MICROPODERES E CONSTITUIÇÃO: ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES OCORRIDAS NO BRASIL EM 2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceren, João Pedro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferrer, Walkiria Martinez Heinrich, Carmo, Valter Moura do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista jurídica (Blumenau. Online)
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/7884
Resumo: O artigo tem como fito analisar os direitos de manifestação, liberdade de reunião, expressão e associação, que encontram guarida na Constituição Federal de 1988, no caso concreto das manifestações dos 20 centavos que ocorreram entre junho e julho de 2013 utilizando como referencial teórico as obras de Michel Foucault abordando em especial a lógica dos poderes proposta pelo autor, demonstrando que é possível os micropoderes resistirem e criarem uma nova dinâmica de poder que influencia não apenas socialmente como na maneira de julgar e legislar. O método a ser adotado para a condução do artigo aqui exposto é o dedutivo, e será lançado mão de conteúdo bibliográfico nacional e estrangeiro para elucidar o tema com maiores detalhes. As implicações da análise dos micropoderes utilizados como resistência é uma alternativa a lógica de poder atual. As limitações das observações aqui tecidas servem em particular para os casos brasileiros, todavia, o conteúdo aqui exposto, guardada suas devidas proporções pode ser utilizado como incentivo a transformação da lógica tradicional do poder não apenas no Brasil. A originalidade é patente por abordar não apenas tais manifestações que marcaram o país, como também por fazer uma leitura da situação concreta através de Foucault, o que nos leva a conclusão que os micropoderes quando cientes de sua importância podem mudar a realidade social que os circunda.
id FURB-8_69e6938ebbf100038bca352c744f5190
oai_identifier_str oai:ojs.bu.furb.br:article/7884
network_acronym_str FURB-8
network_name_str Revista jurídica (Blumenau. Online)
repository_id_str
spelling MICROPODERES E CONSTITUIÇÃO: ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES OCORRIDAS NO BRASIL EM 2013BiopoderManifestaçõesMicropoderes.O artigo tem como fito analisar os direitos de manifestação, liberdade de reunião, expressão e associação, que encontram guarida na Constituição Federal de 1988, no caso concreto das manifestações dos 20 centavos que ocorreram entre junho e julho de 2013 utilizando como referencial teórico as obras de Michel Foucault abordando em especial a lógica dos poderes proposta pelo autor, demonstrando que é possível os micropoderes resistirem e criarem uma nova dinâmica de poder que influencia não apenas socialmente como na maneira de julgar e legislar. O método a ser adotado para a condução do artigo aqui exposto é o dedutivo, e será lançado mão de conteúdo bibliográfico nacional e estrangeiro para elucidar o tema com maiores detalhes. As implicações da análise dos micropoderes utilizados como resistência é uma alternativa a lógica de poder atual. As limitações das observações aqui tecidas servem em particular para os casos brasileiros, todavia, o conteúdo aqui exposto, guardada suas devidas proporções pode ser utilizado como incentivo a transformação da lógica tradicional do poder não apenas no Brasil. A originalidade é patente por abordar não apenas tais manifestações que marcaram o país, como também por fazer uma leitura da situação concreta através de Foucault, o que nos leva a conclusão que os micropoderes quando cientes de sua importância podem mudar a realidade social que os circunda.Revista Jurídica (FURB)Revista Jurídica (FURB)2019-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/7884Revista Jurídica (FURB); Vol. 22 No. 49 (2018); e7884Revista Jurídica (FURB); v. 22 n. 49 (2018); e78841982-4858reponame:Revista jurídica (Blumenau. Online)instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/7884/4120Copyright (c) 2019 Revista Jurídica (FURB)info:eu-repo/semantics/openAccessCeren, João PedroFerrer, Walkiria Martinez HeinrichCarmo, Valter Moura do2019-07-26T19:51:42Zoai:ojs.bu.furb.br:article/7884Revistahttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/juridica/indexPUBhttps://proxy.furb.br/ojs/index.php/juridica/oai||revistajuridica@furb.br1982-48581415-255Xopendoar:2019-07-26T19:51:42Revista jurídica (Blumenau. Online) - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false
dc.title.none.fl_str_mv MICROPODERES E CONSTITUIÇÃO: ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES OCORRIDAS NO BRASIL EM 2013
title MICROPODERES E CONSTITUIÇÃO: ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES OCORRIDAS NO BRASIL EM 2013
spellingShingle MICROPODERES E CONSTITUIÇÃO: ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES OCORRIDAS NO BRASIL EM 2013
Ceren, João Pedro
Biopoder
Manifestações
Micropoderes.
