |
Soares, Maria Juliana Horta de Faria, Antônio Augusto Moreira |
author_role |
author |
author2 |
de Faria, Antônio Augusto Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Maria Juliana Horta de Faria, Antônio Augusto Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso. Discurso jornalístico. Persuasão. Crise econômica mundial |
topic |
Análise do discurso. Discurso jornalístico. Persuasão. Crise econômica mundial |
description |
Neste trabalho, fazemos uma análise contrastiva dos discursos dos veículos jornalísticos brasileiros Le Monde Diplomatique Brasil e Caros Amigos e do francês Le Monde Diplomatique. Procuramos não apenas entender como são construídos esses discursos jornalísticos, mas também como cada jornal desenvolve uma temática de grande importância nos dias de hoje: a crise econômica mundial. Neste breve artigo, concentramo-nos em uma estratégia persuasiva do discurso jornalístico: a seleção de personagens. Na temática escolhida, buscamos ver como são selecionados alguns grupos de personagens nela envolvidos, dentre eles os trabalhadores e o empresariado. Dessa forma, analisamos como os três media veem a crise e como tratam esses grupos de personagens, destacando-os ou preterindo-os. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/305 |
url |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/305/302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mediação; Vol. 11, Nº 10 - janeiro/junho de 2010 2179-9571 1676-2827 reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade FUMEC instacron:FUMEC |
instname_str |
Universidade FUMEC |
instacron_str |
FUMEC |
institution |
FUMEC |
reponame_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC |
repository.mail.fl_str_mv |
||rfonseca@fumec.br |
_version_ |
1754204131913891840 |