COMUNIDADE DE FÃS COMO COMUNIDADES DE CONSUMO: DIN MICAS DE PROMOÇÃO DA IMAGEM DA CANTORA ARIANA GRANDE E SEU FANDOM NA ERA THANK U, NEXT (2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mediação (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/7476 |
Resumo: | As dinâmicas de consumo contemporâneas se complexificaram a partir de duas perspectivas: o objeto do consumo e o comportamento do consumidor. Quanto ao objeto de consumo, o público tem explorado mais do que produtos e serviços oferecem, mas valores, experiências e visões de mundo integradas ao consumo. Quanto ao comportamento, os consumidores têm protagonizado suas demandas e formado comunidade em torno dos objetos de consumo. Essa dinâmica se reflete também na indústria musical, sobretudo a partir das comunidades de fãs. Refletiu-se aqui como a comunidade de fãs se constitui uma comunidade de consumo e uma comunidade promocional dos objetos de consumo no contexto musical. Objetivou-se, portanto, analisar a promoção da imagem e dos trabalhos da cantora Ariana Grande entre seus fãs, a partir da era Thank U, Next, álbum lançado em 2019, considerando as dinâmicas de consumo e coletividade de fãs entre artistas e as ambiências digitais. A metodologia contemplou um estudo de caso de aporte documental tendo por corpus interações de usuários na rede social Twitter tendo por recorte o lançamento do referido álbum e hashtags relacionadas. |
id |
FUMEC-2_a60fc0b9c424c06a0ac30eb76cd2ff3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.fumec.br:article/7476 |
network_acronym_str |
FUMEC-2 |
network_name_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMUNIDADE DE FÃS COMO COMUNIDADES DE CONSUMO: DIN MICAS DE PROMOÇÃO DA IMAGEM DA CANTORA ARIANA GRANDE E SEU FANDOM NA ERA THANK U, NEXT (2019)As dinâmicas de consumo contemporâneas se complexificaram a partir de duas perspectivas: o objeto do consumo e o comportamento do consumidor. Quanto ao objeto de consumo, o público tem explorado mais do que produtos e serviços oferecem, mas valores, experiências e visões de mundo integradas ao consumo. Quanto ao comportamento, os consumidores têm protagonizado suas demandas e formado comunidade em torno dos objetos de consumo. Essa dinâmica se reflete também na indústria musical, sobretudo a partir das comunidades de fãs. Refletiu-se aqui como a comunidade de fãs se constitui uma comunidade de consumo e uma comunidade promocional dos objetos de consumo no contexto musical. Objetivou-se, portanto, analisar a promoção da imagem e dos trabalhos da cantora Ariana Grande entre seus fãs, a partir da era Thank U, Next, álbum lançado em 2019, considerando as dinâmicas de consumo e coletividade de fãs entre artistas e as ambiências digitais. A metodologia contemplou um estudo de caso de aporte documental tendo por corpus interações de usuários na rede social Twitter tendo por recorte o lançamento do referido álbum e hashtags relacionadas.Revista Mediação2020-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/7476Revista Mediação; v. 22 n. 30 (2020): Redes Sociais e Política2179-95711676-2827reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade FUMECinstacron:FUMECporhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/7476/pdfCopyright (c) 2020 Revista Mediaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Bruno Henrique Fernandes deSantos, Gustavo Souza2020-10-07T20:55:29Zoai:ojs.fumec.br:article/7476Revistahttp://revista.fumec.br/index.php/mediacaoPUBhttp://revista.fumec.br/index.php/mediacao/oai||rfonseca@fumec.br2179-95711676-2827opendoar:2020-10-07T20:55:29Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMECfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMUNIDADE DE FÃS COMO COMUNIDADES DE CONSUMO: DIN MICAS DE PROMOÇÃO DA IMAGEM DA CANTORA ARIANA GRANDE E SEU FANDOM NA ERA THANK U, NEXT (2019) |
