Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Alina Batista
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silveira, Kathary Loory Soares, Souza, Luma Miranda, Azevedo, Yasmin Pereira, Nery, Joilda Silva, Fonseca, Diogo Vilar da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bionorte
Texto Completo: http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/128
Resumo: Objetivo: analisar a possibilidade do desenvolvimento da Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de medicina, o qual utiliza Metodologias Ativas de Ensino. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo, com estudantes do curso de medicina, abrangendo turmas de quatro períodos diferentes, de ambos os sexos, maiores de 18 anos, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram colhidos dados por meio da aplicação de um questionário sociodemográfico e do Maslach Burnout Inventory – Student Survey, no qual a manifestação de Burnout foi identificada por meio dos pontos de corte adotados, baseados na frequência de sintomas demarcada por escala Likert. Tem-se indicativo da presença da síndrome ou de que seu processo esteja em curso através de critérios tridimensionais, quando encontram-se altos níveis de exaustão emocional (EE) e descrença/despersonalização (DE) e baixos níveis de eficácia/realização profissional (EP) ou, bidimensionais, em que se têm altos níveis de EE e DE. Resultados: a população estudada foi composta por 130 alunos, havendo predominância do sexo feminino e idade menor que 25 anos. Analisando os questionários, observou-se que 20% dos participantes apresentaram indicativo de Síndrome de Bournot, com elevado índice de EE em todas as turmas, DE em elevação e alta EP, indicando a existência de sofrimento psicológico e emocional. Conclusão: esses resultados reforçam a necessidade de ampliação das pesquisas sobre a Síndrome de Burnot em estudantes de medicina, além de maior apoio institucional para prevenir o adoecimento psíquico entre os discentes.
id FUNORTE_e995417b01b8f8b6c6c3daf85377cabd
oai_identifier_str oai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/128
network_acronym_str FUNORTE
network_name_str Bionorte
repository_id_str
spelling Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagemEsgotamento psicológicoSaúde mentalEducação médicaEstudantes de medicinaObjetivo: analisar a possibilidade do desenvolvimento da Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de medicina, o qual utiliza Metodologias Ativas de Ensino. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo, com estudantes do curso de medicina, abrangendo turmas de quatro períodos diferentes, de ambos os sexos, maiores de 18 anos, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram colhidos dados por meio da aplicação de um questionário sociodemográfico e do Maslach Burnout Inventory – Student Survey, no qual a manifestação de Burnout foi identificada por meio dos pontos de corte adotados, baseados na frequência de sintomas demarcada por escala Likert. Tem-se indicativo da presença da síndrome ou de que seu processo esteja em curso através de critérios tridimensionais, quando encontram-se altos níveis de exaustão emocional (EE) e descrença/despersonalização (DE) e baixos níveis de eficácia/realização profissional (EP) ou, bidimensionais, em que se têm altos níveis de EE e DE. Resultados: a população estudada foi composta por 130 alunos, havendo predominância do sexo feminino e idade menor que 25 anos. Analisando os questionários, observou-se que 20% dos participantes apresentaram indicativo de Síndrome de Bournot, com elevado índice de EE em todas as turmas, DE em elevação e alta EP, indicando a existência de sofrimento psicológico e emocional. Conclusão: esses resultados reforçam a necessidade de ampliação das pesquisas sobre a Síndrome de Burnot em estudantes de medicina, além de maior apoio institucional para prevenir o adoecimento psíquico entre os discentes.Centro Universitário FUNORTE2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/128Bionorte; v. 9 n. 1 (2020); 36-462526-63492175-1943reponame:Bionorteinstname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)instacron:FUNORTEporhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/128/70Copyright (c) 2022 Alina Batista Dantas, Kathary Loory Soares Silveira, Luma Miranda Souza, Yasmin Pereira Azevedo, Joilda Silva Nery, Diogo Vilar da Fonsecahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Alina Batista Silveira, Kathary Loory Soares Souza, Luma Miranda Azevedo, Yasmin Pereira Nery, Joilda Silva Fonseca, Diogo Vilar da 2023-04-11T17:58:55Zoai:revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php:article/128Revistahttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/indexPUBhttp://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/oaieditor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br2526-63492526-6349opendoar:2023-04-11T17:58:55Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem
title Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem
spellingShingle Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem
Dantas, Alina Batista
Esgotamento psicológico
Saúde mental
Educação médica
Estudantes de medicina
title_short Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem
title_full Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem
title_fullStr Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem
title_sort Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de graduação em medicina com metodologias ativas de ensino-aprendizagem
author Dantas, Alina Batista
author_facet Dantas, Alina Batista
Silveira, Kathary Loory Soares
Souza, Luma Miranda
Azevedo, Yasmin Pereira
Nery, Joilda Silva
Fonseca, Diogo Vilar da
author_role author
author2 Silveira, Kathary Loory Soares
Souza, Luma Miranda
Azevedo, Yasmin Pereira
Nery, Joilda Silva
Fonseca, Diogo Vilar da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Alina Batista
Silveira, Kathary Loory Soares
Souza, Luma Miranda
Azevedo, Yasmin Pereira
Nery, Joilda Silva
Fonseca, Diogo Vilar da
dc.subject.por.fl_str_mv Esgotamento psicológico
Saúde mental
Educação médica
Estudantes de medicina
topic Esgotamento psicológico
Saúde mental
Educação médica
Estudantes de medicina
description Objetivo: analisar a possibilidade do desenvolvimento da Síndrome de Burnout em estudantes de um curso de medicina, o qual utiliza Metodologias Ativas de Ensino. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo descritivo, com estudantes do curso de medicina, abrangendo turmas de quatro períodos diferentes, de ambos os sexos, maiores de 18 anos, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram colhidos dados por meio da aplicação de um questionário sociodemográfico e do Maslach Burnout Inventory – Student Survey, no qual a manifestação de Burnout foi identificada por meio dos pontos de corte adotados, baseados na frequência de sintomas demarcada por escala Likert. Tem-se indicativo da presença da síndrome ou de que seu processo esteja em curso através de critérios tridimensionais, quando encontram-se altos níveis de exaustão emocional (EE) e descrença/despersonalização (DE) e baixos níveis de eficácia/realização profissional (EP) ou, bidimensionais, em que se têm altos níveis de EE e DE. Resultados: a população estudada foi composta por 130 alunos, havendo predominância do sexo feminino e idade menor que 25 anos. Analisando os questionários, observou-se que 20% dos participantes apresentaram indicativo de Síndrome de Bournot, com elevado índice de EE em todas as turmas, DE em elevação e alta EP, indicando a existência de sofrimento psicológico e emocional. Conclusão: esses resultados reforçam a necessidade de ampliação das pesquisas sobre a Síndrome de Burnot em estudantes de medicina, além de maior apoio institucional para prevenir o adoecimento psíquico entre os discentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/128
url http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.funorte.edu.br/revistas/index.php/bionorte/article/view/128/70
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FUNORTE
publisher.none.fl_str_mv Centro Universitário FUNORTE
dc.source.none.fl_str_mv Bionorte; v. 9 n. 1 (2020); 36-46
2526-6349
2175-1943
reponame:Bionorte
instname:Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
instacron:FUNORTE
instname_str Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
instacron_str FUNORTE
institution FUNORTE
reponame_str Bionorte
collection Bionorte
repository.name.fl_str_mv Bionorte - Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE)
repository.mail.fl_str_mv editor.bionorte@funorte.edu.br ; arlen.duarte@funorte.edu.br ; vinicius.rodrigues.cp@funorte.edu.br
_version_ 1797067932742713344