Cobertura jornalística da propaganda negativa: uma proposta de análise a partir do conceito de ripple effect

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira da Silva Maia, Gleidylucy
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Sociais (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/article/view/1504
Resumo: No momento em que o tema da propaganda negativa se constitui enquanto objeto de análise da Ciência Política brasileira, torna-se relevante identificar sua configuração, suas lacunas e as possibilidades de investigação diante do cenário democrático e eleitoral cada vez mais mediado pelos veículos de comunicação. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar possibilidades teórico-analíticas que deem conta da cobertura jornalística dos temas de propaganda negativa a partir do conceito de ripple effect. Para isso, fazemos a articulação das teorias da agenda setting e de framing como possibilidade analítica do fenômeno. Além disso, muitos estudos sobre os medias na Ciência Política consideram os veículos isoladamente. Neste paper propomos uma possibilidade de análise entre diferentes medias, identificando uma rede de relações entre agendas e enquadramentos. Pretendemos por fim que as discussões possam contribuir com o campo dos estudos de comportamento eleitoral e mídias e eleições ao apontar possibilidades de investigação. Também poder demonstrar como diferentes aportes podem ser combinados para dar inteligibilidade aos fenômenos políticos contemporâneos.
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