title_short MICROPODERES E CONSTITUIÇÃO: ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES OCORRIDAS NO BRASIL EM 2013
title_full MICROPODERES E CONSTITUIÇÃO: ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES OCORRIDAS NO BRASIL EM 2013
title_fullStr MICROPODERES E CONSTITUIÇÃO: ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES OCORRIDAS NO BRASIL EM 2013
title_full_unstemmed MICROPODERES E CONSTITUIÇÃO: ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES OCORRIDAS NO BRASIL EM 2013
title_sort MICROPODERES E CONSTITUIÇÃO: ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES OCORRIDAS NO BRASIL EM 2013
author Ceren, João Pedro
author_facet Ceren, João Pedro
Ferrer, Walkiria Martinez Heinrich
Carmo, Valter Moura do
author_role author
author2 Ferrer, Walkiria Martinez Heinrich
Carmo, Valter Moura do
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceren, João Pedro
Ferrer, Walkiria Martinez Heinrich
Carmo, Valter Moura do
dc.subject.por.fl_str_mv Biopoder
Manifestações
Micropoderes.
topic Biopoder
Manifestações
Micropoderes.
description O artigo tem como fito analisar os direitos de manifestação, liberdade de reunião, expressão e associação, que encontram guarida na Constituição Federal de 1988, no caso concreto das manifestações dos 20 centavos que ocorreram entre junho e julho de 2013 utilizando como referencial teórico as obras de Michel Foucault abordando em especial a lógica dos poderes proposta pelo autor, demonstrando que é possível os micropoderes resistirem e criarem uma nova dinâmica de poder que influencia não apenas socialmente como na maneira de julgar e legislar. O método a ser adotado para a condução do artigo aqui exposto é o dedutivo, e será lançado mão de conteúdo bibliográfico nacional e estrangeiro para elucidar o tema com maiores detalhes. As implicações da análise dos micropoderes utilizados como resistência é uma alternativa a lógica de poder atual. As limitações das observações aqui tecidas servem em particular para os casos brasileiros, todavia, o conteúdo aqui exposto, guardada suas devidas proporções pode ser utilizado como incentivo a transformação da lógica tradicional do poder não apenas no Brasil. A originalidade é patente por abordar não apenas tais manifestações que marcaram o país, como também por fazer uma leitura da situação concreta através de Foucault, o que nos leva a conclusão que os micropoderes quando cientes de sua importância podem mudar a realidade social que os circunda.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/7884
url https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/7884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/juridica/article/view/7884/4120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Jurídica (FURB)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Jurídica (FURB)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Jurídica (FURB)
Revista Jurídica (FURB)
publisher.none.fl_str_mv Revista Jurídica (FURB)
Revista Jurídica (FURB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Jurídica (FURB); Vol. 22 No. 49 (2018); e7884
Revista Jurídica (FURB); v. 22 n. 49 (2018); e7884
1982-4858
reponame:Revista jurídica (Blumenau. Online)
instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron:FURB
instname_str Universidade Regional de Blumenau (FURB)
instacron_str FURB
institution FURB
reponame_str Revista jurídica (Blumenau. Online)
collection Revista jurídica (Blumenau. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista jurídica (Blumenau. Online) - Universidade Regional de Blumenau (FURB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistajuridica@furb.br
_version_ 1798945241197182976