O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DO JOGO POLÍTICO DA LUTA POR IDENTIDADES: AS POSIÇÕES DE SUJEITOS INTERNAUTAS DIANTE DO VETO DO GOVERNO A UMA PROPAGANDA PUBLICITÁRIA SOBRE DIVERSIDADE
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/7782 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar o funcionamento discursivo do jogo político da luta por identidades, problematizando espaços de memória e de significação acerca da diversidade que entram em jogo na formulação de posições de sujeitos internautas em face do veto do governo Bolsonaro a uma propaganda produzida pelo Banco do Brasil. Para tanto, tomamos como aporte teórico a Análise do Discurso de linha francesa (PÊCHEUX, 2014; ORLANDI, 2017) em consonância com os Estudos Culturais (HALL, 2014; SILVA, 2014, WOOWARD, 2014). Identificamos e caracterizamos, nas formulações do debate virtual em torno do veto, duas posições acerca da identidade: uma universalista antidiferencialista pró-veto e uma universalista diferencialista, contrária ao veto.Palavras-chave: Propaganda. Posições discursivas. Identidade e diferença. |
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O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DO JOGO POLÍTICO DA LUTA POR IDENTIDADES: AS POSIÇÕES DE SUJEITOS INTERNAUTAS DIANTE DO VETO DO GOVERNO A UMA PROPAGANDA PUBLICITÁRIA SOBRE DIVERSIDADEPropagandaPosições discursivasIdentidade e Diferença.Análise do DiscursoIdentidadesRedes Sociais e Política.Este artigo tem por objetivo analisar o funcionamento discursivo do jogo político da luta por identidades, problematizando espaços de memória e de significação acerca da diversidade que entram em jogo na formulação de posições de sujeitos internautas em face do veto do governo Bolsonaro a uma propaganda produzida pelo Banco do Brasil. Para tanto, tomamos como aporte teórico a Análise do Discurso de linha francesa (PÊCHEUX, 2014; ORLANDI, 2017) em consonância com os Estudos Culturais (HALL, 2014; SILVA, 2014, WOOWARD, 2014). Identificamos e caracterizamos, nas formulações do debate virtual em torno do veto, duas posições acerca da identidade: uma universalista antidiferencialista pró-veto e uma universalista diferencialista, contrária ao veto.Palavras-chave: Propaganda. Posições discursivas. Identidade e diferença.Revista Mediação2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise críticaapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/7782Revista Mediação; v. 22 n. 30 (2020): Redes Sociais e Política2179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/7782/pdfCopyright (c) 2020 Revista Mediaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Washington Silva dede Freitas, Diana Barbosa2020-10-07T20:55:29Zoai:ojs.fumec.br:article/7782Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2020-10-07T20:55:29Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
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