Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordani, Liliane Ferrari
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribas, Renato Perez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4947
Resumo: Este artigo analisa os dados da primeira fase da pesquisa Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar, que propõe um estreito vínculo entre a extensão universitária e o ensino na promoção de encontros de formação docente, estudo e experimentação de currículos mais abertos e menos disciplinares. Os registros seguem a orientação do método cartográfico, constituindo-se em um movimento processual, correlacional e colateral, de construção de mapas, observações, anotações, interferências e inferências que se entrecruzam em meio as atividades propostas. Em 2014, participaram mais de 1.200 estudantes da educação básica, sendo cerca de 80 professores formados e 40 escolas envolvidas. Os indicadores apontam a aceitação dos alunos pelos jogos propostos, bem como a incorporação desses nas escolas, reinventando e redescobrindo novas formas de aprendizagem,além da mudança de visão dos professores em relação aos alunos que “não aprendem”, “desinteressados” ou “que perturbam”, tencionando outras formas de construir conhecimento.
id FURG-12_0fcbc4d082545854931a0f77322bf128
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4947
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolarJogos lógicos de tabuleiroFormação de professoresCurrículoRaciocínio lógico.Este artigo analisa os dados da primeira fase da pesquisa Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar, que propõe um estreito vínculo entre a extensão universitária e o ensino na promoção de encontros de formação docente, estudo e experimentação de currículos mais abertos e menos disciplinares. Os registros seguem a orientação do método cartográfico, constituindo-se em um movimento processual, correlacional e colateral, de construção de mapas, observações, anotações, interferências e inferências que se entrecruzam em meio as atividades propostas. Em 2014, participaram mais de 1.200 estudantes da educação básica, sendo cerca de 80 professores formados e 40 escolas envolvidas. Os indicadores apontam a aceitação dos alunos pelos jogos propostos, bem como a incorporação desses nas escolas, reinventando e redescobrindo novas formas de aprendizagem,além da mudança de visão dos professores em relação aos alunos que “não aprendem”, “desinteressados” ou “que perturbam”, tencionando outras formas de construir conhecimento.Lepidus2016-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4947Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 1 (2015); 29-421809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4947/3573Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGiordani, Liliane FerrariRibas, Renato Perez2018-11-08T18:38:37Zoai:periodicos.furg.br:article/4947Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:38:37Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar
title Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar
spellingShingle Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar
Giordani, Liliane Ferrari
Jogos lógicos de tabuleiro
Formação de professores
Currículo
Raciocínio lógico.
title_short Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar
title_full Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar
title_fullStr Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar
title_full_unstemmed Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar
title_sort Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar
author Giordani, Liliane Ferrari
author_facet Giordani, Liliane Ferrari
Ribas, Renato Perez
author_role author
author2 Ribas, Renato Perez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordani, Liliane Ferrari
Ribas, Renato Perez
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos lógicos de tabuleiro
Formação de professores
Currículo
Raciocínio lógico.
topic Jogos lógicos de tabuleiro
Formação de professores
Currículo
Raciocínio lógico.
description Este artigo analisa os dados da primeira fase da pesquisa Jogos Lógicos de Tabuleiro: imersão no território escolar, que propõe um estreito vínculo entre a extensão universitária e o ensino na promoção de encontros de formação docente, estudo e experimentação de currículos mais abertos e menos disciplinares. Os registros seguem a orientação do método cartográfico, constituindo-se em um movimento processual, correlacional e colateral, de construção de mapas, observações, anotações, interferências e inferências que se entrecruzam em meio as atividades propostas. Em 2014, participaram mais de 1.200 estudantes da educação básica, sendo cerca de 80 professores formados e 40 escolas envolvidas. Os indicadores apontam a aceitação dos alunos pelos jogos propostos, bem como a incorporação desses nas escolas, reinventando e redescobrindo novas formas de aprendizagem,além da mudança de visão dos professores em relação aos alunos que “não aprendem”, “desinteressados” ou “que perturbam”, tencionando outras formas de construir conhecimento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4947
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4947/3573
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 17 n. 1 (2015); 29-42
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940473053184