Contribuição da Psicodinâmica do Trabalho para o debate: "o mundo contemporâneo do trabalho e a saúde mental do trabalhador"

Bibliographic Details
Main Author: Bouyer,Gilbert Cardoso
Publication Date: 2010
Format: Article
Language: por
Source: Revista Brasileira de Saúde Ocupacional
Download full: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572010000200007
Summary: O principal propósito deste artigo é ampliar o cenário teórico atual da Saúde Mental e Trabalho. Por isso, o texto se baseia, também, nas nossas próprias contribuições para esta área nos últimos dez anos de pesquisas empíricas e teóricas, em contextos de produção industrial e de serviços. Propõe-se discutir, por meio de algumas incursões no campo da saúde mental e trabalho, as repercussões psíquicas geradas pelo trabalho contemporâneo. O artigo debate, também, aspectos teóricos e práticos das relações entre organizações do trabalho contemporâneas e a subjetividade, de acordo com a Psicodinâmica do Trabalho, em seus fundamentos teóricos na psicanálise e na tradição compreensiva das ciências hermenêuticas. Utilizamos as atuais contribuições da clínica do trabalho dejouriana para a compreensão das relações entre saúde mental e trabalho. Há, também, referências à Psicodinâmica do Trabalho aplicada em organizações contemporâneas (indústria e serviços) baseadas na proposta teórico-metodológica de Dejours.
id FUNDACENTRO-1_29ead43a936853a0e0dca0663c16b2e6
oai_identifier_str oai:scielo:S0303-76572010000200007
network_acronym_str FUNDACENTRO-1
network_name_str Revista Brasileira de Saúde Ocupacional
spelling Contribuição da Psicodinâmica do Trabalho para o debate: "o mundo contemporâneo do trabalho e a saúde mental do trabalhador"saúde mental e trabalhosubjetividadePsicodinâmica do TrabalhoO principal propósito deste artigo é ampliar o cenário teórico atual da Saúde Mental e Trabalho. Por isso, o texto se baseia, também, nas nossas próprias contribuições para esta área nos últimos dez anos de pesquisas empíricas e teóricas, em contextos de produção industrial e de serviços. Propõe-se discutir, por meio de algumas incursões no campo da saúde mental e trabalho, as repercussões psíquicas geradas pelo trabalho contemporâneo. O artigo debate, também, aspectos teóricos e práticos das relações entre organizações do trabalho contemporâneas e a subjetividade, de acordo com a Psicodinâmica do Trabalho, em seus fundamentos teóricos na psicanálise e na tradição compreensiva das ciências hermenêuticas. Utilizamos as atuais contribuições da clínica do trabalho dejouriana para a compreensão das relações entre saúde mental e trabalho. Há, também, referências à Psicodinâmica do Trabalho aplicada em organizações contemporâneas (indústria e serviços) baseadas na proposta teórico-metodológica de Dejours.Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572010000200007Revista Brasileira de Saúde Ocupacional v.35 n.122 2010reponame:Revista Brasileira de Saúde Ocupacionalinstname:FUNDACENTROinstacron:FUNDACENTRO10.1590/S0303-76572010000200007info:eu-repo/semantics/openAccessBouyer,Gilbert Cardosopor2020-04-25T17:34:49Zhttp://www.scielo.br/oai/scielo-oai.php0303-76572317-6369opendoar:null2020-04-26 01:51:46.34Revista Brasileira de Saúde Ocupacional - FUNDACENTROtrue
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição da Psicodinâmica do Trabalho para o debate: "o mundo contemporâneo do trabalho e a saúde mental do trabalhador"
title Contribuição da Psicodinâmica do Trabalho para o debate: "o mundo contemporâneo do trabalho e a saúde mental do trabalhador"
spellingShingle Contribuição da Psicodinâmica do Trabalho para o debate: "o mundo contemporâneo do trabalho e a saúde mental do trabalhador"
Bouyer,Gilbert Cardoso
saúde mental e trabalho
subjetividade
Psicodinâmica do Trabalho
title_short Contribuição da Psicodinâmica do Trabalho para o debate: "o mundo contemporâneo do trabalho e a saúde mental do trabalhador"
title_full Contribuição da Psicodinâmica do Trabalho para o debate: "o mundo contemporâneo do trabalho e a saúde mental do trabalhador"
title_fullStr Contribuição da Psicodinâmica do Trabalho para o debate: "o mundo contemporâneo do trabalho e a saúde mental do trabalhador"
title_full_unstemmed Contribuição da Psicodinâmica do Trabalho para o debate: "o mundo contemporâneo do trabalho e a saúde mental do trabalhador"
title_sort Contribuição da Psicodinâmica do Trabalho para o debate: "o mundo contemporâneo do trabalho e a saúde mental do trabalhador"
author Bouyer,Gilbert Cardoso
author_facet Bouyer,Gilbert Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bouyer,Gilbert Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv saúde mental e trabalho
subjetividade
Psicodinâmica do Trabalho
topic saúde mental e trabalho
subjetividade
Psicodinâmica do Trabalho
dc.description.none.fl_txt_mv O principal propósito deste artigo é ampliar o cenário teórico atual da Saúde Mental e Trabalho. Por isso, o texto se baseia, também, nas nossas próprias contribuições para esta área nos últimos dez anos de pesquisas empíricas e teóricas, em contextos de produção industrial e de serviços. Propõe-se discutir, por meio de algumas incursões no campo da saúde mental e trabalho, as repercussões psíquicas geradas pelo trabalho contemporâneo. O artigo debate, também, aspectos teóricos e práticos das relações entre organizações do trabalho contemporâneas e a subjetividade, de acordo com a Psicodinâmica do Trabalho, em seus fundamentos teóricos na psicanálise e na tradição compreensiva das ciências hermenêuticas. Utilizamos as atuais contribuições da clínica do trabalho dejouriana para a compreensão das relações entre saúde mental e trabalho. Há, também, referências à Psicodinâmica do Trabalho aplicada em organizações contemporâneas (indústria e serviços) baseadas na proposta teórico-metodológica de Dejours.
description O principal propósito deste artigo é ampliar o cenário teórico atual da Saúde Mental e Trabalho. Por isso, o texto se baseia, também, nas nossas próprias contribuições para esta área nos últimos dez anos de pesquisas empíricas e teóricas, em contextos de produção industrial e de serviços. Propõe-se discutir, por meio de algumas incursões no campo da saúde mental e trabalho, as repercussões psíquicas geradas pelo trabalho contemporâneo. O artigo debate, também, aspectos teóricos e práticos das relações entre organizações do trabalho contemporâneas e a subjetividade, de acordo com a Psicodinâmica do Trabalho, em seus fundamentos teóricos na psicanálise e na tradição compreensiva das ciências hermenêuticas. Utilizamos as atuais contribuições da clínica do trabalho dejouriana para a compreensão das relações entre saúde mental e trabalho. Há, também, referências à Psicodinâmica do Trabalho aplicada em organizações contemporâneas (indústria e serviços) baseadas na proposta teórico-metodológica de Dejours.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572010000200007
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572010000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0303-76572010000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO
publisher.none.fl_str_mv Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde Ocupacional v.35 n.122 2010
reponame:Revista Brasileira de Saúde Ocupacional
instname:FUNDACENTRO
instacron:FUNDACENTRO
reponame_str Revista Brasileira de Saúde Ocupacional
collection Revista Brasileira de Saúde Ocupacional
instname_str FUNDACENTRO
instacron_str FUNDACENTRO
institution FUNDACENTRO
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde Ocupacional - FUNDACENTRO
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1669937136957128704