A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Maria Juliana Horta
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: de Faria, Antônio Augusto Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mediação (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/305
Resumo: Neste trabalho, fazemos uma análise contrastiva dos discursos dos veículos jornalísticos brasileiros Le Monde Diplomatique Brasil e Caros Amigos e do francês Le Monde Diplomatique. Procuramos não apenas entender como são construídos esses discursos jornalísticos, mas também como cada jornal desenvolve uma temática de grande importância nos dias de hoje: a crise econômica mundial. Neste breve artigo, concentramo-nos em uma estratégia persuasiva do discurso jornalístico: a seleção de personagens. Na temática escolhida, buscamos ver como são selecionados alguns grupos de personagens nela envolvidos, dentre eles os trabalhadores e o empresariado. Dessa forma, analisamos como os três media veem a crise e como tratam esses grupos de personagens, destacando-os ou preterindo-os.
id FUMEC-2_122983b0fcfce40504a4b621878a4f44
oai_identifier_str oai:ojs.fumec.br:article/305
network_acronym_str FUMEC-2
network_name_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOSAnálise do discurso. Discurso jornalístico. Persuasão. Crise econômica mundialNeste trabalho, fazemos uma análise contrastiva dos discursos dos veículos jornalísticos brasileiros Le Monde Diplomatique Brasil e Caros Amigos e do francês Le Monde Diplomatique. Procuramos não apenas entender como são construídos esses discursos jornalísticos, mas também como cada jornal desenvolve uma temática de grande importância nos dias de hoje: a crise econômica mundial. Neste breve artigo, concentramo-nos em uma estratégia persuasiva do discurso jornalístico: a seleção de personagens. Na temática escolhida, buscamos ver como são selecionados alguns grupos de personagens nela envolvidos, dentre eles os trabalhadores e o empresariado. Dessa forma, analisamos como os três media veem a crise e como tratam esses grupos de personagens, destacando-os ou preterindo-os.Revista Mediação2010-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/305Revista Mediação; Vol. 11, Nº 10 - janeiro/junho de 20102179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/305/302Soares, Maria Juliana Hortade Faria, Antônio Augusto Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-05T16:04:53Zoai:ojs.fumec.br:article/305Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2023-01-05T16:04:53Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse
dc.title.none.fl_str_mv A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS
title A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS
spellingShingle A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS
Soares, Maria Juliana Horta
Análise do discurso. Discurso jornalístico. Persuasão. Crise econômica mundial
title_short A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS
title_full A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS
title_fullStr A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS
title_full_unstemmed A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS
title_sort A CRISE ECONÔMICA NA MÍDIA: SELEÇÃO DE PERSONAGENS EM LE MONDE DIPLOMATIQUE (FR), LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL E CAROS AMIGOS
author Soares, Maria Juliana Horta
author_facet Soares, Maria Juliana Horta
de Faria, Antônio Augusto Moreira
author_role author
author2 de Faria, Antônio Augusto Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Maria Juliana Horta
de Faria, Antônio Augusto Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso. Discurso jornalístico. Persuasão. Crise econômica mundial
topic Análise do discurso. Discurso jornalístico. Persuasão. Crise econômica mundial
description Neste trabalho, fazemos uma análise contrastiva dos discursos dos veículos jornalísticos brasileiros Le Monde Diplomatique Brasil e Caros Amigos e do francês Le Monde Diplomatique. Procuramos não apenas entender como são construídos esses discursos jornalísticos, mas também como cada jornal desenvolve uma temática de grande importância nos dias de hoje: a crise econômica mundial. Neste breve artigo, concentramo-nos em uma estratégia persuasiva do discurso jornalístico: a seleção de personagens. Na temática escolhida, buscamos ver como são selecionados alguns grupos de personagens nela envolvidos, dentre eles os trabalhadores e o empresariado. Dessa forma, analisamos como os três media veem a crise e como tratam esses grupos de personagens, destacando-os ou preterindo-os.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/305
url http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/305/302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
publisher.none.fl_str_mv Revista Mediação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mediação; Vol. 11, Nº 10 - janeiro/junho de 2010
2179-9571
1676-2827
reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade FUMEC
instacron:FUMEC
instname_str Universidade FUMEC
instacron_str FUMEC
institution FUMEC
reponame_str Mediação (Belo Horizonte. Online)
collection Mediação (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC
repository.mail.fl_str_mv ||rfonseca@fumec.br
_version_ 1754204131913891840