O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6774 |
Resumo: | Ao longo da história brasileira, a educação passa por transformações que supostamente visam melhorias em sua qualidade e funcionamento. O presente trabalho analisa o funcionamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Federal de Rondônia – campus Colorado do Oeste. Aborda também as opiniões emitidas pelos bolsistas do PIBID do IFRO e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Dois Vizinhos. A pesquisa é um estudo de caso, sendo utilizada a análise interpretativa dos dados. Foram aplicados questionários com os bolsistas, observada a rotina e a vivência dos acadêmicos. O objetivo do trabalho foi averiguar se o PIBID atinge seu objetivo mesmo em realidade distintas e como as realidades agregam nas experiências dos acadêmicos. A partir da análise conclui-se que o programa configura-se em uma excelente ferramenta de apoio para as licenciaturas, pois contribui de forma relevante na formação do discente. |
id |
FURG-12_0bb0fc40081f82d9d25785c9e5da5ca8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/6774 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PRPIBIDFormação de professoresEducaçãoSaberes da experiênciaAo longo da história brasileira, a educação passa por transformações que supostamente visam melhorias em sua qualidade e funcionamento. O presente trabalho analisa o funcionamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Federal de Rondônia – campus Colorado do Oeste. Aborda também as opiniões emitidas pelos bolsistas do PIBID do IFRO e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Dois Vizinhos. A pesquisa é um estudo de caso, sendo utilizada a análise interpretativa dos dados. Foram aplicados questionários com os bolsistas, observada a rotina e a vivência dos acadêmicos. O objetivo do trabalho foi averiguar se o PIBID atinge seu objetivo mesmo em realidade distintas e como as realidades agregam nas experiências dos acadêmicos. A partir da análise conclui-se que o programa configura-se em uma excelente ferramenta de apoio para as licenciaturas, pois contribui de forma relevante na formação do discente.Lepidus2017-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6774Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 2 (2016); 16-291809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6774/4691https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6774/8074Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Moraes, Vanessa CamposSouza, William Kennedy do Amaral2018-11-08T18:35:33Zoai:periodicos.furg.br:article/6774Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:35:33Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR |
title |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR |
spellingShingle |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR de Moraes, Vanessa Campos PIBID Formação de professores Educação Saberes da experiência |
title_short |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR |
title_full |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR |
title_fullStr |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR |
title_full_unstemmed |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR |
title_sort |
O PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE: PERSPECTIVAS EM COLORADO DO OESTE/RO E DOIS VIZINHOS/PR |
author |
de Moraes, Vanessa Campos |
author_facet |
de Moraes, Vanessa Campos Souza, William Kennedy do Amaral |
author_role |
author |
author2 |
Souza, William Kennedy do Amaral |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Moraes, Vanessa Campos Souza, William Kennedy do Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Formação de professores Educação Saberes da experiência |
topic |
PIBID Formação de professores Educação Saberes da experiência |
description |
Ao longo da história brasileira, a educação passa por transformações que supostamente visam melhorias em sua qualidade e funcionamento. O presente trabalho analisa o funcionamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Instituto Federal de Rondônia – campus Colorado do Oeste. Aborda também as opiniões emitidas pelos bolsistas do PIBID do IFRO e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Dois Vizinhos. A pesquisa é um estudo de caso, sendo utilizada a análise interpretativa dos dados. Foram aplicados questionários com os bolsistas, observada a rotina e a vivência dos acadêmicos. O objetivo do trabalho foi averiguar se o PIBID atinge seu objetivo mesmo em realidade distintas e como as realidades agregam nas experiências dos acadêmicos. A partir da análise conclui-se que o programa configura-se em uma excelente ferramenta de apoio para as licenciaturas, pois contribui de forma relevante na formação do discente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6774 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6774/4691 https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/6774/8074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 2 (2016); 16-29 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041941014118400 |