title |
COMUNIDADE DE FÃS COMO COMUNIDADES DE CONSUMO: DIN MICAS DE PROMOÇÃO DA IMAGEM DA CANTORA ARIANA GRANDE E SEU FANDOM NA ERA THANK U, NEXT (2019) |
spellingShingle |
COMUNIDADE DE FÃS COMO COMUNIDADES DE CONSUMO: DIN MICAS DE PROMOÇÃO DA IMAGEM DA CANTORA ARIANA GRANDE E SEU FANDOM NA ERA THANK U, NEXT (2019) Almeida, Bruno Henrique Fernandes de |
title_short |
COMUNIDADE DE FÃS COMO COMUNIDADES DE CONSUMO: DIN MICAS DE PROMOÇÃO DA IMAGEM DA CANTORA ARIANA GRANDE E SEU FANDOM NA ERA THANK U, NEXT (2019) |
title_full |
COMUNIDADE DE FÃS COMO COMUNIDADES DE CONSUMO: DIN MICAS DE PROMOÇÃO DA IMAGEM DA CANTORA ARIANA GRANDE E SEU FANDOM NA ERA THANK U, NEXT (2019) |
title_fullStr |
COMUNIDADE DE FÃS COMO COMUNIDADES DE CONSUMO: DIN MICAS DE PROMOÇÃO DA IMAGEM DA CANTORA ARIANA GRANDE E SEU FANDOM NA ERA THANK U, NEXT (2019) |
title_full_unstemmed |
COMUNIDADE DE FÃS COMO COMUNIDADES DE CONSUMO: DIN MICAS DE PROMOÇÃO DA IMAGEM DA CANTORA ARIANA GRANDE E SEU FANDOM NA ERA THANK U, NEXT (2019) |
title_sort |
COMUNIDADE DE FÃS COMO COMUNIDADES DE CONSUMO: DIN MICAS DE PROMOÇÃO DA IMAGEM DA CANTORA ARIANA GRANDE E SEU FANDOM NA ERA THANK U, NEXT (2019) |
author |
Almeida, Bruno Henrique Fernandes de |
author_facet |
Almeida, Bruno Henrique Fernandes de Santos, Gustavo Souza |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Gustavo Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Bruno Henrique Fernandes de Santos, Gustavo Souza |
description |
As dinâmicas de consumo contemporâneas se complexificaram a partir de duas perspectivas: o objeto do consumo e o comportamento do consumidor. Quanto ao objeto de consumo, o público tem explorado mais do que produtos e serviços oferecem, mas valores, experiências e visões de mundo integradas ao consumo. Quanto ao comportamento, os consumidores têm protagonizado suas demandas e formado comunidade em torno dos objetos de consumo. Essa dinâmica se reflete também na indústria musical, sobretudo a partir das comunidades de fãs. Refletiu-se aqui como a comunidade de fãs se constitui uma comunidade de consumo e uma comunidade promocional dos objetos de consumo no contexto musical. Objetivou-se, portanto, analisar a promoção da imagem e dos trabalhos da cantora Ariana Grande entre seus fãs, a partir da era Thank U, Next, álbum lançado em 2019, considerando as dinâmicas de consumo e coletividade de fãs entre artistas e as ambiências digitais. A metodologia contemplou um estudo de caso de aporte documental tendo por corpus interações de usuários na rede social Twitter tendo por recorte o lançamento do referido álbum e hashtags relacionadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/7476 |
url |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/7476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.fumec.br/index.php/mediacao/article/view/7476/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Mediação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Mediação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Mediação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mediação; v. 22 n. 30 (2020): Redes Sociais e Política 2179-9571 1676-2827 reponame:Mediação (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade FUMEC instacron:FUMEC |
instname_str |
Universidade FUMEC |
instacron_str |
FUMEC |
institution |
FUMEC |
reponame_str |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Mediação (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mediação (Belo Horizonte. Online) - Universidade FUMEC |
repository.mail.fl_str_mv |
||rfonseca@fumec.br |
_version_ |
1798944895343263744 |