SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariutti, Fabiana Gondim
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Montanari, Maria Gabriela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
Texto Completo: https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/511
Resumo: Na gestão de marca-país, há uma variedade de stakeholders (governo, mídia, investidores, turistas, etc.), sendo que pesquisas com cidadãos do país são escassas. Este estudo investiga a reputação do Brasil e a satisfação dos brasileiros em relação ao país antes das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Uma survey foi baseada em um índice de satisfação de residentes e de reputação de país. Conclui-se que apesar desta amostra de brasileiros gostarem, relativamente, de viver no Brasil, não estão muito satisfeitos com o país. As questões relacionadas com a urbanização, a diversidade, a natureza e a recreação são consideradas fatores predominantes na satisfação com o país pelos brasileiros. A maioria acredita que o Brasil não reflete uma imagem positiva nem tem uma boa reputação no exterior, mas concordam com a possibilidade de melhorar a reputação do país internacionalmente. Este estudo exploratório contribui na literatura para nortear futuros desenvolvimentos metodológicos. 
id FUNDACE-11_6ff160e5a44d0c2ec1a0cc42a944e213
oai_identifier_str oai::article/511
network_acronym_str FUNDACE-11
network_name_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository_id_str
spelling SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Marketing Internacionalmarketing-de-lugar; imagem de país; country branding; reputação de país; satisfação do cidadãoNa gestão de marca-país, há uma variedade de stakeholders (governo, mídia, investidores, turistas, etc.), sendo que pesquisas com cidadãos do país são escassas. Este estudo investiga a reputação do Brasil e a satisfação dos brasileiros em relação ao país antes das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Uma survey foi baseada em um índice de satisfação de residentes e de reputação de país. Conclui-se que apesar desta amostra de brasileiros gostarem, relativamente, de viver no Brasil, não estão muito satisfeitos com o país. As questões relacionadas com a urbanização, a diversidade, a natureza e a recreação são consideradas fatores predominantes na satisfação com o país pelos brasileiros. A maioria acredita que o Brasil não reflete uma imagem positiva nem tem uma boa reputação no exterior, mas concordam com a possibilidade de melhorar a reputação do país internacionalmente. Este estudo exploratório contribui na literatura para nortear futuros desenvolvimentos metodológicos. Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e EconomiaMariutti, Fabiana GondimMontanari, Maria Gabriela2019-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/51110.13059/racef.v9i3.511Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 9, n. 3 (2018)2178-763810.13059/racef.v9i3reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundaceinstname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)instacron:FUNDACEporhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/511/pdf_78https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/511/249https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/511/25010.13059/racef.v9i3.511.s24910.13059/racef.v9i3.511.s250Direitos autorais 2019 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundacehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-12T16:20:59Zoai::article/511Revistahttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racefONGhttps://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/oai||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br2178-76382178-7638opendoar:2019-02-12T16:20:59Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)false
dc.title.none.fl_str_mv SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016
title SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016
spellingShingle SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016
Mariutti, Fabiana Gondim
Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Marketing Internacional
marketing-de-lugar; imagem de país; country branding; reputação de país; satisfação do cidadão
title_short SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016
title_full SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016
title_fullStr SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016
title_full_unstemmed SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016
title_sort SATISFAÇÃO DE CIDADÃOS: A IMAGEM DO BRASIL PELOS BRASILEIROS ANTES DA OLIMPÍADA RIO 2016
author Mariutti, Fabiana Gondim
author_facet Mariutti, Fabiana Gondim
Montanari, Maria Gabriela
author_role author
author2 Montanari, Maria Gabriela
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariutti, Fabiana Gondim
Montanari, Maria Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Marketing Internacional
marketing-de-lugar; imagem de país; country branding; reputação de país; satisfação do cidadão
topic Ciências Sociais Aplicadas, Administração, Marketing Internacional
marketing-de-lugar; imagem de país; country branding; reputação de país; satisfação do cidadão
description Na gestão de marca-país, há uma variedade de stakeholders (governo, mídia, investidores, turistas, etc.), sendo que pesquisas com cidadãos do país são escassas. Este estudo investiga a reputação do Brasil e a satisfação dos brasileiros em relação ao país antes das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Uma survey foi baseada em um índice de satisfação de residentes e de reputação de país. Conclui-se que apesar desta amostra de brasileiros gostarem, relativamente, de viver no Brasil, não estão muito satisfeitos com o país. As questões relacionadas com a urbanização, a diversidade, a natureza e a recreação são consideradas fatores predominantes na satisfação com o país pelos brasileiros. A maioria acredita que o Brasil não reflete uma imagem positiva nem tem uma boa reputação no exterior, mas concordam com a possibilidade de melhorar a reputação do país internacionalmente. Este estudo exploratório contribui na literatura para nortear futuros desenvolvimentos metodológicos. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/511
10.13059/racef.v9i3.511
url https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/511
identifier_str_mv 10.13059/racef.v9i3.511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/view/511/pdf_78
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/511/249
https://www.fundace.org.br/revistaracef/index.php/racef/article/downloadSuppFile/511/250
10.13059/racef.v9i3.511.s249
10.13059/racef.v9i3.511.s250
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
publisher.none.fl_str_mv Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace; v. 9, n. 3 (2018)
2178-7638
10.13059/racef.v9i3
reponame:Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
instname:Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron:FUNDACE
instname_str Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
instacron_str FUNDACE
institution FUNDACE
reponame_str Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
collection Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração. Contabilidade e Economia da Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaracef@fundace.com.br|| jgiraldi@usp.br
_version_ 1798945282846621696