SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
Texto Completo: | https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/511 |
Resumo: | Na gestão de marca-país, há uma variedade de stakeholders (governo, mídia, investidores, turistas, etc.), sendo que pesquisas com cidadãos do país são escassas. Este estudo investiga a reputação do Brasil e a satisfação dos brasileiros em relação ao país antes das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Uma survey foi baseada em um índice de satisfação de residentes e de reputação de país. Conclui-se que apesar desta amostra de brasileiros gostarem, relativamente, de viver no Brasil, não estão muito satisfeitos com o país. As questões relacionadas com a urbanização, a diversidade, a natureza e a recreação são consideradas fatores predominantes na satisfação com o país pelos brasileiros. A maioria acredita que o Brasil não reflete uma imagem positiva nem tem uma boa reputação no exterior, mas concordam com a possibilidade de melhorar a reputação do país internacionalmente. Este estudo exploratório contribui na literatura para nortear futuros desenvolvimentos metodológicos. |
id |
FUNDACE-11_6ff160e5a44d0c2ec1a0cc42a944e213 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/511 |
network_acronym_str |
FUNDACE-11 |
network_name_str |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
repository_id_str |
|
spelling |
SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Marketing Internacionalmarketing-de-lugar; imagem de país; country branding; reputação de país; satisfação do cidadãoNa gestão de marca-país, há uma variedade de stakeholders (governo, mídia, investidores, turistas, etc.), sendo que pesquisas com cidadãos do país são escassas. Este estudo investiga a reputação do Brasil e a satisfação dos brasileiros em relação ao país antes das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Uma survey foi baseada em um índice de satisfação de residentes e de reputação de país. Conclui-se que apesar desta amostra de brasileiros gostarem, relativamente, de viver no Brasil, não estão muito satisfeitos com o país. As questões relacionadas com a urbanização, a diversidade, a natureza e a recreação são consideradas fatores predominantes na satisfação com o país pelos brasileiros. A maioria acredita que o Brasil não reflete uma imagem positiva nem tem uma boa reputação no exterior, mas concordam com a possibilidade de melhorar a reputação do país internacionalmente. Este estudo exploratório contribui na literatura para nortear futuros desenvolvimentos metodológicos. Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaMariutti, Fabiana GondimMontanari, Maria Gabriela2019-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/51110.13059/racef.v9i3.511Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 9, n. 3 (2018)2178-763810.13059/racef.v9i3reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/511/pdf_78https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/511/249https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/511/25010.13059/racef.v9i3.511.s24910.13059/racef.v9i3.511.s250Direitos autorais 2019 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-12T16:20:59Zoai::article/511Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2019-02-12T16:20:59Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016 |
title |
SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016 |
spellingShingle |
SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016 Mariutti, Fabiana Gondim Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Marketing Internacional marketing-de-lugar; imagem de país; country branding; reputação de país; satisfação do cidadão |
title_short |
SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016 |
title_full |
SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016 |
title_fullStr |
SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016 |
title_full_unstemmed |
SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016 |
title_sort |
SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016 |
author |
Mariutti, Fabiana Gondim |
author_facet |
Mariutti, Fabiana Gondim Montanari, Maria Gabriela |
author_role |
author |
author2 |
Montanari, Maria Gabriela |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariutti, Fabiana Gondim Montanari, Maria Gabriela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Marketing Internacional marketing-de-lugar; imagem de país; country branding; reputação de país; satisfação do cidadão |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Marketing Internacional marketing-de-lugar; imagem de país; country branding; reputação de país; satisfação do cidadão |
description |
Na gestão de marca-país, há uma variedade de stakeholders (governo, mídia, investidores, turistas, etc.), sendo que pesquisas com cidadãos do país são escassas. Este estudo investiga a reputação do Brasil e a satisfação dos brasileiros em relação ao país antes das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Uma survey foi baseada em um índice de satisfação de residentes e de reputação de país. Conclui-se que apesar desta amostra de brasileiros gostarem, relativamente, de viver no Brasil, não estão muito satisfeitos com o país. As questões relacionadas com a urbanização, a diversidade, a natureza e a recreação são consideradas fatores predominantes na satisfação com o país pelos brasileiros. A maioria acredita que o Brasil não reflete uma imagem positiva nem tem uma boa reputação no exterior, mas concordam com a possibilidade de melhorar a reputação do país internacionalmente. Este estudo exploratório contribui na literatura para nortear futuros desenvolvimentos metodológicos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/511 10.13059/racef.v9i3.511 |
url |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/511 |
identifier_str_mv |
10.13059/racef.v9i3.511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/511/pdf_78 https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/511/249 https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/511/250 10.13059/racef.v9i3.511.s249 10.13059/racef.v9i3.511.s250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 9, n. 3 (2018) 2178-7638 10.13059/racef.v9i3 reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) instacron:FUNDACE |
instname_str |
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) |
instacron_str |
FUNDACE |
institution |
FUNDACE |
reponame_str |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
collection |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br |
_version_ |
1798945282846621696 |